Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 21
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemA geometria e a prática docente no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, ) Ramos, Rose Mary dos Santos Farias; Canguscu, Sergiana Alves; Matos , Robson Aldrin Lima; David, Magda Souza Braga; Ladeia , Jussara Telma TeixeiraPretende-se neste artigo delinear um estudo reflexivo sobre a Geometria e a prática docente no Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina no cotidiano, bem como a necessidade de uma mudança na prática docente em relação a esse conteúdo. Para esse exame, apresenta-se uma análise sobre o ensino e a história da Geometria, além de enfatizá-la no contexto dos livros didáticos. Comenta-se também sobre a prática docente e sua atuação, visto que o professor é o intermediário entre o estudo teórico deste conteúdo com a realidade do estudante, contextualizando-a com situações que envolvam os estudos geométricos
- ItemA universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003-01-01) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciados em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemA Universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no Campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003) Rocha, Gerfson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciandos em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemApropriação de Práticas matemáticas por empreendedores de Tanque Novo (BA) para gerir o seu comércio.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Queiroz Malheiro, Carlos Rodrigo; Leão Souza , Edivan; Felicio de Jesus , Gildelson; Alves Felipe, Francisco Flávio; Xavier da Rocha, Júlio MaxO presente trabalho tem por objetivo analisar as relações entre o conhecimento matemático e as atividades empreendedoras exercidas pelos comerciantes da cidade de Tanque Novo, na Bahia, relacionando a boa gestão empreendedora com os conhecimentos matemáticos adquiridos por eles durante o período escolar e em suas relações cotidianas. Para tanto, foi realizado um estudo com base na etnomatemática e as relações comerciais estabelecidas pelos empreendedores no dia a dia, por meio da apropriação de práticas matemáticas advindas de experiências e vivências cotidianas e escolares. A pesquisa foi realizada por meio de um questionário composto por 23 perguntas objetivas e discursivas, aplicado a dez empreendedores residentes na cidade de Tanque Novo. O estudo mostrou que os empreendedores entrevistados se subdividem em dois grupos: os que concluíram o ensino médio e os que não terminaram este período de estudos. Todavia, ambos os grupos se apropriaram de práticas matemáticas essenciais para a vitalidade e o gerenciamento de seus empreendimentos. Portanto, conclui-se que o nível de formação escolar não influencia o sucesso comercial, mas o conhecimento matemático, advindo de experiências escolares ou cotidianas, apresenta-se como peça fundamental para o sucesso de um negócio.
- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta Mota; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemComerciantes na feira livre X As quatro operações fundamentais no processo de compra e venda(Universidade do Estado da Bahia, ) Carvalho, Ângela Maria Xavier Lopes; Fonseca, Juliana Santos; Leite , Angelita de Souza; Lima , Ivanilton Neves de; David , MagdaO presente trabalho tem como tema Comerciantes na feira livre X As quatro operações fundamentais no processo de compra e venda. Foi realizada uma pesquisa bibliográfica e observações diretas da atuação destes comerciantes. Durante as observações foi realizada uma entrevista com este grupo que trabalha na feira livre de Caculé – BA, situada à praça Deoclides Cardoso, tendo por objetivo analisar , como os comerciantes de frutas e verduras, que atuam na feira livre, utilizam as quatro operações fundamentais da matemática. Mesmo com pouco ou quase nenhum conhecimento da matemática formal. Este trabalho está fundamentado na Proposta Etnomatemática, pesquisada e desenvolvida por Ubiratan D’Ambrósio, entre outros autores. Na primeira parte deste trabalho faz-se uma abordagem histórica da Etnomatemática buscando situá-la no tempo e no espaço, assim como apresentar seu idealizador, Ubiratan D’Ambrósio. Fez-se necessário mostrar a etmologia da palavra Etnomatemática para proporcionar um melhor entendimento dessa proposta e o seu campo de estudo. Dentro deste campo de estudo da Etnomatemática faz-se comentários sobre os grupos culturais, tão importantes neste contexto. A segunda parte traz uma abordagem sobre a Matemática informal baseada nos estudos de Terezinha Carraher e de um grupo de professores da Universidade Federal de Pernambuco que desenvolveu uma pesquisa com crianças que utilizavam a Matemática informal, entre outros autores. Dentro deste contexto é posto em discussão o cálculo mental e a memorização como ferramentas utilizadas pelos comerciantes de frutas e verduras da feira livre de Caculé. Na terceira parte são mostrados os resultados das entrevistas e das observações feitas com o grupo em estudo: a baixa escolaridade, a utilização da matemática de maneira assistemática, a abstinência da calculadora e o uso do cálculo mental e da memorização na efetuação dos cálculos que aparecem no seu contexto de trabalho.
