Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
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- Item"3 entre 1000": enxergando os contextos de jovens estudantes com deficiência visual em Juazeiro(UNEB, 2019) Anjos, Isaías Alves Rodrigues dos; Martins, Josemar da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Luz, Karla Daniele de Sá MacielO presente trabalho de pesquisa tem como principal objetivo Compreender como jovens juazeirenses com deficiência visual, em idade escolar, percebem seus contextos escolares e urbanos. A base teórica está fundamentada na compreensão das discussões sobre deficiência (DINIZ, 2012), propostas de educação especial e inclusiva (FIGUEIRA, 2013), deficiência visual e atendimento educacional especializado (SÁ, 2007). O campo de estudo corresponde a três escolas públicas do Estado, localizadas no perímetro urbano da cidade de Juazeiro-BA, tendo como sujeitos da pesquisa três jovens com deficiência visual regularmente matriculados. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, que explica, analisa e interpreta os acontecimentos que se investiga, possibilitando um olhar sensível aos contextos, tendo como metodologia o estudo de casos de tipo etnográfico (ANDRÉ, 2012). Para a construção dos dados, foram utilizados a entrevista semiestruturada, as histórias de vida e a observação (diário de campo). A pesquisa apresenta como principais resultados as vozes dos três jovens colaboradores, tendo como foco as dificuldades que mantém esses jovens afastados dos espaços escolares e urbanos; a diversidade de experiências desses jovens com materiais facilitadores como computador, sistema braille, lupa e celular; as barreiras que dificultam o aprendizado; o distanciamento das leis e documentos oficiais que garantem o direito desses jovens à educação; e as principais temáticas levantadas por eles: a Internet e o Bullying. A pesquisa sugere uma aproximação maior entre as escolas e o Núcleo Territorial de Educação (NTE 10) de Juazeiro como forma de estreitar o dialogo; a compreensão das especificidades desses alunos com deficiência visual, tendo em vista suas diversidades; e ações que visem garantir a permanência do aluno com deficiência visual nas escolas do Estado.
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemA associação de pais e mestres na esteira do tempo de Juazeiro (BA): representações sobre infância, educação e cultura(UNEB, 2017) Carvalho, Luis Osete Ribeiro; Martins, Josemar da Silva; Rodrigues, José Roberto Gomes; Ávila, Virgínia Pereira da Silva deO presente trabalho tem como ponto de partida os materiais e entrevistas do projeto de pesquisa e extensão “O Arquivo da professora Maria Franca Pires: memória e história cultural em pesquisa na região de Juazeiro-BA”. Há onze anos, a pesquisa desse acervo tem consistido no levantamento sistematizado, na preservação, organização e inventário dos materiais que se constituem como objetos de memórias. Durante esse tempo, foram realizadas quatro exposições temáticas, de fotografias, publicidade, imprensa e educação, que revelaram a diversidade do acervo e serviram tanto como uma estratégia para dar visibilidade aos objetos quanto como metodologia da pesquisa para ativação das lembranças de pessoas que vivenciaram os momentos registrados por Maria. Desde o início do trabalho, é perceptível nos materiais reunidos pela professora e pesquisadora Maria Franca Pires (1921-1988) um relevante potencial narrativo sobre muitos aspectos sociais, culturais e educacionais do território semiárido brasileiro, especialmente, do município de Juazeiro-BA. Nesta dissertação, o foco é a Associação de Pais e Mestres (APM) de Juazeiro (BA), com o objetivo de analisar as representações de infância, educação e cultura construídas pelos agentes que frequentaram a APM no período de 1954 a 1974. Para tanto, foram reconstituídas as trajetórias dessa entidade, do Arquivo que abriga seus objetos de memórias e da principal liderança da Associação, Maria Franca Pires, com base no cruzamento dos relatos orais provenientes de entrevistas com fontes bibliográficas e documentais. Tendo como base um amplo aporte teórico, a pesquisa permite discutir com abrangência as diferentes apropriações dos discursos e das ações, ao mesmo tempo, conservadoras e modernas, que expressam a síntese de uma tensão vivenciada naquele momento histórico e que continua repercutindo nos dias atuais.
