Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus III - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Juazeiro por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 172
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemA chave na construção identitária dos alunos da educação de jovens e adultos: contextualizando as memórias da Escola de Cazumba em Senhor do Bonfim-BA(UNEB, 2024-03-22) Silva, Naiara Bamberg da; Silva, Américo Junior Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa objetiva compreender como se constituem os processos identitários de alunos da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA, a partir do processo de pertencimento ao seu território, preservação da memória da escola e de proteção à instituição escolar. Norteamos esta investigação a partir da seguinte problemática: como o processo de pertencimento ao território, as memórias e proteção da instituição escolar constituem as identidades dos alunos Jovens e Adultos na Escola Municipal de Cazumba, em Senhor do Bonfim – BA? Tem-se como objeto de estudo os processos de pertencimento de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Cazumba, na Zona Rural do Município de Senhor do Bonfim, no centro norte do Estado Bahia, Território de Identidade Norte do Itapicuru, localizado a 375 quilômetros da capital – Salvador. As questões colocadas pela investigação inquirem sobre as relações entre memória e identidade no contexto da educação escolarizada, procurando analisar as conexões entre a memória da escola, as experiências dos alunos, o sentimento de pertença a uma instituição de ensino, as identidades coletivas e aprendizagens para a organização social dos sujeitos membros da comunidade camponesa quilombola de Cazumba. O percurso metodológico ancora-se nos pressupostos de uma pesquisa narrativa, a partir do uso, enquanto dispositivo de produção de dados, a entrevista narrativa, pano de fundo de minha própria experiência enquanto educadora e das experiências dos demais participantes, membros na comunidade. Almeja-se, portanto, revelar processos de aprendizagens formais e informais, através dos quais os sujeitos desenvolvem e enriquecem suas potencialidades, a fim de melhorar, interferir e transformar a realidade social à qual pertencem. Ainda nesse contexto, espera-se contribuir no processo de autorreconhecimento das pessoas da comunidade, fomentando à formação de cidadãos críticos e conscientes do seu papel na sociedade.
- ItemA contribuição do método Montessori na Escola vila de Maria para o campo de estágio(UNEB, 2023-12-14) Belé, Marilia Tomaz; Rios, Rita Cristina; Silva, Antoneide Santos Almeida; Sousa, Clara Maria Miranda deO presente trabalho trata-se de um estudo de caso realizado numa escola de Educação Infantil e Séries Iniciais. Teve como objetivo geral compreender como o método Montessori contribuiu para a experiência do estágio. Os objetivos específicos se concentraram na descrição da sala de aula e no registro da contribuição da experiência para o campo de estágio. Ficou evidente que o método Montessori contribui sobremaneira para o desenvolvimento infantil. A sala de aula de fato é um laboratório de aprendizagem e cultura com o mundo infantil. A experiência contribuiu para a perspectiva da minha formação como docente-pesquisadora crítica e reflexiva, pois a pedagogia montessoriana traz no seu cerne o respeito e autonomia ao mundo infantil; princípios que me fizeram compreender a experiência na sua totalidade. Para a fundamentação do trabalho buscou-se referencias teóricas que trazem a concepção da pedagogia com ciência da educação (José Carlo Libâneo) do estágio como campo de pesquisa (Selma Garrido Pimenta) e do método Montessori tomando como referência as obras A infância, Mente absorvente e a Mente da criança.
