Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Assunto "Alfabetização"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA canção como elemento da aprendizagem em turmas de alfabetização(2021-12-16) Vieira, Sibeli Marinho Siqueira; Vieira, Josenilton Nunes; Barbosa, Ingrid Torres; Martins, Adeilda Ana da Silva; Soares Neto, Paulo RibeiroA introdução da musicalidade no processo de ensino é objeto de estudo da pesquisa e busca compreender de que forma a música contribui como elemento da aprendizagem da criança que está em fase de alfabetização, sendo necessário analisar, a princípio, o conceito de canção e como a mesma influencia no processo de aprendizagem. Dessa maneira para entender como acontece a aprendizagem da criança realizou-se um estudo sobre as teorias da aprendizagem, na qual será abordado a teoria construtivista que entende a aprendizagem como processo onde a criança tem total autonomia na construção do seu conhecimento e o professor entra como mediador baseando-se em estudos elucidados por Piaget e Lev Vygotsky. Para compreender como acontece na prática a construção de conhecimento com o uso da canção, foi realizada uma entrevista através de um questionário online, pela plataforma Google Forms, com a participação de dez professores alfabetizadores que nos contaram sobre como usam a canção em suas aulas, qual método utilizaram, e como a música (canção) pode contribuir na aprendizagem das crianças na alfabetização. Essa pesquisa mostrou que a canção é um elemento muito eficaz, por ser uma herança cultural duradoura e lúdica, e por melhorar o desenvolvimento cognitivo, e estimular a memória, fazendo que a criança desenvolva hipóteses sobre a função das letras e dos sons de cada palavra, que para a alfabetização é fundamental.
- ItemAs contribuições da canção no processo de alfabetização na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental(2022-07-21) Dias, Daniele de Jesus; Nunes, Josenilton Vieira; Martins, Adeilda Ana da Silva; Santos, Cosme Batista dosEstre trabalho traz como tema a canção/música no processo do desenvolvimento infantil em séries iniciais, que inicia na Educação Infantil e perpassa ao Ensino Fundamental nas turmas de alfabetização. O Trabalho de Conclusão de Curso será apresentado na modalidade de Monografia, obtido por meio de pesquisa bibliográfica para elaboração do referencial associada à minha experiência docente há dois anos em turmas de alfabetização e a aplicação de um questionário com professoras alfabetizadoras que ministram aulas para as turmas de 1° ou 2º ano do ensino fundamental, no Município de Juazeiro-Bahia. Este estudo é uma pesquisa quantitativa e qualitativa de caráter exploratório e descritivo, onde o problema da pesquisa é, de que modo a canção é utilizada em sala de aula no processo de alfabetização de crianças? Refletindo sobre as contribuições para o desenvolvimento integral da criança. O objetivo do estudo é validar a importância e evidenciar as contribuições da canção/música no desenvolvimento integral da criança, especialmente em fase de alfabetização. O estudo resulta, que a canção é utilizada como ferramenta metodológica que contribui no desenvolvimento integral da criança, capaz de potencializar a alfabetização no que se refere à aprendizagem da linguagem oral e escrita, além disso, evidenciou também, o uso das canções como alternativas lúdicas e recreativas auxiliando no dia a dia da prática docente em sala de aula, tanto nas turmas de educação infantil como nos anos iniciais do ciclo de alfabetização.
- ItemEstratégias pedagógicas específicas para crianças com autismo: “modismo” ou necessidade fundamental?(UNEB, 2025-08-06) Santos, Kecyanne Pereira da Silva; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Sousa, Clara Maria Miranda de; Silva, Antoneide Santos AlmeidaO presente estudo objetiva realizar uma análise crítica das estratégias pedagógicas indicadas para a escolarização de crianças com TEA, verificando a sua eficácia no processo inclusivo. Especificamente, buscou-se identificar as principais metodologias utilizadas e avaliar seus impactos em sala de aula. O marco teórico fundamenta-se em autores como Vygotsky (2021), Mantoan e Cunha (2020). Foi realizada uma revisão de literatura do tipo descritiva em bases de dados, contemplando artigos, dissertações, teses e capítulos de livros publicados entre 2014 e 2025. Como fonte de informações utilizamos plataformas de pesquisas no Portal de periódicos da Capes, no Catálogo de Teses & Dissertações – Capes, bem como no Scientific Electronic Library Online - Scielo e Google Acadêmico, Scielo. Entre as metodologias mais discutidas estão a Análise do Comportamento Aplicada (ABA), o TEACCH e o PECS. Pudemos observar que embora essas metodologias apresentem estratégias que favorecem o desenvolvimento da linguagem, habilidades sociais e acadêmicas, possuem estruturas rígidas. Sua eficácia depende da formação docente e do suporte de equipes multidisciplinares. Conclui-se que a adoção de metodologias inclusivas deve estar pautada pelo respeito às singularidades de cada aluno através de um currículo flexível e prática educativa mediatizada visando à construção de uma educação de qualidade e verdadeiramente inclusiva.