- ItemA chave na construção identitária dos alunos da educação de jovens e adultos: contextualizando as memórias da Escola de Cazumba em Senhor do Bonfim-BA(UNEB, 2024-03-22) Silva, Naiara Bamberg da; Silva, Américo Junior Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os processos identitários de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA, a partir do processo de pertencimento ao seu território, preservação da memória da escola e de proteção à instituição escolar. Norteamos esta investigação a partir da seguinte problemática: como o processo de pertencimento ao território, as memórias e proteção da instituição escolar constituem as identidades dos alunos Jovens e Adultos na Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA? Tem-se como objeto de estudo os processos de pertencimento de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, na Zona Rural do Município de Senhor do Bonfim, no centro norte do Estado Bahia, Território de Identidade Norte do Itapicuru, localizado a 375 quilômetros da capital – Salvador. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos, o sentimento de pertença a uma instituição de ensino, as identidades coletivas e aprendizagens para a organização social dos sujeitos membros da comunidade camponesa quilombola de Cazumba. O percurso metodológico ancora-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, a partir do uso, enquanto dispositivo de produção de dados, a entrevista narrativa, pano de fundo de minha própria experiência enquanto educadora e das experiências dos demais participantes, membros na comunidade. Almeja-se, portanto, revelar processos de aprendizagens formais e informais, através dos quais os sujeitos desenvolvem e enriquecem suas potencialidades, a fim de melhorar, interferir e transformar a realidade social à qual pertencem. Ainda nesse contexto, espera-se contribuir no processo de autorreconhecimento das pessoas da comunidade, fomentando à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
- ItemA Cia Balançarte de dança e a formação de artistas e arte/educadores/as no semiárido(UNEB, 2021-05-14) Souza, Marcos Aurélio Soares de; Borges, João José de Santana; Martins, Josemar da Silva; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito PedrosaNeste estudo, o enfoque é discutir os processos de formação artística e arte/educativa da Cia Balançarte de Dança de Petrolina/PE no diálogo com as performances afroindígenas, e assim busca apreender, como essa CIA de Dança tem possibilitado formação contextualizada de artistas e arte/educadores e arte/educadoras no Semiárido Brasileiro. Tem como suporte teórico trabalhos que referenciam a categoria performance em seus estudos, já que o termo tem sido cada vez mais utilizado para definir as produções culturais afroindígenas brasileiras e seus praticantes; e autores e autoras que em suas pesquisas mobilizavam a pensar a Arte/Educação, partindo do pressuposto de que os espaços formativos ocupados pela Balançarte são constituídos por procedimentos arte/educativos desde o seu surgimento. Trata-se de uma pesquisa com abordagem Qualitativa e Metodologia Autoetnográfica, a mesma tem se firmado como um caminho metodológico possível de aplicação para a pesquisa em artes performativas, sobretudo, em relação à pesquisa artística no âmbito acadêmico, utiliza-se dos procedimentos de entrevistas semiestruturadas, empregada a quatro respondentes, sendo dois componentes do elenco atual da CIA e dois ex-membros do grupo, para averiguar como os processos artísticos e arte/educativos em Dança na Educação não-formal podem contribuir para a construção de aprendizagens contextualizadas nos Territórios Semiáridos e como as performances afroindígenas tem contribuído nesse processo? Para tanto, foram aplicados os princípios e procedimentos propostos pela Análise de Discurso.
- ItemA constituição dos currículos dos cursos técnicos em comércio e segurança do trabalho no núcleo avançado do IFBA em Juazeiro (2010-2015)(UNEB, 2017) Santos, Ana Paula Rocha dos; Rodrigues, José Roberto Gomes; Reis, Edmerson dos Santos; Pitanga, Ângelo FrancklinEsta pesquisa tem como objetivo geral analisar a constituição e a operacionalização dos currículos, a partir dos planos de cursos e das matrizes curriculares dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e em Segurança do Trabalho ofertados no Núcleo Avançado do IFBA em Juazeiro e traz a seguinte questão de pesquisa: Como foram constituídos e operacionalizados os currículos dos cursos técnicos subsequentes em Comércio e Segurança do Trabalho durante a implantação do IFBA em Juazeiro? Com essa indagação procuramos obter respostas e/ou mesmo novas indagações sobre o processo de concepção do currículo desses cursos por meio da matriz curricular presente nos Planos de cursos analisados. Para as bases teóricas, recorremos aos pressupostos epistemológicos do Currículo na perspectiva de: Goodson (2007, 2012) Silva (1998, 2001), Burnman (1993), Costa (2005), Santomé (1998), Martins (2006), Reis (2010, 2011) e Rodrigues (2009, 2012); das Disciplinas Escolares defendido por: Chervel (1990), Julia (2001, 2002), Rodrigues (2009, 2012) e Viñao (2006); da Cultura Escolar presente nos estude de: Julia (2001, 2002), Faria Filho, Gonçalves, Vidal e Paulilo (2004); e da Educação Profissional proposta por: Ciavatta (2005), Cordão (2005), Cunha (2000, 2002), Frigotto (2005, 2009), Santos (2015). A fundamentação metodológica alicerça-se na abordagem qualitativa, sendo de caráter fenomenológico por compreendermos que se alinha aos objetivos da pesquisa em Educação aqui propostos. Ademais, utilizamos como técnicas de pesquisa a triangulação de dados proposta por Sarmento (2011) e a análise de conteúdo trazida por Bardin (2016). Além disso, tem como procedimentos a pesquisa participante por meio das observações no Núcleo Avançado do IFBA em Juazeiro – locus da pesquisa e conta como fontes de pesquisa o levantamento documental inerente à constituição dos currículos coletados nesta unidade escolar. Como instrumento de coleta e produção de dados, utilizamos a entrevista reflexiva (SZYMANSKI, 2004) com os sujeitos da pesquisa implicados nesse processo de implantação, a saber: 15 estudantes, 7 professores e 7 gestores. As análises apontam para um currículo fundamentado em uma concepção teórica e técnica, prescindindo da formação humanística e prática como aspecto de desarticulação do currículo prescrito e o currículo efetivo na sala de aula e demais atividades pedagógicas. Fato que também distancia esses currículos da missão institucional de formar sujeitos mais críticos, articulando ensino, pesquisa e extensão, embora os estudantes reiterem que a formação construída nesse processo formativo apresentou-se relevante para a sua vida pessoal e profissional. Por fim, os resultados da pesquisa revelam que os professores implicados no desenvolvimento desses currículos não se reconhecem neles por não terem participado na sua concepção, demonstrando o aspecto prescritivo do currículo, embora tenhamos observados perspectivas emancipadoras a essa prescrição. Como proposição, esta pesquisa visa a colaborar com a constituição de outros currículos de cursos técnicos subsequentes, constituir a recente história do IFBA em Juazeiro, além de fomentar outras pesquisas sobre a implantação de currículos em outros Núcleos Avançados do Instituto Federal da Bahia.
