Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Título
Agora exibindo 1 - 20 de 201
Resultados por página
Opções de Ordenação
- Item10 Anos de PCN’s para o ensino de matemática no município de Aracatu: avanços, retrocessos e desafios(Universidade do Estado da Bahia, 2009-11-16) Souza, Jussara Ribeiro; Alves, Reginaldo da Silva; D’Esquivel, Márcio de Oliveira; Lima, Ivanilton Neves de; Doll Júnior, Wilson ToewsEsta pesquisa monográfica apresenta o processo de melhoramento do ensino de matemática no Brasil, considerando influências externas como o Movimento Matemática moderna que repercutiu mundialmente nos currículos de matemática, as correntes filosóficas de ensino que, através da Filosofia, da Filosofia da Educação e da Filosofia da Educação Matemática, trouxeram para o método de transmissão do conteúdo matemático um caráter questionador e investigador. Além de apresentar as inovadoras propostas metodológicas brasileiras, que, através dos Parâmetros Curriculares Nacionais, deram um novo rumo ao currículo de matemática no Brasil. E a influência do que citamos anteriormente é que fez despertar nos educadores brasileiros a necessidade da elaboração de propostas pedagógicas capazes de transformar o ensino de matemática em algo contextualizado com a realidade do aluno. Nosso principal foco são os dez anos da elaboração e implementação dos PCN’s nas escolas do município de Aracatu e o resultado que este material propiciou a educação no país.
- ItemA ansiedade: uma anàlise à luz da História dos Sentimentos(Universidade do Estado da Bahia, 0025-07-25) Guimarães, Nayra Poliana Morais; Correia, Luciana Oliveira; Miguel, Antonieta; Fernandes, Thalita; Guimarães, Nayra Poliana MoraisEste estudo tem como objetivo analisar a ansiedade não apenas como uma condição psicológica individual, mas como um fenômeno social e histórico, refletindo as transformações sociais, culturais e políticas da contemporaneidade. A pesquisa busca compreender como a ansiedade se configura como um dos principais traços da subjetividade, especialmente em contextos como o universitário, onde as pressões por desempenho acadêmico e as incertezas sobre o futuro intensificam esse sentimento. A metodologia adotada é qualitativa, com foco em uma revisão bibliográfica aprofundada sobre a ansiedade. A pesquisa analisa as contribuições teóricas desses pensadores, que abordam a ansiedade dentro das esferas da lógica neoliberal, da precarização da vida e da insegurança estrutural. Importa salientar ainda que, a metodologia histórica da História das Emoções é utilizada para compreender a ansiedade como um fenômeno socialmente construído ao longo do tempo. A análise revelou que a ansiedade na contemporaneidade está profundamente ligada à lógica neoliberal de performance e produtividade, que intensifica a cobrança por resultados e sucesso. Essa pressão social, associada à precarização das condições de vida e à instabilidade no mercado de trabalho, gera um ambiente de insegurança constante, especialmente no contexto universitário. A ansiedade não é apenas uma experiência interna, mas uma resposta coletiva às transformações estruturais da sociedade moderna. Conclui-se que a ansiedade, embora frequentemente tratada como um transtorno psicológico, deve ser entendida também como uma construção social e histórica, refletindo as exigências e incertezas da sociedade contemporânea.
- ItemA apropriação e ressignificação da obra Auto da barca do inferno por Ariano Suassuna na obra Auto da compadecida(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Silva, Helaine Elyca da; Silva, Marleide Marques da; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Teixeira, Aparecida de Fátima BrasileiroO presente trabalho tem como objetivo investigar de que forma os textos Auto da compadecida e Auto da barca do inferno dialogam e quais as relações existentes entre elas. Para tanto, faremos uma abordagem sobre literatura, teatro, em especifico teatro popular e suas diversas áreas temáticas como a religiosidade, cultura, história, costumes e crenças da sociedade. Sequencialmente apresentaremos as obras em destaque evidenciando suas características, e de que forma Ariano Suassuna traz influências da oralidade e da cultura popular na peça Auto da Compadecida, que se baseia na tradição Europeia no sec. XV, nas peças de Gil Vicente, representando assim o nordeste brasileiro através das condições sociais e econômicas daquela época. A partir dessas discussões faremos uma análise comparativa das obras citadas, a fim de identificar os aspectos abordados pelos autores em questão, ressaltando que, mesmo as obras sendo escritas em épocas diferentes, apresentam características em comum, reconhecidas pela liberdade de ação, de pensamento e de linguagem do homem com o mundo e consigo mesmo.