- ItemA gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA(UNEB, 2024-07-17) Maciel, Geane Alves; Costa, Patrinne Dias da; Teles, Edilane Carvalho; Silva, Francisco de Assis; Rios, Rita Cristina NovaisO presente trabalho de conclusão de curso aborda como a gamificação aplicada à Educação de Jovens e Adultos (EJA), pode ser eficaz na aprendizagem e processo de ensino da EJA, explorando os benefícios e as diversas possibilidades oferecidas por essa metodologia imersiva. Ao integrar mecanismos de jogos nesse processo, a gamificação visa motivar e envolver os alunos, incentivando sua participação ativa e impulsionando a construção coletiva do conhecimento. Tem como objetivo geral compreender a gamificação como abordagem pedagógica inovadora na EJA, específicos de conhecer o contexto e práticas da gamificação na educação de jovens e adultos, analisar o percurso gamificado na turma de EJA e refletir a inovação e engajamento junto as práticas de gamificação na EJA. Neste estudo, em termos teóricos a pesquisa está alicerçada nos estudos de Moran (2015) que intervém na utilização de metodologias ativas como uma maneira para tornar a educação mais relevante, participativa e significativa; Alves (2015) que explora o conceito da gamificação em relação à aprendizagem e instrução; A pedagogia Freiriana, e entre outros autores que também fundamentaram este estudo. Em termos metodológicos, utilizou uma abordagem qualitativa, de procedimento exploratório e bibliográfica onde investigamos os efeitos da gamificação em relação a motivação dos alunos, na construção do conhecimento, na evolução das competências socioemocionais e na transformação das abordagens pedagógicas, através desta pesquisa participativa. Os resultados indicaram que a gamificação pode ser eficaz no processo de aprendizagem da EJA, bem uma contribuição valiosa para na participação dos sujeitos, além de que as metodologias ativas atendem às necessidades e características dos alunos da EJA.
- ItemA importância da escolarização para a comunidade do Rodeadouro(UNEB, 2024-07-19) Félix, Ana Célia Santos; Santos, Cássia da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Lima, Aurilene Rodrigues; Vieira, Josenilton NunesO estudo investigou a situação educacional dos jovens e adultos da comunidade quilombola do Rodeadouro, em Juazeiro da Bahia, com foco na importância da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para a formação cidadã e cultural desses indivíduos. A ausência de acesso à educação e os desafios enfrentados pela comunidade foram pontos centrais da pesquisa. A pesquisa foi realizada por meio de entrevistas com 30 moradores da comunidade, com baixo ou nenhum grau de escolarização, buscando compreender suas percepções, expectativas e desafios em relação à educação. O estudo buscou mapear as dificuldades enfrentadas pelos quilombolas em relação à educação, identificando as barreiras que impedem o acesso e a permanência na escola. Os resultados da pesquisa revelaram que a falta de acesso à escolarização impacta significativamente na formação e no desenvolvimento dos indivíduos da comunidade quilombola do Rodeadouro. Diversos fatores, como falta de transporte, discriminação, casamento infantil e gravidez na adolescência, contribuem para a exclusão educacional, dificultando a participação dos moradores na educação formal. Diante dos desafios identificados, a pesquisa ressalta a importância de políticas públicas que garantam o acesso à educação de qualidade para todos os jovens e adultos quilombolas, respeitando sua cultura e identidade. A valorização da Educação de Jovens e Adultos como uma oportunidade de recomeço e realização, aliada ao reconhecimento da história e dos direitos dos quilombolas, é essencial para promover a inclusão educacional e o empoderamento dessas comunidades marginalizadas
- ItemA importância da merenda escolar para os alunos da EJA: Estudo de caso em um colégio estadual de Juazeiro-BA(UNEB, 2023-12-14) Santos, Jéssica da Silva; Rios, Rita Cristina Novais; Guedes, Neuma de Sá; Batista, Denise AmaralA pesquisa é de natureza qualitativa, pois aborda problema social no campo da EJA. Trata-se de estudo de caso analítico com destaque para a importância da merenda escolar para os alunos da EJA. O lócus da pesquisa foi o Colégio Estadual Jutahy Magalhães de Juazeiro-BA. A pesquisa buscou conhecer a importância da merenda escolar para os alunos da educação de jovens e adultos. Os dados foram coletados por meio de questionário semiestruturado. A pesquisa apresenta a alimentação escolar/merenda como recurso importante para efetivação e permanência no processo de ensino-aprendizagem da EJA das turmas pesquisadas.