- ItemDificuldades na aprendizagem matemática na 5ª série do ensino fundamental: Mitos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Pereira , José Maria Rocha; Santana, Tatianne Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; Felipe, Francisco Flávio AlvesO presente trabalho tem como tema: Dificuldades na aprendizagem Matemática na 5ª série do Ensino Fundamental: Mitos e Desafios e busca evidenciar problemáticas relacionadas às dificuldades que fazem parte do processo ensino/aprendizagem da disciplina em questão. O desenvolvimento deste surgiu diante da realidade vivenciada pelos pesquisadores, ao perceberem a existência de um elevado número de alunos queixosos quanto às dificuldades sentidas em aprender matemática. Tem se, portanto como perspectiva conhecer a realidade vivenciada por esses alunos, bem como a realidade dos professores que também se vêem dentro desse contexto. Conhecer e evidenciar as possíveis causas que levam o aluno a distanciar do objeto advindo da compreensão matemática, foi o desafio proposto neste estudo. Para isso realizou-se uma pesquisa de caráter exploratório com uso de questionários previamente elaborados e com foco em questões ligadas à problemática investigada. Pretende-se ainda, como objetivos específicos, conhecer as metodologias utilizadas pelos professores para ensinar matemática; conhecer e analisar o currículo da referida disciplina na série investigada; estudar aspectos particulares da matemática, bem como analisar as teorias relacionadas a aprendizagem em Piaget (1996) e Vygotsky (1998). Para desenvolvimento desse trabalho contou-se com o auxilio de referencial bibliográfico de autores com: Piaget (1996); Vygotsky (1998); Sanches (2004); Silva (2006); Vitti (1999); Riviere (2002); Pozzo (2002), além da leitura de alguns artigos. Sendo assim, este se encontra dividido em três capítulos onde são abordados a importância do processo de ensino/aprendizagem; a peculiaridade do ensino matemático enfatizando sua linguagem própria, e por fim, o Colégio onde aplicou-se os questionários com seus respectivos resultados obtidos.
- ItemGeometria dinâmica no ensino de geometria: Uma abordagem sobre sua importância(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Célia Fernandes da; Azevedo , Marco Túlio Santos de; Felipe, Francisco Flávio Alves; SousaEste trabalho incentiva o uso de Geometria Dinâmica aos professores por meio de recursos tecnológicos oferecidos pelos softwares educativos que auxiliam nas aulas de Geometria e possibilitam maior interesse, participação, senso investigativo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no aluno ao se deparar com os conceitos e definições dos conteúdos de Geometria. Neste caso foi investigado o comportamento dos alunos de 7ª e 8ª séries no Laboratório de Informática da UNEB, um ambiente de aprendizagem mediado pelo computador, e o campo a ser pesquisado é esse ambiente. Com auxilio de pesquisa bibliográfica,com base principalmente em pesquisas realizadas por Gravina e Penteado sobre a importância do uso da geometria dinâmica, foi realizada a pesquisa naturalista ou de campo. São apresentadas considerações sobre o processo de evolução da geometria, a situação do ensino de geometria, benefícios das novas tecnologias e sugestões de softwares de construção e visualização de figuras geométricas tais como o GeoGebra e o Polyque promovem dinamismo as aulas.
