Bacharelado em Ciências Contábeis - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - DCH9 por Palavras-chave "Contabilidade gerencial"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância da contabilidade gerencial para a tomada de decisões estratégicas: estudo de caso em uma empresa de manutenção aeronáutica(Universidade do Estado da Bahia, 0014-12-24) Ribeiro, Larissa Dias; Batista, Antonio Barbosa; Batista, Antonio Barbosa; Marinho, Delyana Santana de Britto; Lima, Jerônimo Mascarenhas deO presente trabalho aborda a relevância da contabilidade gerencial como ferramenta estratégica para a tomada de decisões em uma empresa de manutenção aeronáutica. O estudo tem como objetivo principal analisar como os instrumentos e relatórios gerenciais podem contribuir para uma gestão mais eficiente e fundamentada, especialmente em um setor tão especializado e competitivo. Através de um estudo de caso, foram avaliados indicadores financeiros e operacionais, como o ponto de equilíbrio, a margem de contribuição, o grau de alavancagem operacional (GAO), o fluxo de caixa e os índices de liquidez. Os resultados revelaram que a aplicação da contabilidade gerencial permite maior clareza sobre a rentabilidade, a alocação de recursos e os riscos financeiros, promovendo a sustentabilidade e a competitividade organizacional. Conclui-se que a contabilidade gerencial é indispensável para gestores que desejam tomar decisões estratégicas baseadas em dados concretos, especialmente em mercados exigentes e tecnicamente complexos, como o de manutenção aeronáutica.
- ItemContabilidade gerencial: como Ferramenta de gestão na tomada de decisão dos gestores empresariais(Universidade do Estado da Bahia, 2024-12-18) Silva, Tamile Tâmara Santos da; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Lima, Jerônimo Mascarenhas; Cerqueira, Pedro Auusto BitencourtO presente estudo teve como principal objetivo identificar as principais ferramentas da contabilidade gerencial utilizadas para a tomada de decisão. A contabilidade não foi entendida da forma que é apresentada atualmente, porém, com a evolução da sociedade, a contabilidade foi evoluindo e se adaptando conforme as necessidades de cada época. A Contabilidade Gerencial é um ramo que tem por objetivo estudar, controlar e analisar as diversas mudanças do patrimônio, além de apresentar modelos que abrangem a gestão empresarial, promovendo flexibilidade para os gestores no alinhamento das estratégias do negócio, ofertando um maior suporte para o processo decisório. Esse trabalho busca responder a seguinte pergunta: Como a contabilidade gerencial pode influenciar no processo de tomada de decisão dos gestores nas empresas? Nesse contexto, a contabilidade pode fornecer muitas informações através de seus relatórios, no entanto, é na análise financeira que o gestor tem acesso aos fatos que acontecem na empresa, através da análise das demonstrações contábeis, onde é apresentado um conjunto de dados que são transformados posteriormente em índices e indicadores financeiros, contendo a conclusão do analista, sendo necessário ter uma atenção especial no que se diz respeito aos números que são inseridos no sistema, pois eles precisam ser confiáveis, permitindo ao gestor obter dados reais referentes à empresa. Como metodologia para este trabalho, foi elaborado um estudo bibliográfico, a partir de autores referência na temática, assim, aprofundando os dados literários. O resultado obtido foi convincente, uma vez que foram alcançados os objetivos e a problematização.
- ItemContabilidade gerencial: uma ferramenta indispensável na geração de informação para o microempresário(2022-06-09) Oliveira, Pablo Alves de Carvalho; Lacerda, Celso Almeida de; Lima, Jeronimo Mascarenhas; Cerqueira, Pedro Augusto BittencourtO presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma as informações geradas pela contabilidade gerencial auxiliam no crescimento de micro e pequenas empresas. Realiza-se uma pesquisa bibliográfica, onde são consultados na literatura da área os principais autores, e suas contribuições, para a construção da base do conhecimento prévio sobre o tema, além da utilização de modelos fictícios de demonstrações contábeis na exemplificação do uso de índices e indicadores financeiros. Para alcançar o objetivo proposto é pesquisado e abordado os pressupostos teóricos que fundamentam as práticas de contabilidade gerencial, as classificações de micro e pequenas empresas no Brasil, os índices e indicadores de desempenho das entidades, e como através de análises estas informações podem ser exploradas. Diante disso, verifica-se como resultados, a existência de instrumentos eficientes de gestão e ferramentas de análise que podem ser usados pelo microempresário para acompanhar a saúde financeira da empresa, constatando-se a utilidade das informações contábeis gerenciais na manutenção da continuidade de médios e pequenos negócios.
- ItemO impacto da contabilidade gerencial no processo decisório das micro e pequenas empresas(Universidade do Estado da Bahia (UNEB), 2025-07-25) Cruz, Jeferson Caique Gomes da; Lacerda, Celso Almeida de; Cerqueira, Pedro Augusto Bittencourt; Esquível Filho, Fernando das DoresEste trabalho tem como objetivo: Analisar como a contabilidade gerencial pode contribuir no processo decisório das micro e pequenas empresas. A contabilidade gerencial é uma ferramen-ta estratégica que auxilia os gestores na tomada de decisões, proporcionando informações de-talhadas e relevantes sobre a saúde financeira e operacional da empresa. Em um cenário de constante mudança e desafios, as MPEs enfrentam dificuldades em relação à gestão financei-ra, planejamento e competitividade. Nesse contexto, a utilização eficaz das informações con-tábeis torna-se essencial para otimizar a gestão e garantir a sustentabilidade e o crescimento dos negócios. A pesquisa aborda como as práticas de contabilidade gerencial, como a elabora-ção de orçamentos, a análise de custos, a projeção de resultados e o acompanhamento de indi-cadores financeiros, podem melhorar a tomada de decisões nas MPEs. A revisão de literatura inclui estudos que destacam a importância da contabilidade para a gestão estratégica, enfati-zando o papel dos relatórios financeiros, dos índices de rentabilidade, liquidez e endividamen-to na definição de ações e estratégias empresariais. A metodologia deste estudo deu-se através de pesquisa bibliográfica, baseada em estudos realizados em livros, artigos e sites, no contexto da abordagem qualitativa. Os resultados indicam que, embora muitas dessas empresas reco-nheçam a importância da contabilidade gerencial, ainda há uma utilização limitada dessas fer-ramentas devido à falta de conhecimento técnico e recursos para implementá-las de forma efi-caz. O resultado obtido foi convincente, uma vez que foram alcançados os objetivos e a pro-blematização.