Licenciatura em Pedagogia - DEDC10
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- ItemOs jogos como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-11) Ferreira, Andressa Santana; Moreira, Francis Miller Barbosa; Silva, Deivson Leonardo Santana da; Novaes, Pollyanna Soares deO estudo em questão tem como tema os jogos como recursos didáticos no ensino-aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental, e é o resultado de uma pesquisa sobre os jogos na aprendizagem, que teve como objetivo geral analisar como os jogos auxiliam no processo de ensino-aprendizagem da Matemática nas séries iniciais do ensino fundamental tendo a ludicidade como eixo central desse processo. Norteamo-nos pela indagação: de que forma a utilização de jogos como recursos didáticos podem contribuir para o processo de ensino de Matemática nos anos iniciais do ensino fundamental? Deste modo estabelecem-se os seguintes objetivos específicos: Compreender o conceito de ludicidade e como se articula na construção de conhecimento; identificar as contrições dos jogos para o desenvolvimento dos conteúdos matemáticos; identificar os benefícios do uso de jogos em sala de aula nos aspectos sociais e o desenvolvimento de habilidades socioemocionais. Para embasar este estudo, dialogamos com os autores: Pontes (2016;2020), Grassi (2008), Luckesi (2006) Vygotsky (1989), Smole, Diniz, Cândido (2007) entre outros. A metodologia utilizada foi em abordagem qualitativa, com base em uma pesquisa bibliográfica, a partir de autores que discorrem acerca da temática investigada. A análise dos dados evidenciou que os jogos como recurso didáticos no ensino das aulas de Matemática potencializam a criatividade, memória, socialização, pensamento crítico, resolução de problemas entre outros aspectos.
- ItemA atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares: uma análise do projeto politico pedagógico do curso de pedagogia UNEB/CAMPUS X(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-11) Santos, Maria Vieira; Carvalho, Luzeni Ferraz de Oliveira; Bogo, Maria Nalva de Araújo; Reis, Jessyluce Cardoso CanárioEste Trabalho de Conclusão de Curso, desenvolvido a partir da análise documental, com enfoque qualitativo, tem como objetivo geral, analisar, no Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X, o currículo (ementas) de 2024, em que medida o mesmo traz debates e proposições voltadas para a atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares. Nos objetivos específicos intentamos: Identificar no Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X as atribuições do (a) pedagogo (a); Relatar na perspectiva de estudante do Curso de Pedagogia as vivências em espaços não escolares, apontando as potencialidades, também avaliar, nas Ementas do currículo em vigência, as proposições voltadas para os espaços não escolares. A pergunta norteadora da pesquisa se constituiu em saber “em que medida o Projeto Político-Pedagógico do Curso de Pedagogia da UNEB/Campus X (currículo redimensionado em 2020 e com reconhecimento renovado em 2024), traz debates e proposições voltadas para a atuação do (a) pedagogo (a) em espaços não escolares? Investigamos o objeto sob à luz dos seguintes teóricos: Feire (1987) nas discussões sobre educação e transformação social, Brandão (1981) nas discussões sobre a educação enquanto diálogo, Saviani (2013) nas discussões sobre politica, educação e sociedade, Brasil (1988) nas discussões sobre direitos e deveres do cidadão brasileiro, Brasil (1996) nas discussões sobre as leis que regem o Sistema Educacional brasileiro. Minayo (2001) nas discussões sobre a pesquisa social, Lakatos e Marconi (2017) nas discussões sobre a metodologia científica, dentre outros. Como resultados constatamos que, em alguns momentos o PPC traz este debate, mas de forma moderada em suas ementas do curso. Como oportunidade deixo aqui a minha sugestão, que trabalhe um pouco mais sobre os espaços não escolares, assim como também que, nas oportunidades de visitas aos espaços não escolares, que instiguem os discentes a levar um trabalho ou projeto para de fato ser desenvolvidos com as pessoas locais.