- ItemA construção de saberes contextualizados com o Semiàrido e os diálogos com a educação cientifica(UNEB, 2019-03-01) Chaves, Vanessa Carine; Carvalho, Luzineide Dourado; Barros, Edonilce da Rocha; Souza, Cristiane SantosA educação é, permanentemente, um processo de emergência de novos paradigmas na tentativa de se conseguir sanar algumas lacunas históricas que se apresentam como entraves na construção de um conhecimento de fato significativo. Nesse sentido, os paradigmas da Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro e o da Educação Científica surgem como possibilitadores de novas construções, criação de novos itinerários no sentido de se fomentar a tessitura de conhecimentos, tendo como princípio norteador os saberes historicamente constituídos pelos sujeitos e sua relação de pertencimento e identificação com o Território Semiárido. Nesse trabalho, a busca por pontos de interseção entre a Educação Contextualizada para o Semiárido Brasileiro e a Educação Científica é realizada numa pesquisa qualitativa, tendo como abordagem a observação participante, baseada no método da Complexidade, cujo objetivo principal é compreender os princípios comuns entre a Educação Científica e a Educação Contextualizada, analisando o processo de construção de conhecimento contextualizado com o Semiárido Brasileiro, e como seus desdobramentos se dão por meio da investigação das bases epistemológicas dos dois paradigmas. Deseja se apreender esse processo de construção de novos saberes pelo Programa Ciência na Escola partir dos preexistentes, e como essa construção tem significação na realidade dos sujeitos e no auxílio ao debate da convivência com o Semiárido nas escolas e para além das mesmas.
- ItemA contação de história na formação do professor: uma experiência com o livro “o mistério do sumiço do Velho Chico”(UNEB, 2018) Lima, Fabiana Carla Lopes de; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Santos, Simão Pedro dosEsta pesquisa propôs investigar a contação de história na prática docente de duas professoras, tendo como suporte o livro “O mistério do sumiço do Velho Chico”, uma obra de literatura infantil contextualizada, que foi apresentada e inserida numa formação docente. A obra apresentou um grande potencial pedagógico, por tratar de um contexto culturalmente importante para o Vale do São Francisco, as lendas, além de apresentar uma possibilidade de discutir os aspectos temáticos presentes no livro, como aspectos relacionados a noções básicas de política e de convivência. Ademais, esta dissertação trouxe uma contribuição ao tema proposto pelo PPGESA, educação e cultura, bem como fez parte das exigências da linha de pesquisa Letramento e comunicação intercultural do programa de pós-graduação em Educação, Cultura e Território Semiárido da Universidade do estado da Bahia-UNEB, pois inseriu a discussão na formação das professoras acerca da necessidade de inclusão de materiais paradidáticos contextualizados com o Vale do São Francisco. Nesta pesquisa, apresentei a contação de história como um aporte pedagógico significativo para o ensino e a aprendizagem infantil. Diante disso, foi considerada a questão da pesquisa que se configurou em: Como o livro O Mistério do sumiço do Velho Chico contribuiu para a formação do professor para o ato da contação de história contextualizada com o Vale do São Francisco? Para tanto, utilizei fundamentos da metodologia da pesquisa colaborativa (ZEICHNER, 1998) e, no decorrer do processo, configurou-se como uma pesquisa-ação (THIOLLENT, 1994), (TRIPP, 2005), além de fundamentar-me no cruzamento entre o que norteia o paradigma do profissional reflexivo Perrenoud (2002) e a formação do professor, suas práticas e exigências no local de trabalho, Kleiman (2001). Com essa pesquisa foi possível verificar que a aplicabilidade do livro reavivou possibilidades de agregar ao dia a dia do aluno e das professoras uma proposta de interação com seus próprios meios, com a identidade sertaneja e a cultura local por meio da contação de história, a qual mostrou ser um aporte gratificante na construção de saberes, no desenvolvimento da imaginação e cognição infantil.