- ItemA magia da literatura infantil: a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças(2023-12-14) Santos, Dilaila Eduarda Batista dos; Santos, Michele Almeida; Martins, Adeilda Ana da Silva; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Sá, Francisca A. deA literatura infantil desempenha um papel crucial no desenvolvimento das crianças. Diante disso, a presente pesquisa tem como título “A magia da literatura infantil: um estudo sobre a importância da leitura na formação crítica e criativa das crianças". Este memorial de produto pedagógico tem como objetivo geral: analisar a importância da literatura infantil para a formação de crianças leitoras. Os objetivos específicos são: provocar a imaginação da criança; ampliar a leitura e a escrita; incentivar a leitura desde cedo. Optamos por uma abordagem de pesquisa qualitativa, caracterizamos o estudo como participante e utilizamos a observação como método de coleta de dados. Os resultados da pesquisa, estão refletidos no ebook contendo as produções dos alunos, que demonstra um desempenho geral satisfatório.
- ItemA participação de mulheres jornalista nos esports: um estudo exploratório(2023-12-18) Miranda, Juliana Almeida de Souza; Costa, Teresa LeonelO cenário dos eSports (conhecido como esporte eletrônico) está em constante crescimento, despertando o interesse e a necessidade por profissionais de diversas áreas. Compreendendo que o meio sempre teve mais atividade masculina do que feminina, o presente estudo trata sobre a participação das mulheres jornalistas nos eSports, a fim de compreender a dinâmica profissional na produção de conteúdo nesse tipo de modalidade. Para isso, foi necessário comparar a atividade dos jornalistas dos esportes tradicionais com as dos jornalistas de eSports, apresentar quem são essas jornalistas que podem servir de referência, identificar os desafios na condução da atividade e mostrar alguns caminhos para a inclusão de outros profissionais na área, principalmente mulheres. Dessa forma, foi realizado um estudo exploratório, através de uma entrevista e de pesquisas em referenciais teóricos. Averiguou-se que os esportes tradicionais e os eSports exigem dos jornalistas desafios semelhantes. Foram identificados nomes como Beatriz Coutinho e Evelyn Mackus. Os desafios sofridos por uma jornalista de eSports vão além de compreender o jogo, passando pelo receio em sofrer com o preconceito por ser mulher, e que a forma de trazer mais mulheres para o cenário é propiciando um ambiente mais acolhedor. Assim, foi possível concluir que apesar de esse ser um tema relativamente novo, os avanços acerca da participação profissional e da inclusão de mulheres no cenário são significativos, devido ao fato de o processo vivenciado pelos esportes tradicionais terem influenciado de forma direta na atuação de mulheres.
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemAlunos com transtorno do espectro autista em escolas comuns: conhecer para incluir(2021-07-07) Silva, Dileane Oliveira; Silva, Rayanne de Souza; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Silva, Antoneide Santos Almeida; Santos, Cleidiane Maurício dosO Transtorno do Espectro Autista-TEA causa um atraso no desenvolvimento intelectual da criança, fazendo com que ela apresente dificuldades de interação social, comunicação, linguagem e padrões repetitivos de comportamento. Considerando o importante papel da escola no desenvolvimento dessas crianças, o presente trabalho teve como objetivo investigar os principais desafios enfrentados pelas escolas comuns para garantir a inclusão de alunos com TEA. Para isto, foi realizada uma pesquisa nos documentos oficiais que orientam os sistemas de ensino para inclusão dos estudantes com TEA no âmbito escolar e, para analisar situações concretas de sala de aula, foram eleitas como fonte, as pesquisas empíricas realizadas por Kubaski (2014), Sousa (2015), Santos (2016); Heradão (2020). Através da análise das pesquisas identificou-se como principais desafios da escola comum: a formação docente, implicação de toda equipe escolar no processo inclusivo, articulação dos profissionais da escola em torno dos processos inclusivos, adoção do ensino colaborativo, disseminação dos conhecimentos acerca do transtorno do espectro autista por toda a comunidade escolar e entorno. Estes resultados embasaram a construção de um produto, o Quiz Digital: Conhecer para Incluir, considerando ser o conhecimento a forma mais eficaz para combater as práticas discriminatórias e excludentes, ainda presentes, favorecendo o processo de inclusão dessas pessoas.