- ItemPercepções das bolsistas de iniciação à docência do PIBID (2022 a 2024) sobre suas experiências com as tecnologias digitais na sala de aula.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-14) Viana, Rutielhe da Cruz; Santos, Elzicléia Tavares; Pereira, Priscila Alves; Carvalho, Luzeni Ferraz de OliveiraEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou compreender as percepções das bolsistas de Iniciação à Docência (IDs), no tocante às experiências, desafios e aprendizados no desenvolvimento das práticas interdisciplinares com as tecnologias digitais no subprojeto do PIBID/Pedagogia: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”. Além disso, buscou-se conhecer de que forma essa vivência contribuiu para a formação das licenciandas. O subprojeto em questão era vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, entre os anos de 2022 e 2024. A pesquisa foi fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa e como instrumento metodológico, foi realizado um questionário junto às bolsistas que participaram do subprojeto do PIBID/Pedagogia no período de sua vigência. A análise se deu a partir das percepções sobre a experiência das 21 bolsistas do PIBID/Pedagogia que responderam ao questionário voluntariamente. A análise se deu a partir das informações produzidas das respostas nos questionários em consonância com os objetivos da pesquisa e os estudos teóricos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que nas três escolas municipais, nas quais o subprojeto PIBID/Pedagogia atuou, havia escassez de equipamentos tecnológicos, ausência de laboratório de informática, notebooks e Tablets em número reduzido para as turmas, instabilidade da rede wifi disponibilizada. Tal realidade constituiu uma significativa barreira enfrentada pelas bolsistas que criaram estratégias para adequar as atividades propostas com o contexto da escola. Nas falas das bolsistas foi possível perceber que suas percepções sobre a concepção de uso da tecnologia na educação foram ampliadas, sinalizando que a vivência no subprojeto permitiu construir uma visão crítica e contextualizada do ensino público e as limitações no acesso e uso das tecnologias digitais na educação. Participar de um subprojeto voltado ao uso das tecnologias digitais no contexto escolar escasso de recursos, fragilizou as atividades propostas, ao mesmo tempo que fez com que as bolsistas aproximassem da realidade da escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental e vivenciassem as dificuldades das professoras regentes, ampliando suas experiências e conhecimento da dinâmica escolar durante o processo formativo no Curso de Pedagogia. Dessa maneira, a vivência no subprojeto PIBID/Pedagogia, contribuiu no fortalecimento da escolha das licenciandas pela docência e na permanência no curso devido a contribuição da bolsa.
- ItemGêneros textuais e letramento: análise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025) França, Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Pereira, Priscila Alves; Santos, Ireni Alves dosNas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
- ItemJogos na alfabetização de jovens, adultos e idosos: mapeamento de trabalhos do congresso brasileiro de alfabetização.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-07) Moraes, Steffany Barbosa; Carvalho, Cecília Maria Mourão; Pereira, Priscila Alves; Costa, Quitéria RodriguesO presente Trabalho de Conclusão de Curso tem como tema os jogos no processo de alfabetização. O objetivo da pesquisa é apresentar os resultados do mapeamento dos trabalhos que discutem os jogos na alfabetização de jovens, adultos e idosos publicados nos Anais do Congresso Brasileiro de Alfabetização (CONBALF), no período de 2013 a 2023. O Congresso Brasileiro de Alfabetização é um evento bianual que congrega pesquisadores, professores, gestores públicos e profissionais na área de educação e ocorre desde 2013. A pesquisa está fundamentada em autores clássicos e contemporâneos que tratam da alfabetização, letramento, ludicidade, educação popular: Paulo Freire (2021), Magda Soares (2021), Artur Gomes de Morais (2019) Emilia Ferreiro e Ana Teberosky (1999), Brian Street (2014), Carlos Rodrigues Brandão (2010), Miguel Arroyo (2006) e Kishimoto (2021). Quanto à metodologia, utilizou-se a pesquisa bibliográfica com abordagem qualiquantitativa dos trabalhos publicados nos anais do Evento. Como resultado, ao rastrear as publicações no Eixo temático Alfabetização e Educação de Jovens e Adultos, foi localizado apenas um trabalho abordando especificamente o uso de jogos na alfabetização desse público. Considerando a contribuição dos jogos para o processo de ensino e aprendizagem e a expressiva quantidade de jovens, adultos e idosos não alfabetizados no país, observa-se que a produção acadêmica sobre essa temática ainda é incipiente, o que nos provoca para trabalhos futuros com a temática.
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