- ItemA contextualização do ensino de geografia em face da reorganização e uso do território de Itaitu, Jacobina-BA(UNEB, 2021-05-13) Matos, Agda Arilma dos Santos Rios; Carvalho, Luzineide Dourado; Reis, Edmerson dos Santos; Pacheco, Clécia Simone Gonçalves RosaEsta pesquisa teve como objetivo principal investigar os processos dinâmicos decorrentes dos loteamentos rurais e do ecoturismo, os quais transformam o território de Itaitu, Jacobina-Bahia, e como o Colégio Municipal Crescenciano Fernandes Pires percebeu essas transformações. Para atingir nosso objetivo, foi utilizado o método materialismo histórico-dialético; um método fundamental para analisar o contexto espacial/ territorial, dinâmico e em transformação; no qual o colégio está localizado. Esse Colégio encontra-se no centro de discussões contraditórias em torno do estabelecimento de uma unidade de conservação também na Cachoeira Véu de Noiva, visto que, outra cachoeira, a cachoeira Arapongas, já faz parte da área de conservação do Parque Estadual das Sete Passagens. A pesquisa bibliográfica possibilitou a caracterização da área física, necessária para a compreensão do entorno do colégio; já a análise de documentos permitiu entender e apresentar as normas que regulamentam e norteiam o ensino escolar de Geografia, para isso, as fontes utilizadas foram: a Base Nacional Comum Curricular, e outros documentos que vão do nacional ao local. Em relação à base, houve a necessidade de levantar alguns questionamentos no tocante a esta considerar apenas as competências e habilidades, desconsiderando outras possibilidades para a formação integral do discente. As entrevistas evidenciaram posicionamentos contraditórios, no que concerne a entender o contexto da Vila. Os resultados evidenciaram que a venda de imóveis, pelos próprios nativos causa maior impacto social, visto que gera o êxodo rural. Os loteamentos rurais, por sua vez, levam a impactos ambientais maiores, visto que vão além do desmatamento, agravando a problemática da falta de água. As entrevistas com os nativos evidenciaram que o Colégio Crescenciano fica invisível diante das dinâmicas apresentadas, e isso ocorre por causa de um currículo desatualizado e descontextualizado, o qual não insere as questões locais. Por fim, ficou evidenciado que o ensino de geografia no Colégio Crescenciano reflete as questões apresentadas timidamente, pois segue um plano de aula direcionado para o uso do livro didático (principal ferramenta pedagógica de ensino), e esse não é produzido para a realidade do discente que vive no campo do Semiárido Brasileiro. O ensino contextualizado, voltado para a educação no/do campo é trazido como uma perspectiva possível e mais condizente para realidade da escola pesquisada.
- ItemA contextualização dos saberes locais com o semiárido brasileiro na pedagogia da alternância da escola família agrícola de Sobradinho-Ba(UNEB, 2025-01-13) Almeida, Francisco Hernandes Gonçalves de; Carvalho, Luzineide Dourado; Guedes, Neuma de Sá; Sá, Francisca de AssisEste trabalho tem como objetivo investigar a contextualização dos saberes locais do Semiárido Brasileiro na prática educativa da Pedagogia da Alternância na Escola Família Agrícola de Sobradinho-BA (EFAS). A pesquisa destaca como a integração entre os conhecimentos tradicionais e científicos contribui para a formação de jovens comprometidos com a convivência socioambiental de suas comunidades. Utilizando abordagem qualitativa, com pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo, e utilizando as técnicas de semi estruturada, análise documental e análise de conteúdo para analisar as práticas pedagógicas na Alternância e suas correlações com a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido Brasileiro (ECSAB) dentro da referida escola, os impactos da valorização dos saberes locais na convivência com a realidade das comunidades rurais dos municípios do Território do Sertão do São Francisco que são atendidos na EFAS. Os resultados apontam que a Pedagogia da Alternância, ao alternar momentos de formação escolar e vivência prática na comunidade, potencializa o aprendizado significativo e fortalece a identidade cultural dos estudantes, promovendo o desenvolvimento local e territorial. Apesar dos desafios estruturais e de gestão, a experiência da EFA de Sobradinho evidencia a relevância da educação contextualizada como ferramenta de transformação social e construção de uma convivência sustentável com o Semiárido.
- ItemA contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio(UNEB, 2023-12-14) Belé, Marilia Tomaz; Rios, Rita Cristina; Silva, Antoneide Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.
