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Navegando Graduação por Palavras-chave "Educação"
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- ItemDificuldades na aprendizagem matemática na 5ª série do ensino fundamental: Mitos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Pereira , José Maria Rocha; Santana, Tatianne Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; Felipe, Francisco Flávio AlvesO presente trabalho tem como tema: Dificuldades na aprendizagem Matemática na 5ª série do Ensino Fundamental: Mitos e Desafios e busca evidenciar problemáticas relacionadas às dificuldades que fazem parte do processo ensino/aprendizagem da disciplina em questão. O desenvolvimento deste surgiu diante da realidade vivenciada pelos pesquisadores, ao perceberem a existência de um elevado número de alunos queixosos quanto às dificuldades sentidas em aprender matemática. Tem se, portanto como perspectiva conhecer a realidade vivenciada por esses alunos, bem como a realidade dos professores que também se vêem dentro desse contexto. Conhecer e evidenciar as possíveis causas que levam o aluno a distanciar do objeto advindo da compreensão matemática, foi o desafio proposto neste estudo. Para isso realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com uso de questionários previamente elaborados e com foco em questões ligadas à problemática investigada. Pretende-se ainda, como objetivos específicos, conhecer as metodologias utilizadas pelos professores para ensinar matemática; conhecer e analisar o currículo da referida disciplina na série investigada; estudar aspectos particulares da matemática, bem como analisar as teorias relacionadas a aprendizagem em Piaget (1996) e Vygotsky (1998). Para desenvolvimento desse trabalho contou-se com o auxilio de referencial bibliográfico de autores com: Piaget (1996); Vygotsky (1998); Sanches (2004); Silva (2006); Vitti (1999); Riviere (2002); Pozzo (2002), além da leitura de alguns artigos. Sendo assim, este se encontra dividido em três capítulos onde são abordados a importância do processo de ensino/aprendizagem; a peculiaridade do ensino matemático enfatizando sua linguagem própria, e por fim, o Colégio onde aplicou-se os questionários com seus respectivos resultados obtidos.
- ItemMatemática dos conhecimentos escolares às práticas cotidianas: o caso dos estudantes/feirantes da cidade de Pindaí – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Xavier, Fábio Júnior Rodrigues; Gomes, Lucas dos Santos Souza; Fernandes, Jussara; Benevides da Silva , JosiasEm sua essência, aborda a aprendizagem da matemática fora do ambiente escolar, como é construído o conhecimento e quais são as reais causas da não aprendizagem dos alunos no sistema formal de ensino, dando principal enfoque às atividades dos feirantes da cidade de Pindaí, às práticas de compra, venda e tarefas que envolvam o uso do raciocínio para solucionar situações-problema próprios da vida dos estudantes/vendedores das feiras livres inseridos na realidade do município. Contudo, existem dois tipos de matemática: A formal, que é aquela em que se ensina na escola e é mais rigorosa, simbólica e metódica; já a outra, a informal, que é bem mais simples e prática, além de estar presente em quase tudo que fazemos durante a vida. Foi constatado neste trabalho que os educandos sentem dificuldades em relacionar situações abstratas em concretas e vice-versa, mas também que eles se saem muito melhor e sentem-se mais empolgadas em situações teoricamente concretas do que abstratas, então porque não fazer disto uma arma para tentar-se pelo menos acabar com esta falta de interesse e quase que geralmente o fracasso escolar em quase todas as disciplinas da área de Exatas e no caso em especial a Matemática.