Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Assunto "Andragogia"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAndragogia como ferramenta para aumento das competências organizacionais(2019-09-27) Silva, Marusa Barbosa da; Nobre, Simone de Souza Gomes; Souza Neto, José Brilhante de; Montalvão, VâniaAs atuais transformações sofridas pela sociedade nas áreas sociais, tecnológicas e financeiras trazem impacto direto para dentro das organizações, cabendo a essas, buscarem maneiras de acompanhar às mudanças a fim de se manterem ativas e competitivas. Estudos apontam que para se alcançar os resultados almejados, faz-se necessário que as organizações tenham colaboradores capacitados e motivados para enfrentar desafios do dia a dia. Para isso, além de aplicarem boas técnicas de recrutamento e seleção, as organizações necessitam investir continuamente em seus colaboradores, que são jovens e adultos, através de treinamento, desenvolvimento e educação. A andragogia é a ciência direcionada à educação de adultos, e, evidencia, que educar adultos requer uma técnica com estratégia e planejamento específicos. Logo, este artigo objetiva apresentar ao leitor como os métodos de treinamento, desenvolvimento e educação alinhados à andragogia podem auxiliar as organizações a manterem-se vivas e competitivas. Para a construção deste trabalho optou-se por uma abordagem qualitativa onde foi utilizada a pesquisa de revisão bibliográfica, debruçada sobre obras de autores especialistas nos assuntos abordados como Chiavenato, Malcolm Knowles, Marisa Eboli, dentre outros. Essa nos possibilitou constatar que as organizações que incentivam a gestão do conhecimento são capazes de se adequar mais facilmente às mudanças e transformações constantes e que a andragogia traz benefícios mútuos, compartilhados entre colaboradores e organizações.