Graduação
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Navegando Graduação por Palavras-chave "Aprendizagem"
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- ItemGeometria dinâmica no ensino de geometria: Uma abordagem sobre sua importância(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Célia Fernandes da; Azevedo , Marco Túlio Santos de; Felipe, Francisco Flávio Alves; SousaEste trabalho incentiva o uso de Geometria Dinâmica aos professores por meio de recursos tecnológicos oferecidos pelos softwares educativos que auxiliam nas aulas de Geometria e possibilitam maior interesse, participação, senso investigativo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no aluno ao se deparar com os conceitos e definições dos conteúdos de Geometria. Neste caso foi investigado o comportamento dos alunos de 7ª e 8ª séries no Laboratório de Informática da UNEB, um ambiente de aprendizagem mediado pelo computador, e o campo a ser pesquisado é esse ambiente. Com auxilio de pesquisa bibliográfica,com base principalmente em pesquisas realizadas por Gravina e Penteado sobre a importância do uso da geometria dinâmica, foi realizada a pesquisa naturalista ou de campo. São apresentadas considerações sobre o processo de evolução da geometria, a situação do ensino de geometria, benefícios das novas tecnologias e sugestões de softwares de construção e visualização de figuras geométricas tais como o GeoGebra e o Polyque promovem dinamismo as aulas.
- ItemMatemática dos conhecimentos escolares às práticas cotidianas: o caso dos estudantes/feirantes da cidade de Pindaí – BA(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Xavier , Fábio Júnior Rodrigues; Gomes, Lucas dos Santos Souza; Fernandes , Jussara; Benevides da Silva , JosiasEm sua essência, aborda a aprendizagem da matemática fora do ambiente escolar, como é construído o conhecimento e quais são as reais causas da não aprendizagem dos alunos no sistema formal de ensino, dando principal enfoque às atividades dos feirantes da cidade de Pindaí, às práticas de compra, venda e tarefas que envolvam o uso do raciocínio para solucionar situações-problema próprios da vida dos estudantes/vendedores das feiras livres inseridos na realidade do município. Contudo, existem dois tipos de matemática: A formal, que é aquela em que se ensina na escola e é mais rigorosa, simbólica e metódica; já a outra, a informal, que é bem mais simples e prática, além de estar presente em quase tudo que fazemos durante a vida. Foi constatado neste trabalho que os educandos sentem dificuldades em relacionar situações abstratas em concretas e vice-versa, mas também que eles se saem muito melhor e sentem-se mais empolgadas em situações teoricamente concretas do que abstratas, então porque não fazer disto uma arma para tentar-se pelo menos acabar com esta falta de interesse e quase que geralmente o fracasso escolar em quase todas as disciplinas da área de Exatas e no caso em especial a Matemática.
- ItemOs números na história da matemática(Universidade do Estado da Bahia, ) Portella, Ana Maria de Castro Neves; Oliveira, Danila da Silva; D’Esquível, Márcio; David , Magda Souza Braga; Sousa , Givaldo Vieira deO presente trabalho apresenta um estudo sobre os números na história da matemática e busca relacionar, no decorrer do processo histórico, a necessidade de contar, atividade inerente ao desenvolvimento das atividades humanas, com o ensino e aprendizagem do conceito de número pela criança na quinta série do Ensino Fundamental. Desse modo, aponta para um ensino de matemática mais eficaz a partir da compreensão de que este deve estar inspirado em nossas necessidades, na realidade e em nosso momento histórico. Contudo, é a partir da investigação da história da matemática e ao longo de sua evolução que se propõe refletir e estabelecer a importância de sua contribuição para o ensino e aprendizagem e para a busca de melhorias necessárias para as diversas situações cotidianas. Analisa-se, então, a relação matemática-história, propondo-se trabalhar os aspectos formais e racionais do ensino dos números na quinta série do Ensino Fundamental, haja vista que o ensino da matemática fundamentado na concepção da matemática como conhecimento historicamente constituído e que se reconstrói a cada instante, assemelha-se ao processo de construção do conhecimento na criança.