- ItemA casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-cultural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Santos , Cinara de Jesus; Marques, Zélia MalheiroO presente Trabalho de Conclusão de Curso -TCC, na perspectiva de pesquisa monográfica, intitula-se: A casa Anísio Teixeira, patrimônio histórico-culural, em Caetité – Bahia: constituição de leitores. Tem como objetivo compreender possibilidades de leituras propiciadas pela Casa Anísio Teixeira em Caetité BA, enquanto patrimônio histórico e cultural. Para isso, o objeto da pesquisa, Considerando ser o lugar como símbolo da memória coletiva e individual, além de ser considerado um ícone, tornando-se um mecanismo que vem contribuindo de maneira positiva na formação da identidade cultural, na região, além de contribuir na constituição de leitores, a exemplo de muitos caeteenses. Leituras realizadas vêm nos revelando que há relativo esquecimento de pesquisas sobre o patrimônio histórico e cultural, o que se torna preocupante, uma vez que cultura e história são áreas de relevância para o processo de formação humana, patrimônio da humanidade, se considerarmos o elo de diálogo que se dá entre presente, passado e futuro. Pesquisas e descobertas passam a ganhar espaço no decorrer dos anos pela junção de áreas que dialogam com a educação. Dessa forma, para o referencial da pesquisa, utilizamos teóricos como Charteir (2007),..dentre outros, para o suporte na discussão sobre constituição de leitores e de patrimônio histórico-cultural. A pesquisa é de abordagem cultural, Chartier (), o que nos ajudou a pensar práticas e representações do cenário eleito, neste trabalho, ou seja, a Casa Anísio Teixeira, lugar visitado para conhecimento e para realizar entrevista, a qual se deu com alunos graduandos do curso de Letras, leitores presentes, nesse lugar histórico e cultural para realização de práticas culturais leitoras. Sobre considerações, além da afirmação do lugar como relevante centro de preservação enquanto patrimônio arquitetônico, símbolo de memória do grande educador, filho da terra, Anísio Teixeira, podemos falar em interação para a constituição leitora, como se deu com graduandos do curso de Letras.
- ItemA construção de prismas e pirâmides com canudinho como recurso metodológico para o ensino de geometria no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2021) Brito, Leandro Guimarães de; Rocha, Júlio Max Xavier da; Teixeira, Claudia Alves; Matos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daAtualmente o ensino de geometria das escolas públicas se encontra defasado, por vários fatores como a má formação dos profissionais da educação, falhas na abordagem da geometria no livro didático e a escassez de materiais que possam auxiliar o professor na sala de aula. Para tornar as aulas de geometria mais dinâmicas e atrativas surgiu a ideia da utilização de construções de prismas e pirâmides com canudos como recurso para se ensinar geometria. Como a construção de prismas e pirâmides com canudinhos pode auxiliar na aprendizagem da geometria espacial? A pesquisa apresenta como objetivo geral: Analisar como o recurso com os canudos auxilia na aprendizagem da geometria espacial. Objetivos específicos: Reconhecer a contribuição das construções com os canudos na metodologia de ensino; compreender como a utilização do material com os canudos auxilia no desenvolvimento do raciocínio geométrico e identificar o aprendizado adquirido através das experiências da construção das figuras. A pesquisa apresenta uma metodologia de caráter qualitativo no tratamento dos dados. O público alvo da pesquisa foram os alunos do 1º ano do ensino Médio do Colégio Estadual Pedro Atanásio Garcia do distrito de Maniaçu no município de Caetité. Para a coleta dos dados foi realizada uma oficina de forma remota através da plataforma Google Meet com os estudantes, em razão do período pandêmico provocado pela Covid-19. Em seguida, foi aplicado um questionário semiaberto para os 23 participantes da oficina. Os principais autores que fundamentam o trabalho são Lorenzato(1995), Pavanello (1993) e Lindguist(1994). Como foi dito na questão norteadora da pesquisa: utilizar as construções com os canudos em uma turma da escola pública pode contribuir para o aprendizado dos alunos? A resposta é sim, mas deve- se investir na formação de professores para que esses profissionais possam realizar a utilização deste recurso. É preciso que a disciplina de geometria disponibilize de um tempo maior na grade curricular.
