Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA universidade e a formação de professores de matemática: uma breve reflexão acerca da teoria e da prática no campus VI da UNEB(Universidade do Estado da Bahia, 2003-01-01) Rocha, Gefrson Silva; Nascimento Junior, Messias José do; Campos, Marilyn da Rocha; David, MagdaO objetivo deste trabalho é apresentar uma proposta de análise e reflexão da formação dos alunos licenciados em matemática, especialmente no Campus VI / UNEB. Na visão de alguns autores, a formação específica nos cursos de Licenciatura em Matemática é realizada, de modo geral, com seu referencial centrado na prática do matemático profissional e não na prática do professor de ensino fundamental e médio. Neste trabalho, procura-se analisar as causas dessa distorção sobre a qualidade da formação oferecida aos licenciandos e também sobre a estrutura do curso de Licenciatura em Matemática Campus VI Caetité / UNEB. Propõe-se uma mudança de referencial de modo que a formação matemática do futuro professor se dê de forma intrinsecamente integrada à prática docente na escola básica. Tal mudança de referencial projeta uma alteração na própria natureza do conhecimento matemático a ser priorizado nas disciplinas específicas do curso. Desta forma, coloca-se à pesquisa em educação matemática, na área de formação de professores, a seguinte questão: que matemática é relevante para a formação do licenciando? Esse e outros questionamentos que afligem a comunidade acadêmica do curso de Licenciatura em Matemática foram investigados através de questionários respondidos pelos alunos do VII semestre do Campus VI da UNEB.
- ItemBooktubers: literatura compartilhada nas redes e a formação de (novos) leitores(2019-07) Santos, Ione Araújo dos; Santos, Roberta Mota; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi Alves; Subrinho, Abinálio Ubiratan da CruzCom o surgimento da internet e posteriormente a sua democratização, mudanças foram introduzidas ao cotidiano das pessoas, impactando também nas práticas de leitura literária. Tendo em vista que a internet e as mídias digitais permeiam o contexto social contemporâneo, bem como o lugar que a leitura literária assume nessa conjuntura, esta pesquisa busca responder em que medida os canais de compartilhamento de vídeos sobre livros de literatura no YouTube contribuem na formação de (novos) leitores literários e como se dá a difusão de livros literários através da comunidade virtual dos booktubers. Realizamos discussões acerca das principais revoluções comunicativas da leitura e do leitor literário, bem como as mudanças provocadas pelo advento da web 2.0. A pesquisa tem caráter explorativo, seguida de revisão de literatura, desenvolvida a partir da análise de seis vídeos e dezoito comentários dos canais das booktubers brasileiras Tatiana Feltrin e Isabel Rodrigues. À luz dos conceitos de Bragança (2009); Bordenave (1996); Lemos (2009); Castels (2003); Levy (1996); Rheingold (1994); Jenkins (2009); Burgess e Green (2009); Morelli (2017); Silva (2017); Antunes (2003); Yunes; Petit (2009); Todorov (2009); Solé (1998); Rojo (2004, 2015) dentre outros aportes teóricos, selecionamos como categorias de análise as técnicas e os recursos utilizados pelas booktubers na promoção e formação leitora pela Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011). Foi possível constatar que as booktubers exercem uma influência sobre a formação de (novos) leitores literários e que contribuem para o fomento da leitura literária no Brasil.
- ItemDa faísca ao sustento: terra, poder e conflitos em Brejinho das Ametistas/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-17) Lima, Gilvane Caldas; Dutra Júnior, Wagner Valter; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Nery, Maria Goreth e SilvaA pesquisa ora apresentada teve o propósito de buscar compreender as relações entre o domínio da terra, o poder e os conflitos no garimpo do Distrito de Brejinho das Ametistas, município de Caetité-Ba, no período de 1980 a 2020. O estudo teve como intuito conhecer os trâmites e as relações constituídas entre o trabalho e a economia local na exploração e comercialização da pedra ametista, conhecida como topázio, como fonte de renda para os moradores da localidade desde o seu surgimento. A investigação teve como princípio a realização da pesquisa bibliográfica acompanhada de entrevistas com os trabalhadores do garimpo, comerciantes locais e trabalhadores informais da localidade. A pesquisa surge a partir da premissa e da necessidade de analisar e compreender os aspectos sociais e econômicos produzidos pela exploração do garimpo de quartzo roxo no distrito de Brejinho das Ametistas. A tese é desenvolvida em três capítulos: o primeiro é centrado no aspecto da terra como base para a produção de riqueza cercada de disputas e cobiças por interesses diversos nas áreas garimpeiras; o segundo apresenta uma narrativa fundamentada no elemento do poder como ferramenta de controle e expansão de domínio, além da centralidade da exploração das pedras preciosas para enriquecimento dos exploradores. O terceiro capítulo busca compreender as relações de conflitos sempre presentes nas áreas de garimpo, ocasionados pelos mais diversos interesses entre garimpeiros, proprietários de terras e de garimpos. Para as considerações finais, compreende-se necessário a continuidade da pesquisa, uma vez que é um campo que se encontra aberto para a busca de resultados de premissas que não foram respondidas quando se trata da presença alemã no distrito e em quais condições eles se estabeleceram na região, exercendo tamanha influência. Assim como a própria logística do garimpo que trouxe benefícios aos trabalhadores, porém, não proporcionou uma mudança substancial na vida da comunidade de maneira democrática, em virtude da concentração dos lucros nas mãos de poucos. Assim, o pesquisador conclui que o trabalho não finda em si, deixando este estudo como uma fonte para que outros possam dar sequência aos enigmas ali não decifrados. Palavras - chave. Terra. Poder. Conflito. Garimpo. Ametista. Negócios. Trabalhadores.
