Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Assunto "Alunos surdos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemLeitura para aprendizagem de língua inglesa: uma proposta inclusiva aos alunos surdos(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-25) Costa, Elisiane da Silva Souza Santos, Elisiane; Barbosa, Elisabete da Silva, Elisabete; Carvalho, Eliana Marcia dos Santos, Eliana; Carneiro, Barbára Cristina dos Santos, Bárbara; Mello, Marilice Pereira Ruiz Amaral, MariliceA Constituição de 1988 institui que a educação é um direito assegurado a todas as pessoas no Brasil. No entanto, ela ainda não contempla a todo esse público de forma unanime, considerando uma das causas o não reconhecimento da diversidade encontrada na sala de aula. De acordo com alguns pesquisadores, as práticas pedagógicas inclusivas são fundamentais para o desenvolvimento educacional e social do ser humano. No que diz respeito aos desafios do ensino/aprendizagem de Língua Inglesa (LI) na educação básica enfrentados pelos alunos e professores no processo de aquisição do idioma há um considerável número de alunos com particularidades a serem observadas no processo de aprendizagem de uma segunda língua. Há ainda o caso dos alunos surdos, que possuem língua materna própria, a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), sendo, portanto, ainda mais desafiador a aprendizagem de LI, caracterizada para eles como um terceiro idioma (BRASIL, 2006). Sob essa perspectiva, esta pesquisa, de cunho qualitativo e interpretativista, teve como objetivo investigar abordagens de leitura para a compreensão de texto em LI por alunos surdos com a finalidade de elaborar uma sequência didática como suporte de aprendizagem a fim de buscar meios de minimizar as dificuldades encontradas por esse público escolar. A pesquisa foi realizada com um aluno surdo do 2º ano do Ensino Médio regular em um colégio estadual do interior da Bahia, utilizando entrevista semiestruturada e notas de observação para coleta de dados. Além disso, todo o processo contou com a mediação da interprete de Libras para o diálogo entre pesquisadora e o participante da pesquisa. A finalidade foi entender as maiores dificuldades enfrentadas pelo aluno e como ele pode ser auxiliado para uma melhor compreensão do idioma. Como aporte teórico e crítico, adotamos textos de Floriani (2017) sobre mudanças na educação das pessoas surdas; Coracini (1995) e Solé (2014), acerca dos caminhos para leitura e compreensão de texto; Lopes (2009), sobre leitura em língua inglesa para alunos surdos; Bettio (2021), a respeito do Desenho Universal de Aprendizagem (DUA) como benéfico para a inclusão de todos os alunos; Gardner (2010), a respeito das múltiplas inteligências, as quais devem ser valorizadas no ambiente escolar para o maior proveito do potencial de cada estudante. Os resultados encontrados demostraram que o ensino de LI através da leitura e compreensão de textos a partir de uma metodologia como o DUA promove contribuições para a aprendizagem em geral, tanto aluno surdo, como ouvinte. Junto a isso, levar em consideração a existência das múltiplas inteligências contribui para um ensino mais inclusivo, o que pode levar à remoção das barreiras ainda existentes no processo educativo. Diante disso, foi elaborado um produto educacional inclusivo em formato de sequência didática.
- Item(Re) desenhando o ensino de leitura em língua inglesa através da sequência didática: um produto educacional inclusivo aos alunos surdos(2024-04-25) Costa, Elisiane da Silva Souza Santos, Elisiane; Barbosa, Elisabete da Silva, ElisabeteA Sequência Didática (SD) elaborada tem o propósito de promover um ensino de LI através da leitura e compreensão de texto de forma inclusiva aos alunos surdos e aos ouvintes. Por esse viés, a produção da SD foi fundamentada no Desenho Universal de Aprendizagem (DUA), com estratégias que viabilizam um ensino mais inclusivo, de forma que a aprendizagem faça sentido para todos os estudantes (BETTIO, 2021). Tendo em vista que a sala de aula é heterogênea, trabalhar as individualidades de forma isolada pode se tornar um convite para segregar ainda mais. O DUA tem como base a flexibilidade. É por esse eixo que as atividades estão estruturadas, com vistas a permitir a interação e a participação de todos os alunos, com identificação das dificuldades e reconhecimento das habilidades de cada um a fim de tornar a aprendizagem mais efetiva. A flexibilidade perpassa três dimensões: “Engajamento, Representação e Ação e Expressão”. Essas etapas apresentadas pelo DUA possuem funções importantes no processo de ensino e aprendizagem para conduzir o aluno a uma maior autonomia. Além de ter o DUA como princípio organizacional desta SD, também recorremos a uma literatura que versa sobre as estratégias de leitura, pois nos auxiliam a pensar em como melhor explorar o Engajamento, a Representação e a Ação e expressão em uma proposta de ensino de leitura em Língua Inglesa. O resultado ora apresentado se delineia em atividades que possam valorizar as habilidades mais aforadas nos alunos, levando-se em consideração o conceito de múltiplas inteligências propostos por Gardner (2010). A partir da confluência desses aportes teóricos discutidos na dissertação de mestrado, desenvolvemos uma SD com o tema “Care for physical and mental health” a fim de propor aos alunos diferentes formas de abordar o texto, seja nos momentos de Representação, seja nos de Ação e expressão.