- ItemImaginário maçônico na cultura pop: um olhar sobre o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009)(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Silva, Vitória Séfora Azevedo; Souza, Daniela Moura Rocha de; Nascimento, João Batista Vicente do; Nascimento, Jairo Carvalho doO presente trabalho analisa como o livro O Símbolo Perdido, de Dan Brown (2009), contribui para o desenvolvimento do imaginário social contemporâneo sobre a maçonaria. Adotando a perspectiva da História Cultural, com base em autores como Sandra Pesavento, Roger Chartier, Peter Burke e Beatriz Sarlo, investiga-se a obra como uma rica fonte histórica das representações sociais. A análise evidencia que a maçonaria é retratada em três faces. A face real explora características e rituais autênticos da fraternidade, como a arquitetura maçônica de Washington D.C., rituais e símbolos, e reflete sobre o papel contemporâneo da instituição e a reação pública à exposição de seus segredos. A face não explicada/romantizada idealiza e generaliza aspectos, omite e revela certa parcialidade do autor. Já a face mística atribui uma aura de mistério, conectando a maçonaria a segredos, fomentando ideias de superioridade intelectual, círculos de poder e teorias conspiratórias. Ao mesclar elementos reais e ficcionais com estratégias narrativas (cenários autênticos, personagens eruditos), Brown cria uma tênue fronteira que molda a percepção do leitor. Conclui-se que a obra, embora não busque veracidade histórica estrita, alcança verossimilhança, contribuindo para um imaginário maçônico multifacetado. Este oscila entre o fascínio pelo seu secretismo, o respeito por seus valores declarados e a desconfiança alimentada por especulações e teorias conspiratórias.
- ItemLiteratura na rede: os processos de escrita literária no wattpad(2019-07) Gonçalves, Jaíne Almeida; Menezes, Adriano; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi AlvesO século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.
- ItemMatemática através de jogos(Universidade do Estado da Bahia, ) Neves, Eloísa Carneiro; Silveira, Núbia Soares; Almeida, Ana Paula de; David, MagdaFoi realizada uma pesquisa de investigação da aplicação de Jogos como estimuladores do raciocino dos alunos de 5a série, nas aulas de matemática da Escola Municipal de 1º. Grau Profa. Emiliana Nogueira Pita. O principal objetivo dessa pesquisa é mostrar o potencial da utilização dos Jogos na educação matemática, servindo principalmente como motivador aprendizagem. Como metodologia, optou-se por uma abordagem quantitativa, crítica e reflexiva em uma pesquisa participante. Desta forma realizou-se a princípio uma pesquisa bibliográfica, buscando na literatura pertinente e em sites especializados responder às questões levantadas na problemática do tema em estudo. Como sujeitos dessa pesquisa, 55 alunos formaram um grupo experimental os quais foram submetidos a uma intervenção com Jogos nas aulas de matemática. A análise dos resultados mostrou que os jogos são elementos estimuladores de diversas habilidades e atitudes importantes para o desenvolvimento pessoal e na sua formação como cidadão atuante. A sua utilização potencializa o desenvolvimento dessas diversas competências, possibilitando a construção e exploração do conhecimento por contar com a motivação e interesse dos alunos.
- ItemNúmeros Primos: Curiosidades e Aplicações(Universdiade do Estado da Bahia, ) Pinto, Ivelton Soares; Souza, Temoteo Marques de; Amparo, Adson Demétrio Silva; David , Magda Souza BragaAprender mais sobre os primos e pesquisar material recente sobre o tema foi o propósito deste trabalho. Na parte inicial da pesquisa, a história, os principais conceitos e as noções fundamentais são abordadas. Definição de número primo e composto, os primos como “tijolos” da construção numérica pela multiplicação, interdisciplinaridade (primos x elementos químicos), álgebra x geometria, divisores, MDC e MMC. Em seguida, começou-se uma parte mais técnica com algumas demonstrações simples sobre a infinidade dos números primos. A participação dos computadores no estudo dos números primos e na caça dos primos especiais. Os primos de Fermat, de Sophie Germain e Mersenne. A relação dos primos de Mersenne com os números perfeitos. Como os primos inspiraram a formação de várias redes mundiais de investigação científica, algumas de elevado espírito humanitário. Uma série de primos que abalou a indústria eletroeletrônica. A parte final ficou reservada para as aplicações, áreas em que os primos aparecem e o envolvimento dos primos em pendengas judiciais. Trata-se de um trabalho que buscou trazer na medida do possível fatos do nosso dia-a-dia relacionados com os números primos e que não tem espaço nos livros didáticos, embora tenham ganhado muita importância nos últimos anos por conta do avanço computacional e do incremento das comunicações. Seu valor pedagógico sustenta-se na concepção de ser conveniente para a boa prática educacional recorrer a situações que despertem o interesse e a curiosidade dos alunos.