- ItemA cultura escolar no Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna – Juazeiro / Ba(UNEB, 2018-03-02) Santos , Amilton Gonçalves dos; Vieira, Josenilton Nunes; Rodrigues, José Roberto GomesA cultura escolar no colégio_Amilton Santos O sistema educacional Colégio da Polícia Militar (CPM) é constituído por instituições exclusivamente públicas que dispõem de características distintas, principalmente por sua forma de gestão. São estabelecimentos de ensino que funcionam a partir de uma dupla gestão, conferida por um Termo de Cooperação Técnica, o qual confere um compartilhamento de atribuições entre as Secretarias de Educação e as Secretarias de Segurança Pública (Polícia Militar) dos Estados. Esta forma de gestão, além de conferir o termo “Militar” ao estabelecimento, impõe um tipo de escolarização específico, que incorpora conhecimentos, atividades, normas, símbolos, etc., à escola. Trata-se também de um sistema educacional caracterizado pela expansão do seu número de estabelecimentos, bem como por bons resultados em avaliações governamentais como o ENEM. Por estes aspectos, esta dissertação debruçou-se sobre os CPM, suas particularidades e as características que definem sua Cultura Escolar. Assim, o objetivo desta pesquisa foi compreender as características da Cultura Escolar do Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna e suas implicações nos resultados alcançados pelos estudantes no ENEM. Tomou-se como principal conceito norteador do estudo, a noção de Cultura Escolar. Este permitiu captar as práticas e atividades escolares, a organização e funcionamento da instituição, as normas e regulamentos, as relações sociais, o fazer escolar: a vida escolar. É um trabalho descritivo de cunho interpretativo que se pauta no estudo de caso como estratégia de investigação empírica. Na realização da pesquisa, enquanto construção metodológica, foram utilizados elementos da fenomenologia e a abordagem qualitativa, mais adequada para estudos que envolvem e centram-se na compreensão e explicação de questões relacionadas às dinâmicas das relações sociais. À consecução da coleta de dados, foram utilizadas as seguintes técnicas de pesquisa: a análise documental, discorrendo sobre os documentos institucionais como normas, regimentos e regulamentos (Regimento Interno do CPM, Manual do Aluno e Projeto Político-Pedagógico); a observação; e a entrevista como condição à captação da percepção dos sujeitos, os quais foram representados pelos alunos, professores e gestores. Os dados foram analisados por triangulação, sendo que os resultados do seu cotejamento demonstraram um sistema educacional diferenciado, um diferenciação interna que distingue os CPM dos demais estabelecimentos de ensino por sua forma de gestão partilhada, a qual confere ao Colégio um conjunto de órgãos, atividades e normas militares, uma identidade militar: elementos da Cultura Militar. Carrega conteúdos e conhecimentos militares como parte diversificada do Currículo. O Regimento Interno aponta a obediência às normas, o respeito à disciplina, à hierarquia e à boa conduta como valores a serem seguidos. Isso resulta num comportamento padronizado dos seus alunos, o que não implica o não cumprimento das normas. A presença dos Policiais está associada a um papel simbólico de guarda e fiscalização da moral, dos costumes e valores desejados, ao tempo que estes utilizam o poder de punição e proibição a eles conferidos. No Colégio as práticas e normas tornam-se habituais e normais, sendo subjetivadas e incorporadas não só pelos alunos, mas também pelos professores e funcionários. Concluiu-se que o Colégio da Polícia Militar Alfredo Vianna dispõe de uma Cultura Escolar associada e inter-relacionada à Cultura Militar. Uma cultura caracterizada por incorporar, no interior da escola, um rol de conhecimentos do campo militar, atividades e conteúdos miliares, normas, símbolos, etc., que são materializados como úteis à formação escolar. A inter-relação Cultura Escolar – Cultura Militar caracteriza-se também pela penetração de Agentes Militares no estabelecimento escolar. A inserção da Cultura Militar no CPM produz contributos que implicam nos resultados obtidos pelos alunos no ENEM. As implicações da Cultura Escolar não respondem a um elemento específico, mas sim ao conjunto, ao todo. Tudo importa: a Cultura Militar, a gestão partilhada, as normas, os Policiais Militares, os professores, os alunos, os funcionários, os pais, o currículo, as avaliações, as práticas, a organização, a disciplina, etc.
- ItemA educação em tempo integral no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS)(UNEB, 2021-05-05) Sampaio, Schirley Silva; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Almeida, Silvia Maria Leite deA educação integral e em tempo integral constitui uma modalidade de ensino em processo de construção no Brasil. As primeiras iniciativas, datam do início do século passado, com o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova em 1932, do qual, destaca-se aqui, a figura do educador baiano, Anísio Teixeira, que em 1950, inaugurou o Centro Educacional Carneiro Ribeiro, (a Escola Parque), na cidade de Salvador, com uma estrutura física distribuída, no que denominou, de “escola-classe” e “escola-parque”, cujo propósito era proporcionar, particularmente, aos alunos filhos das camadas sociais menos favorecidas, um programa completo; uma forma de escolarização que contribuísse para o despertar das múltiplas capacidade e habilidades, através de vivências práticas. A preocupação com uma proposta pedagógica que proporcione uma educação pública de melhor qualidade e que levasse o estado da Bahia a alcançar melhores resultados em exames, tais como, a Prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e no Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), levaram o governo do estado, através da Secretaria da Educação (SEC), a implantar o Programa de Educação Integral (ProEI), em tempo integral, em algumas instituições públicas da rede estadual, de ensino médio. O presente estudo de caso buscou compreender como acontece a educação em tempo integral no Colégio Democrático Estadual Professora Florentina Alves dos Santos (CODEFAS), na cidade de Juazeiro, interior do estado da Bahia, identificando assertivas, possibilidades e desafios, para que, a educação em tempo integral, proporcione, de fato, educação integral. Para fundamentar as discussões utilizou-se como referencial teórico autores, tais como, Arroyo (2012); Bourdieu (1989; 2007); Cavaliere (2002; 2007; 2009; 2010); Chapoulie; Briand (1994); Coelho (2009); Gadotti (2009); Gallo (1995); Manacorda (2017); Moll (2012); Rodrigues (2009; 2012); Santomé (1998); Teixeira (1956; 1959); Triviños (2009); Frago (2000); Yin (2001); Yus (2002), dentre outros. Trata-se de um estudo de caso descritivo, numa abordagem qualitativa, em uma proposta de interpretação reflexiva e comparativa dos dados, considerando as provas quantitativas, em suas convergência e divergência; fazendo-se uso dos procedimentos de análise documental; observação sistemática e assistemática; acrescidas das técnicas de entrevista semiestruturadas e questionário. Para análise dos dados foi utilizada a técnica de triangulação. Os resultados da pesquisa desvelam uma instituição escolar de tempo integral, que traz, na perspectiva da educação integral, dentre outras, como assertivas, as relações interpessoais, a parceria com a comunidade local; um corpo administrativo e pedagógico engajado num trabalho com projetos; e o incentivo aos alunos prosseguirem a vida acadêmica no ensino superior; como possibilidades, a reformulação democrática e participativa do Projeto Político Pedagógico (PPP), definindo-se uma concepção de educação integral e a formação continuada dos professores, para atuarem com metodologias ativas; e, como desafios, conseguir a esperada reforma da estrutura física do prédio; a aquisição de novos equipamentos, recursos didáticos e tecnológicos, para realização das atividades pedagógicas de vivências práticas, em ambientes adequados; e a superação de uma política educacional que tem por meta alcançar melhores resultados em exames externos. A instituição escolar obteve, no último IDEB de 2019, resultado acima da média estadual, chegando a igualar a média nacional.
