Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) Multi-Institucional Multidisciplinar em Difusão do Conhecimento (DMMDC) por Assunto "Aplicativo-Formação"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemUsos de dispositivos móveis na difusão do conhecimento dos sujeitos da educação de jovens e adultos no território de identidade do sisal, Bahia-Brasil(Universidade do Estado da Bahia, 2024-04-14) Santos, Katiuscia da Silva; Ribeiro, Silvar Ferreira; Filho, José Karam; Hetkowisk, Tânia Maria; Medeiros, Joaquim Luís; Barreto, Maria Raidalva Neves; Santos, Edmea Oliveira dosOs dispositivos móveis estão cada vez mais presentes na vida dos jovens e adultos. Estar conectado e em rede é fundamental na contemporaneidade. Nesse contexto, construiu-se este trabalho interdisciplinar que versa sobre tecnologias digitais móveis na Educação. O presente trabalho de tese teve como propósito principal compreender os usos dos dispositivos móveis na Educação de Jovens e Adultos, de forma multirreferencial e aplicando os preceitos metodológicos da Pesquisa-Ação Responsável e Inovadora (PARI), termo bricolado a partir da metodologia da Pesquisa-ação e ancorada nos princípios norteadores de Pesquisa e Inovação Responsável, do Inglês Responsible Research and Innovation (RRI). Para alcançar os objetivos, foi necessário realizar diversas técnicas de pesquisas, tais como: entrevistas, roda de conversas e oficinas formativas com professores e estudantes em núcleos de pesquisa em escolas nos municípios de Araci e Valente; e, sua triangulação. A construção colaborativa e o desenvolver da pesquisa “dodiscentemente” foram otimizados pelas tecnologias e por dispositivos móveis que alimentaram o conceito de Aplicativo-formação. O desenvolvimento da pesquisa apontou para quatro pontos importantes, os quais delinearam as ações da pesquisa, são eles: a presença constante de celulares nas salas e não nas aulas; a necessidade de formação para uso dos dispositivos móveis para professores; a necessidade do direcionamento pedagógico para os celulares nas aulas; o esforço permanente dos professores, mesmo sem a formação específica para tornar os celulares presentes pedagogicamente na escola. Assim, após entender os usos existentes dos dispositivos móveis, para e com a participação dos sujeitos, foi possível refletir e propor estratégias, como a modelagem colaborativa de aplicativos personalizados, com interfaces adaptadas a cada realidade. A participação protagonista de cada um dos sujeitos envolvidos culminou na elaboração de aplicações para dispositivos móveis de forma interdisciplinar e autônoma. O aplicativo-formação produzido para cada instituição possibilitou a informação e a formação das comunidades escolares e em seu entorno.