- ItemO ensino da matemática para pessoas com deficiência auditiva(Universidade do Estado da Bahia, 2011-03-05) Souza, Daniela de Jesus; Silva, Luana Lucília Santos; Mattos , Robson Aldrin Lima; Júnior , Wilson Toews Doll; Damascena, Tânia MarquesPropõe-se nesta monografia abordar os desafios encontrados no ensino da matemática para deficientes auditivos, visto que constatam-se, atualmente, inúmeras dificuldades em inseri-los em escolas regulares. Para tanto, foram discutidos questões como o histórico da educação de Surdos, a educação inclusiva, os recursos disponíveis e a capacitação de professores para atender aos alunos com essa deficiência. Faz-se presente ainda, alguns fatores relevantes no ensino-aprendizagem da matemática, como a preparação do professor, a metodologia utilizada, a contextualização dos conteúdos, a relação da matemática cotidiana com a matemática escolar, sendo detectado vários déficit, tanto na falta de preparação das escolas, como no aprendizado de matemática. Baseado nesses fatores foi realizado no Instituto de Educação Anísio Teixeira, uma entrevista com professor, aluno com deficiência auditiva e intérprete envolvido no ensino-aprendizagem da matemática para verificar a qualidade da educação que as escolas regulares estão oferecendo aos alunos com deficiência auditiva. Assim, a presente pesquisa objetiva compreender acerca dos elementos que dificultam a aprendizagem matemática e se tornam um desafio para os professores que atuam nesta área. Para a realização da pesquisa optou-se por uma abordagem teórica, bibliográfica, com enfoque qualitativo dos dados e informações relevantes quanto ao processo de ensino e aprendizagem matemática para um melhor conhecimento da real situação existente nas escolas e da opinião e visão dos envolvidos neste processo.
- ItemO origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-30) Reis, Ana Júlia dos; Oliveira, Kailane Alves; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Rocha, Júlio Max Xavier daO presente trabalho, intitulado “O origami como ferramenta pedagógica: o ensino da geometria com materiais manipuláveis”, tem como objetivo analisar o uso do origami como recurso didático no ensino da Geometria, investigando de que modo a utilização das dobraduras pode favorecer a aprendizagem de conceitos geométricos e contribuir para o desenvolvimento do pensamento espacial dos estudantes. A pesquisa foi desenvolvida por meio de revisão bibliográfica e da aplicação de uma oficina prática com os alunos do 2º ano B do curso de Análises Clínicas do Complexo Integrado de Educação Básica, Profissional e Tecnológica de Caetité – CIEBTEC. Durante a oficina, os participantes construíram figuras como cubo e tsuru, utilizando o origami como recurso manipulativo para explorar formas geométricas, simetrias e propriedades espaciais. Os registros e observações da atividade revelaram maior engajamento por parte dos alunos, além de indícios de melhora na compreensão dos conteúdos abordados. Conclui-se que o uso do origami representa uma estratégia didática eficaz, promovendo uma aprendizagem mais significativa, concreta e interativa no ensino da Geometria. Além disso, o origami se mostra uma ferramenta didática potente e versátil, com potencial de aplicação em diferentes etapas da Educação Básica.
- ItemOs números na história da matemática(Universidade do Estado da Bahia, ) Portella, Ana Maria de Castro Neves; Oliveira, Danila da Silva; D’Esquível, Márcio; David , Magda Souza Braga; Sousa , Givaldo Vieira deO presente trabalho apresenta um estudo sobre os números na história da matemática e busca relacionar, no decorrer do processo histórico, a necessidade de contar, atividade inerente ao desenvolvimento das atividades humanas, com o ensino e aprendizagem do conceito de número pela criança na quinta série do Ensino Fundamental. Desse modo, aponta para um ensino de matemática mais eficaz a partir da compreensão de que este deve estar inspirado em nossas necessidades, na realidade e em nosso momento histórico. Contudo, é a partir da investigação da história da matemática e ao longo de sua evolução que se propõe refletir e estabelecer a importância de sua contribuição para o ensino e aprendizagem e para a busca de melhorias necessárias para as diversas situações cotidianas. Analisa-se, então, a relação matemática-história, propondo-se trabalhar os aspectos formais e racionais do ensino dos números na quinta série do Ensino Fundamental, haja vista que o ensino da matemática fundamentado na concepção da matemática como conhecimento historicamente constituído e que se reconstrói a cada instante, assemelha-se ao processo de construção do conhecimento na criança.