- ItemAnálise da baixa escolaridade dos pais e seus impactos no processo Educacional dos filhos(UNEB, 2023-12-15) Jesus, Julia Stéfani de; Martins, Josemar da Silva; Batista, Denise Amaral; Sá, Francisca de Assis deEste artigo analisa os impactos do (não) acompanhamento dos pais na vida escolar dos filhos, destacando a questão da condição social dos pais e sua condição de alfabetizado ou não, e as consequências disso para o desenvolvimento escolar das crianças, avaliando ainda aspectos como a falta de disponibilidade e/ou interesse dos pais em participarem de aulas de Educação de Jovens e Adultos (EJA), como forma de sanar ou amenizar o problema e auxiliar nas tarefas dos filhos em casa, além de incentivar a educação das crianças através do exemplo. O estudo baseou-se em entrevistas realizadas com professoras, tanto da rede pública (Escola Municipal Anália Barbosa) quanto da rede particular (Escola Infantil Turma da Mônica) e fundamentou-se em outros estudos já realizados sobre o tema da relação entre escola e família, a exemplo de Oliveira e Marinho-Araújo (2010). As conclusões do estudo apontam que escola e família têm objetivos distintos, porém preparam juntos o ser humano para inseri-lo na sociedade e torná-lo um ser crítico.
- ItemAnálise da cobertura do fechamento do comércio de Petrolina/PE pelo Site G1 local, por conta da COVID em 2020 e 2021(2022-07-22) Alves, Hanah Valeriano; Santos, Céres Marisa Silva dos; Costa, Teresa Leonel; Santos, Márcia Guena dosEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) trata-se de uma análise de conteúdo no Portal on-line do G1 Petrolina e região, com o objetivo de conhecer a cobertura do portal e a sua contribuição ao jornalismo regional no direito à informação, sobre o fechamento do comércio em Petrolina/PE. Nesse sentido, foram identificadas 12 matérias, nos períodos de 18 a 24 de março de 2020 e 18 a 24 de março de 2021. O trabalho recorre a uma pesquisa on-line, com cunho netnográfico, de natureza quanti-qualitativa e a uma Análise do Conteúdo para se conhecer as narrativas das matérias postadas no G1PR durante a COVID-19 e o isolamento social, se elas foram objetivas e informativas, por exemplo. Este TCC ainda recorreu ao uso do conceito de amostragem para selecionar 70% do total dos textos identificados e realizarmos a Análise de Conteúdo. Por fim, o presente estudo comparou e analisou as notícias nos dois períodos já citados. Como referência teórica, tratamos sobre o papel da comunicação durante a pandemia; do excesso de informações sobre o tema - infodemia -; desinformação; Fake News, mídias sociais, e fizemos breve perfil do Globo e do Site G1 Petrolina e Região.