- ItemA construção do saber profissional docente: análise das percepções dos participantes do Programa de Residência Pedagógica(Universidade do Estado da Bahia, 2023) Martins, Gustavo de Oliveira; Kátia Fernanda Cardoso , Kátia Fernanda Cardoso; Felipe, Francisco Flávio Alves; Mattos, Robson Aldrin Lima; D'Esquivel, Márcio OliveiraEsta monografia pretende investigar a visão dos discentes do curso de licenciatura em matemática da Universidade do Estado da Bahia - UNEB, Campus VI – Caetité, que participam do Programa de Residência Pedagógica em relação ao saber profissional docente. O saber docente é compreendido como o conjunto de conhecimentos necessários para exercer a profissão de professor, englobando tanto o saber a ensinar quanto o saber para ensinar. No contexto específico do ensino de matemática, o saber profissional docente vai além do conhecimento matemático em si, incluindo também o conhecimento didático e metodológico. Esta pesquisa busca explorar como os discentes percebem e compreendem esse saber profissional docente. A metodologia adotada consiste em uma pesquisa de campo e em um estudo de caso, de cunho qualitativo, com base na aplicação de um questionário com os discentes participantes da Residência Pedagógica. Através da análise das informações, foram identificados os principais aspectos levantados pelos discentes em relação ao saber profissional docente. A partir dos resultados desta pesquisa obtiveram-se contribuições para aprimorar a formação inicial de professores de matemática, fornecendo uma melhor visão sobre as percepções dos licenciandos acerca do saber docente, além de ações e estratégias para fortalecer e desenvolver o saber profissional docente no âmbito da licenciatura em matemática da UNEB, visando formar profissionais mais preparados e qualificados para o ensino da disciplina.
- ItemA discursivização do feminicídio na mídia digital brasileira(Universidade do Estado da Bahia, 2022-08) Novais , Luane Leandra Sousa; Sousa, Victor Pereira; Santos, Sidnay Fernandes dos; Figueredo, Talita SouzaMulheres são assassinadas diariamente. Acredita-se que esse fato possui implicações históricas e sociais, dentre as quais destaca-se raízes fincadas no contexto da “caça às bruxas”, na Europa, no final do século XIV e início do século XV, quando as mulheres acusadas de bruxaria eram inquiridas, reprimidas, perseguidas e queimadas nas fogueiras. Esse fenômeno se constituiu, essencialmente, em uma operação judicial e despertou interesse pelo fato de revelar o espírito de uma época que se atualiza. Quanto à metodologia, esta pesquisa amparou-se na área da Análise do Discurso de orientação francesa. As teorias em torno do discurso serão produtivas nesta investida, pois, enquanto campo de saber, proporciona um diálogo com diversas teorias e conceitos, bem como oferece as condições do método. Nesse campo científico, segundo Orlandi (2015), há dois dispositivos que constroem a metodologia de pesquisa: dispositivos teórico e analítico. Desse modo, esta pesquisa busca analisar a discursivização do termo feminicídio a partir de casos reais repercutidos na mídia digital na atualidade. Este estudo, para atingir seus objetivos propostos, recorreu-se, principalmente, a teorizações sobre memória discursiva, discurso, enunciado e sujeito conforme Foucault (2008), Pêcheux (1999), Fernandes (2008) e Orlandi (2015); sobre perseguição às bruxas consoante Federici (2019); e sobre feminicídio, a partir de Pasinato (2011). Especificamente, busca-se discutir como o termo feminicídio atualiza uma memória discursiva presente no livro O martelo das feiticeiras e analisar os efeitos de sentido que emergem sobre o termo em investigação na mídia digital. Depreende-se que O martelo das feiticeiras, lido a partir de uma perspectiva ou abordagem discursiva, favorece o entendimento e aprofundamento sobre o período da caça às bruxas e sobre a continuidade e mudanças dos discursos que alimentam os estereótipos de inferiorização da mulher.