- ItemA gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA(UNEB, 2024-07-17) Maciel, Geane Alves; Costa, Patrinne Dias da; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Francisco de Assis; Rios, Rita Cristina NovaisO presente trabalho de conclusão de curso aborda como a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser eficaz na aprendizagem e processo de ensino da EJA, explorando os benefícios e as diversas possibilidades oferecidas por essa metodologia imersiva. Ao integrar mecanismos de jogos nesse processo, a gamificação visa motivar e envolver os alunos, incentivando sua participação ativa e impulsionando a construção coletiva do conhecimento. Tem como objetivo geral compreender a gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA, específicos de conhecer o contexto e práticas da gamificação na educação de jovens e adultos, analisar o percurso gamificado na turma de EJA e refletir a inovação e engajamento junto as práticas de gamificação na EJA. Neste estudo, em termos teóricos a pesquisa está alicerçada nos estudos de Moran (2015) que intervém na utilização de metodologias ativas como uma maneira para tornar a educação mais relevante, participativa e significativa; Alves (2015) que explora o conceito da gamificação em relação à aprendizagem e instrução; A pedagogia Freiriana, e entre outros autores que também fundamentaram este estudo. Em termos metodológicos, utilizou uma abordagem qualitativa, de procedimento exploratório e bibliográfica onde investigamos os efeitos da gamificação em relação a motivação dos alunos, na construção do conhecimento, na evolução das competências socioemocionais e na transformação das abordagens pedagógicas, através desta pesquisa participativa. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser eficaz no processo de aprendizagem da EJA, bem uma contribuição valiosa para na participação dos sujeitos, além de que as metodologias ativas atendem às necessidades e características dos alunos da EJA.
- ItemA identidade territorial do semiárido brasileiro pela educação contextualizada nos anos iniciais do ensino fundamental(UNEB, 2025-08-05) Pimentel, Mona Raiani Perelli; Carvalho, Luzineide Dourado; Santos, Aline Ramalho dos; Rocha, Ádma HermenegildoEste Trabalho de Conclusão de Curso – TCC, teve como objetivo a produção de um artigo científico pautado numa experiência de Educação Contextualizado para a Convivência com o Semiárido Brasileiro - ECSAB no processo de ensino-aprendizagem para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Professora Maria Franca Pires, da rede pública do município de Juazeiro-BA. Teve como objetivos específicos identificar e apresentar conteúdos contextualizados com uso de materiais didáticos e recursos paradidáticos de forma interdisciplinar; apresentar o meio ambiente do Semiárido Brasileiro - SAB por meio da água, fauna e flora. A metodologia da pesquisa foi de caráter qualitativo com viés participante, utilizando análise documental, pesquisa de campo e com entrevista semiestruturada. O estudo abarcou a análise de documentos institucionais normativos como Projeto Político-Pedagógico – PPP, Documento Curricular Referencial de Juazeiro – DCRJ identificando se neles havia propostas para ECSAB. Na pesquisa de campo buscou-se identificar conteúdos contextualizados e interdisciplinares nos planejamentos de aula, materiais e recursos didáticos/paradidáticos da turma do 5° ano vespertino, composta de 26 estudantes. Quanto à entrevista, investigou-se junto a docente dessa turma quais práticas de ensino-aprendizagem, materiais didáticos e projetos escolares contextualizados se realizava para trabalhar a realidade do SAB. A pesquisa visou responder se esses recursos contribuem para uma aprendizagem mais significativa com os Anos Iniciais do Ensino Fundamental e contribuir para um ensino aprendizagem por meio dos princípios da ECSAB. Esta pesquisa contribuiu de forma significativa para o campo educacional, fomentando a aprendizagem dos estudantes por meio do sentimento e sentido de pertencimento através da valorização cultural regional e do desenvolvimento de uma consciência ambiental voltada ao Bioma Caatinga, despertando nos alunos(as) cuidado e afeto pela convivência com Semiárido Brasileiro.