- ItemAnálise de discursos sobre gêneros e sexualidades na narrativa de professores(as) em uma escola pública do ensino médio de Juazeiro-BA(UNEB, 2024-04-10) Wrublewski, Gabriella dos Santos; Borges, João José de Santana; Silva, Fabio Ronaldo da; Paiva, Carla Conceição da Silva; Silva, Roseane Amorim daA produção de novos discursos sobre as diversidades de gêneros e sexualidades tem repercutido na sociedade contemporânea e, por conseguinte, dentro da sala de aula como um processo reflexivo de reproduções de violência de gênero de uma forma estrutural. A pesquisa de cunho quanti-qualitativo do Programa de Pós-Graduação em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos da UNEB (DCH III) tem como o objetivo principal analisar os discursos de gêneros e sexualidades no contexto escolar a partir da narrativa dos(as) professores(as) de uma escola pública do ensino médio do município de Juazeiro-BA. Definimos como discursos de gêneros e sexualidades qualquer tentativa de debate que contenha algum tipo de demarcação de papéis sociais, regulação de comportamentos e práticas sexuais. A escola é um importante espaço de socialização quando refletimos sobre regulação de comportamentos e construção de identidades de gêneros em conjunto com outros marcadores sociais, tais como raça, cor, etnia e classe social. Como base para as discussões trouxemos autores que debatem sobre uma construção de identidade mais plural e política problematizando questões como gêneros e sexualidades, em sua interface com os direitos humanos. A existência de uma disputa política educacional com a presença de discursos ultraconservadores de base ideológica proibicionista embasados na defesa de uma escola neutra e do não debate sobre gênero e sexualidade nas escolas. Para analisar os dados da pesquisa utilizamos a metodologia da análise do discurso de Foucault (1996) e como instrumentos para a construção das narrativas do grupo focal utilizando os filmes “Luiza Homem” (1988), “Parahyba Mulher Macho” (1983), “Baile Perfumado” (1997) e “Céu de Suely” (2006). Como resultados encontrados a pesquisa apontou a necessidade de priorizar o enfrentamento à homofobia, lesbofobia, transfobia em sala de aula, bem como, a promoção de políticas públicas educacionais para a inclusão desse debate na proposta curricular de ensino para a promoção do respeito às identidades de gêneros e diversidades sexuais na escola.
- ItemAs angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão(2021-12-16) Ribeiro, Elissandra da Cruz; Lopes, Tathiana da Silva Souza; Martins, Josemar da Silva; Sousa, Clara Maria Miranda de; Carvalho, Luzineide DouradoEste memorial tem por intuito apresentar o caminho percorrido por nós na construção de um podcast, o qual é produto midiático do nosso Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) que tem como tema as angústias em ser docente: aspectos do trabalho que ocasionam o adoecimento no exercício da profissão. Tem como problemática compreender de que forma as demandas laborais, a desvalorização da profissão docente e as pressões burocráticas contribuem para o adoecimento dos professores da escola contemporânea? Assim, busca-se conhecer este cenário de escola atarefada onde se intitula o professor como principal responsável de fazer com que esta instituição atarefada tenha sucesso. Foram feitas a priori pesquisas com autores que estudam a temática do mal-estar na educação, adoecimento docente, síndrome de Burnout entre outras. Posteriormente elaboramos um questionário semiestruturado onde nele se aborda questões sobre o adoecimento de professores no exercício do magistério, as questões englobam causas e consequências do adoecimento, como também, como os docentes lidam com a doença e a tratam. Duas professoras se propuseram a participar da entrevista, seus nomes são fictícios e ambas estavam vivenciando no momento da pesquisa um processo de adoecimento devido a grande carga laboral que tem de ser realizada, diariamente, no cotidiano escolar.
- ItemAprendizes no país da docência: uma analogia de Alice no país das maravilhas para repensar a educação contemporânea(UNEB, 2023-12-14) Dias, Carla Raquel Gomes; Silva, Francineide Santana; Antunes, Claudia Maisa; Silva, Francisco de AssisO presente Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), na perspetiva de um produto pedagógico apresenta como tema “Aprendizes no País da Docência: Uma analogia de Alice no País das Maravilhas para repensar a educação contemporânea”. O mesmo tem como objetivo principal estabelecer a analogia entre a obra Alice no País das Maravilhas às teorias pedagógicas contemporâneas, buscando compreender a práxis docente dialógica entre os espaços Escolares e Não Escolares. Dito isto, a metodologia da pesquisa será de caráter bibliográfico e estudo de caso com uma abordagem qualitativa e análise de conteúdo. A discussão traz a relação da obra literária com aspectos observados na educação do município de Juazeiro-BA, refletindo o papel do professor e incentivando-o à práxis pedagógica, provocando a curiosidade e criticidade dos alunos para uma educação de qualidade, transformadora e significativa. Para isso, a pesquisa beberá de fontes teóricas contemporâneas educacionais como a pedagogia libertadora e pedagogia nova em contraposto a pedagogia tradicional sob a perspectiva, principalmente de Freire (1996) e Garcia (1977), bem como trará Bechtlufft e Garcia (2015) na fundamentação de Alice para a educação. Posto isto, este estudo oferece contribuições teóricas e práticas para repensar a educação, utilizando a obra como um meio de reflexões que promovam abordagens centradas no estudante e o desenvolvimento de habilidades fundamentais para a educação do século XXI.