- ItemA função social da literatura: análise da representação da escravidão em contos machadianos(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Dias, Daiane Nunes; Cunha , Zoraide Portela da Silva; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Silva, Rozânia Alves MagalhãesA literatura é de suma importância para a formação do sujeito, ela possui uma ampla carga de significados que proporcionam uma infinidade de interpretações, que distraem, divertem e aguçam o imaginário do leitor. Mas, mais do que fonte de distração, a literatura é fonte de conhecimento, pois agregam elementos que traduzem valores e ideologias de determinados grupos sociais de diferentes epócas, sendo assim, a literatura pode ser utilizada como ferramenta de denúncia social, pois algumas obras apresentam enredos elaborados, muito importantes para a compreensão do mundo, neste trabalho, são abordados contos machadianos que tratam da escravidão e da violência que ela gerava, representando o negro tal como era tratado pela sociedade carioca do século XIX. Contamos com um apanhado histórico que descreve a escravidão, o racismo e a situação dos negros e negras hoje, uma análise da literatura afrodescendente, como arte emergente que dá voz ao povo silenciado e análise de contos que tratam do período da escravidão de forma crítica e irônica, este estilo, a ironia, também é trabalhado, através de levantamento de material bibliográfico e documentos literários.
- ItemA geometria e a prática docente no ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, ) Ramos, Rose Mary dos Santos Farias; Canguscu, Sergiana Alves; Matos , Robson Aldrin Lima; David, Magda Souza Braga; Ladeia , Jussara Telma TeixeiraPretende-se neste artigo delinear um estudo reflexivo sobre a Geometria e a prática docente no Ensino Fundamental, com o objetivo de mostrar a importância dessa disciplina no cotidiano, bem como a necessidade de uma mudança na prática docente em relação a esse conteúdo. Para esse exame, apresenta-se uma análise sobre o ensino e a história da Geometria, além de enfatizá-la no contexto dos livros didáticos. Comenta-se também sobre a prática docente e sua atuação, visto que o professor é o intermediário entre o estudo teórico deste conteúdo com a realidade do estudante, contextualizando-a com situações que envolvam os estudos geométricos
- ItemA geometria no Ensino Fundamental e a utilização do geoplano como ferramenta facilitadora(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Moreira, Suédi Aparecida de Castro; Coelho, Edinaldo Gomes; Campos, Marilyn da Rocha; David, Magda Souza Braga; Silva , Zezito Rodrigues da; Campos, Marilyn da RochaO geoplano é uma ferramenta que é usada no ensino da Matemática em diversos níveis e conteúdo. Em nosso trabalho, como abordaremos a Geometria Espacial Plana, ele funciona como um instrumento que diminui o grau de abstração dos conceitos e figuras geométricas uma vez que o aluno tem a possibilidade de intervir no processo educativo quando manipula essas figuras e constrói, junto com o professor, suas próprias definições dos objetos estudados. Nossa pesquisa foi pautada na busca pelo ensino de Matemática de qualidade, utilizando o geoplano quadrado como recurso pedagógico para garantir a tão almejada excelência no nosso sistema educacional. Não esquecendo do aspecto lúdico, aliado indiscutível para facilitar o processo de ensino e aprendizagem, principalmente nas séries do Ensino Fundamental.