- ItemA importância da escolarização para a comunidade do Rodeadouro(UNEB, 2024-07-19) Félix, Ana Célia Santos; Santos, Cássia da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Lima, Aurilene Rodrigues; Vieira, Josenilton NunesO estudo investigou a situação educacional dos jovens e adultos da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro da Bahia, com foco na importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação cidadã e cultural desses indivíduos. A ausência de acesso à educação e os desafios enfrentados pela comunidade foram pontos centrais da pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 30 moradores da comunidade, com baixo ou nenhum grau de escolarização, buscando compreender suas percepções, expectativas e desafios em relação à educação. O estudo buscou mapear as dificuldades enfrentadas pelos quilombolas em relação à educação, identificando as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que a falta de acesso à escolarização impacta significativamente na formação e no desenvolvimento dos indivíduos da comunidade quilombola do Rodeadouro. Diversos fatores, como falta de transporte, discriminação, casamento infantil e gravidez na adolescência, contribuem para a exclusão educacional, dificultando a participação dos moradores na educação formal. Diante dos desafios identificados, a pesquisa ressalta a importância de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos os jovens e adultos quilombolas, respeitando sua cultura e identidade. A valorização da Educação de Jovens e Adultos como uma oportunidade de recomeço e realização, aliada ao reconhecimento da história e dos direitos dos quilombolas, é essencial para promover a inclusão educacional e o empoderamento dessas comunidades marginalizadas
- ItemA importância da merenda escolar para os alunos da EJA: Estudo de caso em um colégio estadual de Juazeiro-BA(UNEB, 2023-12-14) Santos, Jéssica da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Guedes, Neuma de Sá; Batista, Denise AmaralA pesquisa é de natureza qualitativa, pois aborda problema social no campo da EJA. Trata-se de estudo de caso analítico com destaque para a importância da merenda escolar para os alunos da EJA. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual Jutahy Magalhães de Juazeiro-BA. A pesquisa buscou conhecer a importância da merenda escolar para os alunos da educação de jovens e adultos. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. A pesquisa apresenta a alimentação escolar/merenda como recurso importante para efetivação e permanência no processo de ensino-aprendizagem da EJA das turmas pesquisadas.
- ItemA invisibilidade da infância: o que a escola não vê sobre a arte e a cultura das crianças enquanto elementos construtores do conhecimento(UNEB, 2017) Reis, Ana Cecilia dos; Oliveira, Jorgete Pereira; Reis, Edmerson dos Santos; Souza, Marcelo Ribeiro Silva deA presença da arte e da cultura no ambiente escolar é muito frequente e se apresenta das mais variadas formas e situações. As crianças trazem consigo influências particulares e plurais no cotidiano da escola. Seguindo essa assertiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender o papel da arte e da cultura na escola no contexto do Semiárido e suas implicações no aprendizado das crianças. Com isso, mostro como propulsoras as seguintes questões: Como a cultura e a arte contribuem para contextualizar a prática docente e visibilizar a infância? Como a arte e a cultura contribuem para o aprendizado das crianças e possibilita a sua visibilidade? Apresento como o centro da discussão a invisibilidade da infância na escola. É observado se o que dizem, pensam e sabem as crianças tem alguma relevância para os professores quando estes elaboram as suas aulas. É observado também como os aspectos culturais e artísticos, em que essas crianças estão inseridas nos seus contextos, incidem no seu aprendizado escolar. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de : Vasconcelos e Sarmento ( 2007), Ariés, ( 2014) Dornelles ( 2005), Conh ( 2005) ( 2005), Delgado ( 2005), Muller (2005), Alves( 2005), Gadotti ( 1996), Santos (2012) , Laraia ( 1994), Geertz ( 2014) , Romanelli ( 2010), Arroyo ( 2011), Candau ( 2008), Coli ( 2012), Reis ( 2011), Pereira ( 2006), Bogdan (1994), Gaskell ( 2014), Thiollent (1985), Caleffe ( 2006), Moreira ( 2008), Kramer ( 2008), Bardin (2006), entre outros. Como percurso metodológico, utilizo a pesquisa qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação. Como sujeitos da pesquisa trabalhei com 10 crianças do 5º ano do ensino fundamental I, com os educadores da turma, com a coordenadora e com a gestora de uma escola pública do município de Juazeiro-Ba. Como procedimento para análise dos dados utilizei-me da triangulação, a qual foi estruturado através das categorias 1. Os discursos das crianças e dos educadores: pontos e contra pontos; 2. A arte na educação: como tem sido desenhada? 3. A escola está na vida das crianças, mas a vida das crianças não está na escola;4 . cultura como ponto de partida para visibilidade da infância. Tais categorias me ajudaram a atingir o objetivo proposto na pesquisa. O resultado da pesquisa aponta para uma escola que ainda não considera a arte, a cultura e o contexto das crianças, consequentemente a escola não tem as cores, das crianças