- ItemAratubaia: memórias e racismos submersos livro-reportagem memorial analítico descritivo(2023-12-18) Oliveira, Victória SantanaEste memorial tem como finalidade expor o percurso de elaboração e os resultados do livro Aratubaia: memórias e racismos submersos, apresentado como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jornalismo em Multimeios pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb). Trata-se de um produto experimental, apresentado na modalidade livro-reportagem, que evidenciou os impactos do racismo ambiental no panorama sociocultural da Praia dos Artistas, localizada na Boca do Rio, em Salvador, bairro abandonado pelos gestores públicos, onde a maioria da população é negra e assalariada. Porém, com uma história ancestral. Neste trabalho são narradas memórias de 10 (dez) personagens que frequentaram a Praia nas décadas de 1970 e 1980, além de especialistas em raça e meio ambiente. O livro se aproxima dessas vivências a partir de entrevistas, do fotojornalismo e da fotografia documental, trazendo em cada capítulo a história individual e/ou coletiva desses personagens. O objetivo desse trabalho foi visibilizar e resgatar, culturalmente, essas histórias, evidenciando as relações entre degradação ambiental e injustiça social. Para isso, metodologicamente foram realizadas as pesquisas bibliográfica e ativista, estudo de caso e entrevistas semiestruturadas, em profundidade.
- ItemAs histórias não contadas do Cococi-CE(Universidade do Estado da Bahia, 2021-12-14) Sousa, Jayanne Rodrigues; Costa, Teresa Leonel; Oliveira, Sheila Borges de; Santos, Raissa Ebrahim dosO objetivo deste trabalho é documentar novas histórias do Cococi, povoação abandonada localizada no sertão do Ceará. Para tanto, é adotada a subjetividade como prática jornalística para guiar o encontro entre jornalista e fonte, de forma generosa e sensível, levando em conta que essa relação requer uma abertura honesta. O formato em áudio foi utilizado como suporte ideal para estabelecer experiências sensoriais e ouvir as narrativas pessoais, por meio de uma escuta atenta. Em três episódios, o podcast “As Histórias não Contadas do Cococi” surge da tentativa de construir novas abordagens que dêem conta da complexidade humana, possibilitando enxergar diferentes visões de mundo, sentimentos e valores.
- ItemAtuação do pedagogo e o processo educomunicativo em espaço não formal: Reflexões sobre experiências desenvolvidas em Juazeiro - Bahia(2022-12-28) Silva, Selmara Caroline Nunes da; Vieira, Josenilton Nunes; Rios, Rita Cristina Novais; Castro, Rosangela CostaA Educomunicação se apresenta como um estudo a partir da relação entre a Comunicação e a Educação, mediante a inserção de elementos comunicacionais no espaço de aprendizagem. A presente pesquisa, tem como objetivo investigar o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como espaços de pesquisa, as experiências vividas em dois projetos desenvolvidos na casa de acolhimento Rosa Menina, relacionando os conhecimentos entre os projetos socias Casa Dom Jose Rodrigues e Projeto Social Lions Club desenvolvido pelo professor de música Wellington, todos configurados como espaços não formal, que exerce um trabalho pedagógico, com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. O trabalho é composto por reflexões sobre essas quatro experiências pedagógicas citadas, ao longo do texto, foi possível responder ao problema central da pesquisa, evidenciando, qual é o papel do pedagogo no desenvolvimento de práticas pedagógicas educomunicativas, em espaço não formal de educação com crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social. Tendo como base teórica alguns autores específicos da área, que conceituam espaços não formais, o que é educomunicação, infância e o papel do pedagogo sobre a educação. A metodologia utilizada no trabalho, seguiu o caminho de uma abordagem qualitativa e, se configura num estudo de campo. As técnicas e instrumentos de coleta de dados foram, a observação participante, diário de bordo, entrevistas, análise documental e anotações em geral. Através das experiências, foi possível constatar, a capacidade de ressignificar os valores e vidas nestes espaços, assim como também, perceber o poder da educomunicação para transformar o dia a dia dessas crianças e adolescentes. Ressaltou-se que a pedagogia e a educomunicação estão presentes em ambientes não formal de educação e exerce um papel transformativo, ajudando a constituir modos de ver, perceber, sentir, conhecer, reorientando práticas, e configurando padrões de sociabilidade.