- ItemA história da matemática como ferramenta para uma prática pedagógica crítica e significativa: um estudo bibliográfico(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Carvalho, Rian Lima Silva; Moitinho, Gisele Leão; Jesus, Gildelson Felício de; D’Esquivel, Márcio Oliveira; Mattos, Robson Aldrin LimaEste trabalho tem como objetivo central tratar sobre a História da Matemática como uma ferramenta essencial na promoção de uma prática pedagógica crítica e significativa para o ensino da disciplina Matemática, tendo em vista que ensino e aprendizagem da mesma, por vezes, é entendido como um conjunto de axiomas e teoremas que foram estabelecidos anteriormente e que são apenas repassados e trabalhados de maneira repetitiva. Nesse contexto, torna-se cada vez mais indispensável a busca por metodologias que despertem o interesse e a motivação dos educandos, proporcionando uma aprendizagem ativa e significativa. Uma abordagem histórica que desperta a curiosidade, estimula o questionamento e permite que os alunos enxerguem a matemática como uma ferramenta com poder e relevância em diversos campos do conhecimento humano. A pesquisa é de cunho qualitativo, cuja estratégia metodológica consistiu em realizar uma revisão bibliográfica criteriosa, por meio das plataformas digitais: Biblioteca Eletrônica Científica Online (SciElo), Banco de dissertações e teses da CAPES e Google Acadêmico. O presente trabalho enfatiza a importância do estudo da História da Matemática como um recurso pedagógico enriquecedor e um possível meio para despertar o interesse dos alunos pela disciplina matemática. Além disso, incentiva-se uma reflexão acerca de práticas pedagógicas inovadoras que estimulem e promovam uma aprendizagem significativa da matemática, proporcionando aos alunos uma visão mais abrangente e contextualizada.
- ItemA História estereotipada do negro nas escolas: uma análise a partir do livro “A Cor da Ternura”(Universidade do Estado da Bahia, 2018-01) Santos, Joelma de Jesus; Fernades, Maria Angélica Rocha; Ivo, Ivana Pereira; Silva, Zoraide PortelaEste trabalho constitui análise do livro A Cor da Ternura, da escritora Geni Guimarães, que objetivou, através do estudo do eu enunciador do livro, a identificação do reforço ao preconceito e do descaso das escolas na historicidade do negro. O livro analisado é de autoria de uma mulher negra que narra sua infância sofrida devido ao preconceito. Desta forma, anseia apontar uma metodologia de mediação que desconstrua estereótipos e que dê visibilidade à identidade do negro, tendo como foco principal a forma de mediação do professor em sala de aula. A metodologia usada nesta pesquisa compreende uma abordagem qualitativa de cunho bibliográfico, sendo utilizados como fundamentação teórica textos de Cavalleiro (2000); Duarte (2008); Guimarães (1998); Lima (2015); Munanga (1988/2001); Proença Filho (1997); entre outros que contribuíram sobremaneira para o produto final aqui veiculado.
- ItemA implementação do currículo de matemática do novo ensino médio no Colégio Estadual de Tanque Novo(Universidade do Estado da Bahia., 2024-12-20) Moreira, Leilson Silva; Souza, Maisa Silva; Jesus, Gildelson Felicio de; Mattos, Robson Aldrin Lima; Rocha, Júlio Max Xavier daEsta pesquisa analisa a implementação do novo currículo de matemática no Ensino Médio, com referência nas diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), tomando como estudo de caso o Colégio Estadual de Tanque Novo, na Bahia. O objetivo principal é compreender os impactos dessas mudanças para professores e alunos, explorando os desafios, possíveis avanços e retrocessos. A pesquisa é de cunho qualitativo e foi utilizado como instrumentos de coleta de dados um questionário objetivo aplicado aos alunos e uma entrevista estruturada aplicado aos professores. A investigação revelou que, apesar das propostas de flexibilização e itinerários formativos previstas pela Lei nº 13.415/2017, a reforma enfrenta limitações significativas, como a falta de investimento em infraestrutura escolar, ausência de formação adequada para docentes e carência de diálogo com a comunidade escolar. Essas deficiências têm gerado sobrecarga para professores e desinteresse dos estudantes, principalmente entre os de classes sociais mais vulneráveis, aprofundando desigualdades educacionais. Os resultados sugerem a necessidade urgente de investimentos em infraestrutura, formação continuada para os docentes e maior participação da comunidade escolar na formulação e implantação de políticas educacionais. Conclui-se que, embora a reforma do Ensino Médio traga propostas inovadoras, a ausência de suporte adequado limita seu potencial, destacando a importância de estratégias voltadas para a equidade educacional e melhoria do ensino público no Brasil.
