Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) por Assunto "Educação de Jovens e Adultos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDifusão do conhecimento produzido das pesquisas do mestrado profissional em EJA no território do recôncavo da Bahia(0014-03-24) Paz, Juarez da Silva; Ribeiro , Silvar Ferreira Ribeiro; Dantas, Tania Regina; Soledade, Paulo Gabriel; Nery, Maria Raidalva; Galeffi, Dante Augusto; Alcoforado, Joaquim Luís Medeiros; Produção do ConhecimentoEsta tese, vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Difusão do Conhecimento (PPGDC) e ao Grupo de Pesquisa em Gestão, Educação, Ciência e Tecnologias para a Inclusão Social (GEC&TIS) da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), tem como questão investigativa: Quais os processos de construção do conhecimento desenvolvidos/consolidados pelas comunidades epistêmicas participantes de projetos de pesquisa realizados pelos egressos do Mestrado Profissional em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) no Território do Recôncavo da Bahia? A partir dessa questão, o trabalho tem por objetivo geral analisar o conhecimento produzido das pesquisas do MPEJA da Universidade do Estado da Bahia, realizadas em comunidades do Território do Recôncavo da Bahia, e como objetivos específicos: verificar o que tem sido produzido nas dissertações do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia, no período de 2013 a 2022; analisar o processo de criação e funcionalidade do Programa de Pós-Graduação em Educação de Jovens e Adultos (MPEJA) da Universidade do Estado da Bahia; identificar as motivações em cursar o MPEJA e as impressões dos desdobramentos das pesquisas nas comunidades epistêmicas com os egressos do MPEJA que realizaram suas pesquisas no Território do Recôncavo da Bahia; analisar conhecimentos desenvolvidos/consolidados das pesquisas do MPEJA no Território do Recôncavo da Bahia, com foco na intervenção da realidade local; e produzir uma proposta de Matriz de Análise Cognitiva a partir dos processos cognitivos produzidos na pesquisa. A metodologia do trabalho segue a abordagem qualitativa e apresenta características de uma pesquisa exploratória, na medida em que permite uma familiaridade entre o pesquisador e o tema pesquisado. Pela sua especificidade, assume a forma de um estudo de caso múltiplo, com olhar multirreferencial. Como procedimentos para produção do material empírico foi utilizada a pesquisa de campo, e como estratégias de pesquisa a análise documental, a realização de entrevistas e círculos de cultura. A análise documental incidiu sobre as dissertações do MPEJA, as entrevistas foram realizadas com sete egressos do MPEJA que realizaram suas pesquisas no Território do Recôncavo da Bahia durante os anos de 2013-2020 e com as coordenações do MPEJA entre 2013-2022, e os círculos de cultura com uma visão interdisciplinar aconteceram nas comunidades epistêmicas no Território do Recôncavo da Bahia, além de conversas informais com moradores. Como resultado do estudo, concluímos que o MPEJA tem contribuído progressivamente para a Educação de Jovens e Adultos, à medida que amplia as reflexões acerca das propostas para a promoção da melhoria da qualidade do ensino nessa modalidade. Ficou evidente nas pesquisas do MPEJA realizadas no Território do Recôncavo da Bahia, onde os estudantes egressos fazem parte das comunidades epistêmicas nas quais as pesquisas foram desenvolvidas, que a produção do conhecimento e o seu desdobramento acontecem de forma significativa. Ainda, ao término desta investigação, foi produzida uma proposta de matriz de análise cognitiva considerando a interdisciplinaridade, ou seja, as abordagens produzidas na pesquisa, sendo possível constatar que o MPEJA tem se constituído uma opção enriquecedora para a formação docente, fomentando a ampliação de conhecimentos e as possibilidades de trabalho em sala de aula, favorecendo a atuação do professor-pesquisador no campo da EJA.
- ItemUsos de dispositivos móveis na difusão do conhecimento dos sujeitos da educação de jovens e adultos no território de identidade do sisal, Bahia-Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-14) Santos, Katiuscia da Silva; Ribeiro, Silvar Ferreira; Filho, José Karam; Hetkowisk, Tânia Maria; Medeiros, Joaquim Luís; Barreto, Maria Raidalva Neves; Santos, Edmea Oliveira dosOs dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e adultos. Estar conectado e em rede é fundamental na contemporaneidade. Nesse contexto, construiu-se este trabalho interdisciplinar que versa sobre tecnologias digitais móveis na Educação. O presente trabalho de tese teve como propósito principal compreender os usos dos dispositivos móveis na Educação de Jovens e Adultos, de forma multirreferencial e aplicando os preceitos metodológicos da Pesquisa-Ação Responsável e Inovadora (PARI), termo bricolado a partir da metodologia da Pesquisa-ação e ancorada nos princípios norteadores de Pesquisa e Inovação Responsável, do Inglês Responsible Research and Innovation (RRI). Para alcançar os objetivos, foi necessário realizar diversas técnicas de pesquisas, tais como: entrevistas, roda de conversas e oficinas formativas com professores e estudantes em núcleos de pesquisa em escolas nos municípios de Araci e Valente; e, sua triangulação. A construção colaborativa e o desenvolver da pesquisa “dodiscentemente” foram otimizados pelas tecnologias e por dispositivos móveis que alimentaram o conceito de Aplicativo-formação. O desenvolvimento da pesquisa apontou para quatro pontos importantes, os quais delinearam as ações da pesquisa, são eles: a presença constante de celulares nas salas e não nas aulas; a necessidade de formação para uso dos dispositivos móveis para professores; a necessidade do direcionamento pedagógico para os celulares nas aulas; o esforço permanente dos professores, mesmo sem a formação específica para tornar os celulares presentes pedagogicamente na escola. Assim, após entender os usos existentes dos dispositivos móveis, para e com a participação dos sujeitos, foi possível refletir e propor estratégias, como a modelagem colaborativa de aplicativos personalizados, com interfaces adaptadas a cada realidade. A participação protagonista de cada um dos sujeitos envolvidos culminou na elaboração de aplicações para dispositivos móveis de forma interdisciplinar e autônoma. O aplicativo-formação produzido para cada instituição possibilitou a informação e a formação das comunidades escolares e em seu entorno.