- ItemAtuação do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista (TEA): uma revisão narrativa da literatura(2022-07-21) Oliveira, William da Cunha; Paixão, Gilvânia Patrícia do Nascimento; Sousa, Clara Maria M.; Lins, Cláudia Maísa AntunesO presente trabalho de conclusão de curso de licenciatura em pedagogia tem como objetivo de analisar a pesquisa bibliográfica como metodologia, e relatar sobre o desempenho do professor frente ao aluno com transtorno do espectro autista, mostrando a importância do professor durante a realização das aulas para esses alunos e a intervenção de profissionais, para o desenvolvimento da criança, principalmente no âmbito educacional. O objetivo do trabalho é analisar a atuação do professor frente ao aluno com Transtorno do Espectro Autista (TEA) a partir de uma revisão narrativa da literatura. Para a realização deste estudo utilizou-se como metodologia a pesquisa bibliográfica buscando identificar os desafios e possibilidades de práticas pedagógicas de professor no processo de ensinoaprendizagem de estudantes autistas, mostrando resultados e apontando as dificuldades encontradas pelos professores que buscam alternativas para atender as características do ensino para alunos autistas, inseridos na escola pública. A partir dos resultados obtidos na revisão bibliográfica, observa-se que as escolas devem se adequar e buscar capacitação de seus profissionais para que esses alunos possam estar em um lugar que se adapte a ele para o seu próprio bem-estar, e que se sinta acolhido por todos sem se sentirem discriminados, e que aconteça a igualdade na escola e na sociedade, pois através do estudo, nota-se que o professor exerce um importante papel no desenvolvimento do aluno com transtorno do espectro autista.
- ItemAUTONOMIA DA CRIANÇA NO CONTEXTO ESCOLAR: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DO AMBIENTE MONTESSORIANO E TRADICIONAL(2021-07-14) Silva, Ilsa Santos Martins da; Nascimento, Jieli Brito Neves; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Siméia Martins dos SantosO presente trabalho teve como objetivo refletir sobre a importância do desenvolvimento da Educação Infantil, identificando como a criança desenvolve a autonomia na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, apresentando uma análise comparativa quanto a autonomia da criança no contexto escolar, numa ótica de Escola Tradicional e de Escola Montessoriana. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica, com buscas de literatura acerca do tema, discorrendo sobre a construção da infância, ser criança na Escola Tradicional e na Escola Montessoriana, contextualizando num processo histórico o surgimento, a legalização e a escolarização da infância, buscando ainda apresentar nova roupagem da Escola Tradicional no século XXI, com sucinto histórico sobre a educadora Maria Montessori e os fundamentos do Método Montessori para a construção da concepção da criança autônoma. Que as percepções e análises feitas nesse trabalho, contribuam para os profissionais de educação infantil, permitindo-lhes um novo olhar direcionado para o desenvolvimento da autonomia na criança, pois percebe-se que a proposta da Escola tradicional aponta para uma maior passividade da criança na Escola Tradicional, enquanto que na Escola Montessoriana nota-se uma maior possibilidade de desenvolvimento da autonomia desse sujeito, podendo então contribuir na formação da sua personalidade, onde as crianças cresçam, e possam se tornar adultos, autônomos e críticos, um possível caminho para a melhoria da nossa Educação.