- ItemA importância da estatística para sociedade: aplicação em engenharia civil(Universidade do Estado da Bahia, 2025-03-31) Silva, Emile Sande Batista; Santos, Marcelo dos; Rocha , Júlio Max Xavier da; Carvalho, Daniel Matos deEste trabalho aborda a importância da Estatística na Engenharia Civil, enfatizando sua aplicação na avaliação de riscos associados a projetos de estabilidade de taludes. A pesquisa destaca como a Estatística é uma ferramenta essencial para a análise da variabilidade dos parâmetros geotécnicos, fundamental para garantir a segurança e prevenir danos. A análise de dados sobre a estabilidade de taludes, utilizando métodos estatísticos, probabilísticos, permite um planejamento mais eficaz e robusto, contribuindo para decisões mais assertivas que impactam diretamente o bem-estar da sociedade. Por meio de modelos estatísticos, é possível quantificar a probabilidade de falha e estimar com maior precisão o fator de segurança das estruturas, proporcionando uma compreensão aprofundada das incertezas e variabilidades que influenciam os projetos de Engenharia Civil. Isso se torna particularmente relevante em um cenário em que desastres relacionados à instabilidade de taludes têm consequências devastadoras, resultando em perdas humanas. Assim sendo, os resultados aqui apresentados evidenciam que a aplicação de técnicas estatísticas não apenas aprimora a compreensão dos riscos, mas também promove um futuro mais seguro e sustentável ao assegurar que as obras atendam às necessidades sociais e protejam vidas e recursos naturais. Dessarte, a estatística se revela como uma ferramenta indispensável não só apenas para o desenvolvimento de infraestruturas resilientes, mas também para a promoção do bem-estar da sociedade como um todo.
- ItemA importância e aplicabilidade da matemática comercial e financeira no exercício da cidadania por parte dos consumidores(Universidade do Estado da Bahia, 2006) Pinheiro Sobrinho, Alberto Magna ; Oliveira, André Luiz Rocha; Leite, Angelita de SouzaObjetivando a importância que tem o aprendizado da matemática comercial e financeira para a conscientização do cidadão consumidor, mediante observações realizadas em bancos, financeiras e comércio em geral e de como a população consumidora faz suas transações financeiras e comerciais, percebemos que na maioria das vezes de forma inconsciente, sem conhecimento necessário ou formal, as pessoas não percebem se estavam ou não sendo lesadas. Desta forma foi possível perceber que a população não “enxerga” os artifícios que essas empresas utilizam para seduzir os clientes nessas transações, pagando altas taxas de juros que são cobradas e se preocupando apenas com as facilidades propostas. Considerando todas essas razões a evolução da matemática financeira pode estar diretamente ligada à conscientização do cidadão, sendo assim, ele precisa de uma formação adequada para exercer a sua cidadania. Durante o trabalho de campo, observamos que os consumidores estão mais conscientes dos seus direitos e buscando cada vez mais inserir a matemática no seu dia-a-dia como forma de também exercer a sua cidadania. Para tanto, a matemática comercial e financeira deveria ser trabalhada nas escolas de uma maneira que mostrasse ao indivíduo sua aplicabilidade, importância e o seu envolvimento crítico na sociedade.