- ItemLiteratura na rede: os processos de escrita literária no wattpad(2019-07) Gonçalves, Jaíne Almeida; Menezes, Adriano; Sousa, Denise Dias de Carvalho; Oliveira, Davi AlvesO século XXI trouxe consigo uma explosão tecnológica que revolucionou todas as interfaces sociais, e a Arte não ficou de fora desse processo de renovação. A internet mostra-se como um veículo que possibilita um acesso mais democrático às diversas expressões artísticas, tanto no que se refere à recepção, quanto à produção. A literatura, agora, deixa de ser exclusiva aos papéis, podendo ser encontrada em e-books ou sites gratuitos específicos. Da mesma forma que essa literatura consegue chegar com mais facilidade aos leitores, os escritores também encontram menor dificuldade para publicar suas obras. Dentre as novas possibilidades da criação literária oportunizada pelo ambiente digital, encontram-se as plataformas digitais de compartilhamento e leitura de histórias, destacando-se aqui o Wattpad. A partir disso, a presente pesquisa visa escrutinar a literatura produzida no ciberespaço, a fim de compreender quais são os novos processos inerentes à criação literária, e em que se diferem da Literatura produzida antes da Web 2.0, bem como sua legitimidade como Literatura. Para tanto, buscou-se abordar uma metodologia qualitativa através de uma Revisão de Literatura a partir da Sociologia da Leitura, com Chartier (1994;1998;2001; 2002; 2007) e Fisher (2006); da Ficção Brasileira Contemporânea, com Schollhammer (2009); da Cultura Digital, com Jenkins (2015) e Neves (2014); e da Ciberliteratura, com Hayles (1999; 2009). Compreendeu-se, a partir do estudo aqui apresentado, que a ficção do século vigente passa por grandes revoluções que transformam todas as estruturas do processo criativo, desde a concepção de texto até a concepção de autor. Embora tamanha restruturação possa causar amedrontamento por parte da teoria literária, muitos autores apontam, baseados em toda a trajetória do escrito, mais possivelmente uma convivência, ou até mesmo uma convergência entre as formas tradicionais e as novas possibilidades da criação literária.
- ItemTurminha ecoKids: o que é ecologia?(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Santos, Celimarcos Bezerra dos, Celimarcos; Mitsuka, Patrícia Maria; Guimarães, Poliana Gonçalves; Maciel, Thely AlvesÉ um livro especialmente criado para auxiliar as crianças na conscientização da sociedade em que vivem e do ambiente que as cerca.
- ItemTurminha Ecokids: relações ecológicas(UNEB, 2024-07) Maciel, Thely Alves; Guimarães, Poliana Gonçalves; Mitsuka, Patrícia MariaNa segunda historinha Relações Ecológicas, a série Turminha EcoKids – TEKS vem trazer a simplicidade infantil em ver, sentir, ouvir e falar sobre o que acontece no mundo, entre os seres vivos, iguais e/ou diferentes. A TEKS apresenta alguns tipos de relações ecológicas como mutualismo, polinização, mirmecoria, frisando nessa nova viagem que a forma, a anatomia, o comportamento existentes entre os seres vivos são valorizados e importantes nas relações, na manutenção da vida e nas condições do planeta. Em Ecofatos e Ecofakes e, Ecocuriosos também são superinteressantes. Numa linguagem simples, o primeiro traz informações do que é Fake sobre os sapos. E, no segundo, a importância e os benefícios dos microrganismos nas relações ecológicas. As ilustrações coloridas retratam bem a historinha, auxiliando na compreensão e leitura temática.