Licenciatura em Pedagogia - DEDC10
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Navegando Licenciatura em Pedagogia - DEDC10 por Assunto "Jogos"
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- ItemJogos na alfabetização de jovens, adultos e idosos: mapeamento de trabalhos do congresso brasileiro de alfabetização.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Moraes, Steffany Barbosa; Carvalho, Cecília Maria Mourão; Pereira, Priscila Alves; Costa, Quitéria RodriguesO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema os jogos no processo de alfabetização. O objetivo da pesquisa é apresentar os resultados do mapeamento dos trabalhos que discutem os jogos na alfabetização de jovens, adultos e idosos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBALF), no período de 2013 a 2023. O Congresso Brasileiro de Alfabetização é um evento bianual que congrega pesquisadores, professores, gestores públicos e profissionais na área de educação e ocorre desde 2013. A pesquisa está fundamentada em autores clássicos e contemporâneos que tratam da alfabetização, letramento, ludicidade, educação popular: Paulo Freire (2021), Magda Soares (2021), Artur Gomes de Morais (2019) Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Brian Street (2014), Carlos Rodrigues Brandão (2010), Miguel Arroyo (2006) e Kishimoto (2021). Quanto à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem qualiquantitativa dos trabalhos publicados nos anais do Evento. Como resultado, ao rastrear as publicações no Eixo temático Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, foi localizado apenas um trabalho abordando especificamente o uso de jogos na alfabetização desse público. Considerando a contribuição dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem e a expressiva quantidade de jovens, adultos e idosos não alfabetizados no país, observa-se que a produção acadêmica sobre essa temática ainda é incipiente, o que nos provoca para trabalhos futuros com a temática.
- ItemOs jogos como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-11) Ferreira, Andressa Santana; Moreira, Francis Miller Barbosa; Silva, Deivson Leonardo Santana da; Novaes, Pollyanna Soares deO estudo em questão tem como tema os jogos como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e é o resultado de uma pesquisa sobre os jogos na aprendizagem, que teve como objetivo geral analisar como os jogos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental tendo a ludicidade como eixo central desse processo. Norteamo-nos pela indagação: de que forma a utilização de jogos como recursos didáticos podem contribuir para o processo de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Deste modo estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: Compreender o conceito de ludicidade e como se articula na construção de conhecimento; identificar as contrições dos jogos para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos; identificar os benefícios do uso de jogos em sala de aula nos aspectos sociais e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para embasar este estudo, dialogamos com os autores: Pontes (2016;2020), Grassi (2008), Luckesi (2006) Vygotsky (1989), Smole, Diniz, Cândido (2007) entre outros. A metodologia utilizada foi em abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discorrem acerca da temática investigada. A análise dos dados evidenciou que os jogos como recurso didáticos no ensino das aulas de Matemática potencializam a criatividade, memória, socialização, pensamento crítico, resolução de problemas entre outros aspectos.