- ItemA influência da religiosidade medieval na obra “O Auto da Compadecida” de Ariano Suassuna(Universidade do Estado da Bahia, 2017) Oliveira, Rafaela Ferreira de; Magalhães, Rozânia Alves; Silva, Lucélia Alves Magalhães; Fernandes, Maria Angélica RochaO presente estudo objetivou, evidenciar a existência da religiosidade medieval na obra O Auto da Compadecida, do autor Ariano Suassuna, refletindo sobre os principais aspectos que permeiam o viés de estudo escolhido, como as crenças, costumes, cultura, entre outras fortes características desse período tão fortemente marcado pela exacerbada fé Cristã. Este trabalho trata-se de uma pesquisa bibliográfica de cunho qualitativo amparada em Gil (2008); Boccato (2006); Oliveira (2009). Para o desenvolvimento da pesquisa, fez-se uso do aporte teórico de Vassalo (1993); Teixeira (2009); Ataíde (2007); Borba (2012) entre outros. Após a análise dos registros, obras que retratam o momento pesquisado, percebeu-se a forte presença dos traços religiosos medievais no Auto de Suassuna, deste modo, a pesquisa propõe perceber que O auto da Compadecida sofreu influência dos autos vicentinos, em especial o Auto da Barca do Inferno, entendendo que Gil Vicente retratou em seus autos os traços da época medieval. Através da análise proposta nesse estudo e do olhar minucioso sobre autos em questão, foi possível constituir laços entre o presente e o passado estabelecendo um diálogo entre obras de autores e tempos diferentes e distantes como o Auto da Barca do Inferno, escrita por Gil Vicente em 1517 e O Auto da Compadecida, de ariano Suassuna, de 1955. A intenção é de que o resultado obtido nesse trabalho provoque inquietações em seus leitores e impulsione novos estudos afim de construir novas teias de conhecimento.
- ItemA interferência da afetividade na aprendizagem matemática das alunas da 5ª série do colégio municipal Nice Públio da Silva Leite.(Universidade do Estado da Bahia, 2004) Pinheiro , Andréa Souza; Oliveira , José Amadeu Silva; Auxiliadora, Maria; Auxiliadora, MariaAlgumas crianças sentem dificuldade na aprendizagem matemática. Essas crianças geralmente consideram o professor de matemática como o mais “bravo”, vêem a aula de matemática como “chata”e na maioria das vezes, não conseguem entender a disciplina e resolver determinados problemas. Talvez exista uma barreira, que é transmitida por influência do meio e da própria família onde se cria um rótulo negativo em relação à matemática. O fato é que na maior parte dos casos a relação afetiva se dá de forma negativa e não positiva. Sendo assim, pode ser justamente esses sentimentos que as crianças guardam dentro de si, que possibilitem um sucesso ou não nessa relação. Essa questão afetiva inspirou a realização de uma pesquisa sobre a interferência da afetividade nesse processo de cognição. A investigação teve como finalidade, identificar alguns aspectos importantes relativos ao comportamento e proporcionar a análise de variáveis que pudessem interferir na vida afetiva e cognitiva do estudante.
- ItemA linguagem da propaganda na internet: corpo e formação do sujeito leitor e do sujeito consumidor(Universidade do Estado da Bahia, 2015) Santos, Ana Cláudia da Conceição; Pina, Patrícia Kátia da Costa; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Silva, Jorge Augusto de JesusA presente pesquisa estuda como a linguagem da propaganda na internet persuade o internauta utilizando o marketing do corpo e como isso interfere na formação do sujeito leitor e do sujeito consumidor. Temos como objetivo perceber como essas linguagens influenciam tanto na formação identitária quanto ao consumismo do individuo não letrado. Por isso, consideramos esta discussão relevante, dentro de espaços como escolas e das universidades, pois, o computador e a internet são veículos de comunicação que abrangem um grande público e podem ser excelentes instrumentos para mediação e formação do leitor consumidor. Com isso, utilizamos para balizar nossa pesquisa bibliográfica, os seguintes teóricos: Yunes (2002, 2003, 2009) e Freire (1999) para discussão da leitura e do letramento; Vestergaard; Schøder (2000) e Sandmann (2012) para discussão dos mecanismos da linguagem das propagandas de internet para convencimento do público alvo; Biz (2012) e Chauí (2006) que discutem a Ideologia midiática para manipulação de comportamentos e padrões de beleza da população; Hall (2006) e Baumam (2005) que discutem a Identidade do sujeito, influenciada pelo meio social que o individuo está inserido e também pela mídia; Munanga (2005) e Fanon (2008) para a etapa interpretativa das propagandas de cabelo afro influencia na construção da Identidade feminina negra; e, por fim, Canclini (1999, 2008) com os conceitos de leitor espectador e leitor consumidor.