- ItemA leitura a partir do leitor: retratos sociológicos do habitus leitor de coordenadoras pedagógicas(UNEB, 2025-03-18) Nobrega, Keren Priscila da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Santos , Cosme Batista dos; Gondim, Janedalva PontesA presente pesquisa tem como principal objetivo compreender, por meio da construção de Retratos Sociológicos — dispositivo metodológico empregado por Bernard Lahire (2008a) —, o habitus leitor (disposições de leitura) de duas coordenadoras pedagógicas, atuantes na rede estadual da Bahia, especificamente no Núcleo Territorial de Educação-10, incorporados na história-longitudinal, de modo a analisar a complexa rede de relações materiais e simbólicas que estruturam e influenciam suas disposições leitoras. Nesse contexto, a leitura é analisada como uma prática cultural, com base em Chartier (2002a, 2002b, 2011), e fundamentada na noção de habitus de Pierre Bourdieu (1983, 2007, 2015, 2022), além das atualizações teóricas propostas por Bernard Lahire (2001, 2008a, 2008b) do ator plural, ancorando-se em um debate histórico, cultural e sociológico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota a perspectiva de Lahire (2001, 2008a, 2008b) e utiliza os Retratos Sociológicos com caráter aplicado, conforme o modelo proposto por Bóia e Lopes (2012). A coleta de dados ocorreu em duas etapas: um questionário inicial, para identificação das participantes, e entrevistas semiestruturadas, divididas em três sessões e em duas fases: a extensiva, contendo relatos livres sobre as trajetórias de vida, e a fase intensiva, centrada nas práticas de leitura e trajetórias acadêmicas e profissionais. Nesse contexto, o estudo destaca que a formação do habitus leitor é um processo construído ao longo da trajetória do sujeito, sendo influenciado por disposições, crenças e comportamentos moldados pelas matrizes socializadoras. Esses ambientes de socialização desempenham um papel fundamental na maneira como os indivíduos interagem com a leitura e desenvolvem suas práticas leitoras, considerando a pluralidade de disposições e os diferentes contextos de ativação. Além disso, este estudo contribui ao campo educacional ao expandir investigações biográficas, por meio do método Retratos Sociológicos, além de correlacionar as teorias de Bourdieu e Lahire para a discussão da abordagem conceitual do habitus leitor. A pesquisa também reflete sobre o papel do coordenador pedagógico, suas limitações profissionais e questões ligadas a identidade no campo educacional.
- ItemA literatura regionalista de 1930 e a construção da identidade nordestina sertaneja no ensino médio(UNEB, 2020-02-13) Franco, Amanda Pinto; Santos, Cosme Batista dos; Carvalho, Luzineide Dourado; Barbosa, Clarissa Loureiro MarinhoEsta pesquisa investigou como os estudantes do 3º ano da Escola de Referência em Ensino Médio Clementino Coelho (EREMCC), que fica em Petrolina, no Sertão de Pernambuco, reconhecem os aspectos identitários do nordestino sertanejo e do Sertão do Nordeste que estão presentes nos livros literários do Regionalismo de 1930, “Vidas Secas”, de Graciliano Ramos, e “O Quinze”, de Rachel de Queiroz. As duas obras possuem grande importância para o movimento modernista e, atualmente, décadas após suas publicações, são vistas como referências à época. Para este estudo, foi necessário um aprofundamento teórico discursivo acerca de literatura, letramento, estereótipo, identidade, entre outras temáticas, que dão embasamento às análises. Autores como Albuquerque Jr.(2009) traz à tona os discursos sobre a invenção do Nordeste e como estes estão presentes nas obras literárias. Carvalho e Reis (2013) e Martins (2004) explanam sobre a Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido (ECSAB) (focada no ensino da literatura para uma dimensão intercultural de letramento) Geertz (2008), Candau (2016) e Santiago (2013) desenvolvem pensamentos sobre educação e interculturalidade e isso interliga aos conceitos apresentados por Street (2014), Souza e Cosson (2011) acerca do letramento, pois este, para ser eficiente, precisa ser contextualizado, interculturalizado. Cândido (1995) e Bosi (1994) discorrem sobre a literatura Regionalista de 1930 e como o nordestino começou a aparecer nela. Essa concepção de literatura vai apontar para o estudo dos romances “O Quinze” e “Vidas Secas”. Os conceitos sobre identidade são apresentados por Hall (2003). Silveira e Córdova (2009), Prodanov e Freitas (2013) auxiliaram no desenvolvimento metodológico da pesquisa, bem como Ludke e André (2013). O estudo que possui cunho qualitativo- descritivo foi desenvolvido em duas turmas da EREMCC, o “3º A” e “3º B”. Como procedimentos de coleta de dados foram utilizados a observação direta, entrevistas semiabertas e análise documental. Eles serão necessários para que ocorra a investigação. Autores como Ludke e André (2013), Marconi e Lakatos (2009) e Minayo (2005) deram um suporte metodológico que esclareceu sobre o caminho seguido metodologicamente. Para responder ao principal questionamento desta pesquisa, foi feita análise dos “signos de nordestinidade sertaneja” presentes nos livros citados, assim como análise do livro didático, da observação da transposição didática do docente e da entrevista feita com o professor, além de uma análise das entrevistas com os alunos, que são o ponto central deste estudo. Ao final foi realizada a triangulação metodológica dos dados coletados e, desta forma, foi possível notar que os livros, sozinhos, não possuem tanta influência no imaginário dos estudantes quando comparado à forma pela qual eles são transpostos (seja pela mídia, pelo cinema ou pela transposição didática em sala de aula). Isso influencia bastante em como eles enxergam o nordeste sertanejo descrito nos livros literários.