- Item“Porque cantar parece com não morrer”: a resistência das intérpretes: Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee na ditadura militar brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-19) Gomes, Ana Clara Cardoso; Aguiar, Lielva Azevedo; Aguiar, Lielva Azevedo; Nogueira , Maria Lúcia Porto; Souza, Daniela Moura Rocha deO trabalho que se segue buscou ao decorrer de sua narrativa suscitar discussões e analisar o fenômeno da Ditadura Militar brasileira através da resistência incorporada pelas intérpretes Elis Regina, Gal Costa e Rita Lee. No período do regime, mesmo com trajetórias distintas, as artistas são atravessadas pelo aparato instalado para censurar e punir. Todavia, encontraram em suas músicas e em seus comportamentos artísticos meios para sobreviver ao sistema que matava de maneira institucionalizada. Dessa forma, busco nesse artigo, historicizar o período de regime através da óptica musical e das relações de gênero, partindo do pressuposto que a ditadura foi de fato cruel, sobretudo com as mulheres. Devido ao caráter conservador dos governos militares, o recorte de gênero e classe também contou nas decisões do que para eles era considerado subversivo ou não, por esse motivo, a ditadura também precisa ser vista como um processo que fez vigorar o recorte de gênero e sexualidade.
- ItemTurminha ecoKids: o que é ecologia?(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Santos, Celimarcos Bezerra dos, Celimarcos; Mitsuka, Patrícia Maria; Guimarães, Poliana Gonçalves; Maciel, Thely AlvesÉ um livro especialmente criado para auxiliar as crianças na conscientização da sociedade em que vivem e do ambiente que as cerca.
- ItemTurminha Ecokids: relações ecológicas(UNEB, 2024-07) Maciel, Thely Alves; Guimarães, Poliana Gonçalves; Mitsuka, Patrícia MariaNa segunda historinha Relações Ecológicas, a série Turminha EcoKids – TEKS vem trazer a simplicidade infantil em ver, sentir, ouvir e falar sobre o que acontece no mundo, entre os seres vivos, iguais e/ou diferentes. A TEKS apresenta alguns tipos de relações ecológicas como mutualismo, polinização, mirmecoria, frisando nessa nova viagem que a forma, a anatomia, o comportamento existentes entre os seres vivos são valorizados e importantes nas relações, na manutenção da vida e nas condições do planeta. Em Ecofatos e Ecofakes e, Ecocuriosos também são superinteressantes. Numa linguagem simples, o primeiro traz informações do que é Fake sobre os sapos. E, no segundo, a importância e os benefícios dos microrganismos nas relações ecológicas. As ilustrações coloridas retratam bem a historinha, auxiliando na compreensão e leitura temática.
- ItemVestígios da ocupação indígena no Alto Sertão Baiano: uma análise a partir do acervo arqueológico do MASB(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-18) Pereira , Taislane Caldas; Aguiar, Lielva Azevedo; Freitas, Juliana; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Oliveira, LucasEste artigo tem como objetivo refletir sobre os processos de ocupação humana no território de Caetité (BA), a partir da análise do acervo arqueológico do Museu do Alto Sertão da Bahia (MASB), uma instituição construída por iniciativa comunitária. O acervo gerado, e as pesquisas realizadas durante o licenciamento ambiental de empreendimentos eólicos entre os leilões 2009 e 2013, reúnem diversos materiais, incluindo líticos, cerâmicas, além de objetos e estruturas mais recentes. Por meio de uma abordagem qualitativa, utilizando pesquisa documental, observação direta nos sítios arqueológicos e análise do acervo no museu, buscou-se compreender como esses vestígios materializam a memória e identidade das populações que habitaram a região. A investigação dialoga com conceitos da Arqueologia, História e Etno-História para valorizar a presença indígena e os modos de vida sertanejos, reconhecendo a importância da Arqueologia como ferramenta de resistência e reconstrução de narrativas subalternizadas. O estudo evidencia a necessidade de articulação entre Arqueologia e História para ampliar o entendimento sobre as ocupações do Alto Sertão baiano.