- ItemA literatura indígena: rompendo a elaboração de estereótipos e a figuração do bom selvagem(Universidade do Estado da Bahia, 2018-07-16) Souza, Renata Lauton de; Ivo, Ivana Pereira; Ramos, Ricardo Tupiniquim; Silva, Zoraide PortelaSabe-se que, por mais de 500 anos, a história dos povos indígenas do Brasil têm sido tecida por bocas e mãos de não índios, e guiadas por características do colonialismo europeu. Nesse processo, algumas imagens foram cristalizadas em torno da ideia do bom selvagem, o filho da natureza; isento do mal, nu de vestimentas e malícias, mas também o que não pode ser considerado civilizado. Por conseguinte, há uma reprodução de inverdades a respeito desses povos, suas línguas (quase sempre representadas como defectivas), sua religiosidade (por vezes associada ao tenebroso, quando não ao demoníaco), além da ideia de concebê-los como um povo único. No período do chamado Romantismo – em que se buscava a essência da cultura brasileira, os ameríndios passaram a assumir, convenientemente, o protagonismo da representação do que é puramente nacional, passando a ser vistos e retratados com outros olhos e mãos, agora de forma delicada, como é o caso do romance Iracema, de José de Alencar, embora alguns estereótipos sejam ainda tão marcados nas representações sobre eles. Considerando essas representações, sobretudo o distanciamento delas da realidade das nações indígenas do Brasil, indagamos sobre como rever e propor novos olhares sobre esses povos, suas culturas e línguas, assumindo, em especial, a inserção de uma literatura autóctone no cenário brasileiro. Nos últimos anos, alguns escritores autóctones têm iniciado uma produção literária, que retrata o seu modo de ver e de estar no mundo, como é o caso do Guarani Olívio Jekupé, que apresenta uma produção literária nativa, ainda desconhecida no país. Diante disso, esse trabalho pretende dar visibilidade a uma produção literária autóctone, que pode ser inserida nas leituras apresentadas nas redes de Ensino Básico.
- ItemA literatura marginal presente na obra Capão Pecado: um retrato do lado “sem lei” da grande cidade(Universidade do Estado da Bahia, 2020) Falcão, Paula Carolina Reis; Brito , Rogério Soares; Marques, Zélia Malheiro; Santos , Sidnay Fernandes DosEste trabalho tem como objeto de estudo a obra Capão Pecado (2016), escrita por Reginaldo Ferreira da Silva, mais conhecido como Ferréz. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com autores que discutem sobre a Literatura Marginal, como Antônio Hohlfeldt, Robert Ponge e Sérgius Gonzaga, presentes no livro Crítica Literária em nossos dias e Literatura Marginal (1981); e sobre a formação da literatura brasileira, com estudos de Alfredo Bosi (1970), Antônio Cândido (2006) e José Guilherme Merquior (2014). Para compreender a literatura marginal presente na obra Capão Pecado, houve debates sobre a formação da literatura brasileira e as características dos cânones, chegando à conclusão de que todas as definições opostas às obras canônicas pertenciam a uma literatura marginal. Para definir os elementos que constroem a manifestação literária em destaque foi necessário estudar a obra e a vida do escritor, o que nos levou a discussões do enredo, biografia do autor, linguagem e processos editoriais. Com o intuito de mostrar como os personagens são de suma importância para a definição da literatura, analisamos algumas personalidades e constatamos características que contribuíram para a formação das suas identidades.