Bacharelado em Ciências Contábeis - DCH9
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - DCH9 por Data de Publicação
Agora exibindo 1 - 8 de 8
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAtividade financeira do Estado e corrupção pública: uma revisão bibliográfica.(2020-12-29) Barreto, Bruna Severiana de Oliveira; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Leitão, Carlos Alberto; Azevedo, Sergivado Bispo deA atividade financeira tem como objetivo obter recursos para o sustento do estado, ou seja, para que o estado tenha autonomia é necessária uma administração das obtenções de receitas, é nesse ponto que podemos correlacionar a pratica corruptiva dos agentes da sociedade, sejam eles políticos, públicos ou privados. O tema corrupção está em alta nas discussões centrais do poder público brasileiro, porém, esta pesquisa visa aprofundar suas consequências na atividade tributária. Por ser vulnerável e ter uma capacidade econômica relevante atrai as mais variadas condutas classificada como corrupta para usufruir de seus recursos, com o intuito de subtrair e desviar receitas que foram arrecada por meio desta atividade trazendo danos ao Erário Público.
- ItemA gestão contábil: um diferencial para potencializar o crescimento do microempreendedor individual.(2020-12-29) Jesus, Marcela Santiago de; Espinheira, Eduardo Luiz D'andrea; Ferraz, Carlos Alberto Leitão; Azevedo, Sergivaldo Bispo deO empreendedor é aquele que aproveita as oportunidades e propõe algo novo, trazendo inovações aos produtos e serviços. Os empreendedores proporcionaram uma revolução na forma de consumir, vender e na geração de trabalho e renda. Muitos se arriscam no trabalho informal por enxergarem a formalizaçãoburocrática e com tributação alta. Afim de apoiar e incentivar o empreendedorismo o governo passou a investir em políticas públicas voltadas ao pequeno negócio e a sua formalização. A criação da figura do Microempreendedor individual - MEI é revolucionária pois alcança muitos potenciais empresários informais que se identificam com o MEI e enxergam a possibilidade de regularizar suas atividades empresariais de forma desburocratizada e com baixo custo mensal. A formalização como MEI amplia as possibilidades empresariais do empreendedor e também traz importantes responsabilidades financeiras e tributárias. Os Microempreendedores Individuais, em sua maioria, são pessoas que não tem experiência anterior no ramo empresarial, com pouco ou nenhum conhecimento na área gerencial, financeira ou tributária. Essa realidade traz riscos para a sobrevivência da empresa pois em decorrência da tomada de decisão errada pode sofrer sérios prejuízos e resultar até na falência do seu negócio. Diante desses fatos, como objetivo geral desta pesquisa, buscou-se apresentar o papel da gestão contábil como destaque no processo de formalização e no desenvolvimento das atividades do MEI, com o papel de orientação e utilização de ferramentas contábeis que permitem o controle das atividades financeiras, os atendimentos das obrigações financeiras e fiscais afim de ter um crescimento e amadurecimento do empreendimento. Neste intuito a metodologia aplicada foi a pesquisa bibliográfica como instrumento para coleta de dados, através de diálogo entre diversos autores que tratam do empreendedorismo, informalidade, mortalidade das empresas, microempreendedorismo Individual e sobre o papel da gestão contábil dentro das empresas. Utilizandoo método descritivo é realizado a investigação de uma série de informações sobre o tema e é descrito as características e comportamentos de modo a apresentar a relação entre elas. Após análise dos dados obtidos, ficou evidenciado que o contador é indispensável também ao Microempreendedor individual, em todos os processos da empresa tanto ao decidir formalizar para receber as informações dos seus direitos e obrigações quanto durante todo o processo da sua empresa auxiliando sobre qual o melhor caminho afim de se manter no mercado e possa avançar com segurança.
- ItemContabilidade e tecnologia: uma breve análise da contabilidade digital nos tempos de pandemia(2021-12-10) Ell, Tanise Yasmin; Brito , Leandro de Carvalho de; Pinto, Airton Pereira; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Cerqueira, Pedro Augusto BittencourtA tecnologia exerce um papel muito importante nos dias de hoje, o mundo como conhecemos mudou muito com a revolução da tecnologia, o fluxo de trabalho aumentou, e muitas ferramentas surgiram tornando o ambiente corporativo muito diferente das décadas anteriores, com a profissão contábil não foi diferente, o mundo globalizado passou a exigir muito do profissional, não só do ponto de vista ético, e de aprimoramento de competências mais complexas, mas também no uso e domínio de inúmeras tecnologias sobretudo sistemas. Podemos categorizar a seguinte estudo como uma pesquisa exploratória e descritiva, envolvendo também um levantamento documental, e bibliográfico, e uma entrevista estruturada afim de colher dados quantitativos. No ano de 2019 uma pandemia jamais vista se alastrou pelo planeta, mudando o rumo da humanidade, este estudo se preocupa e explicar o papel da tecnologia para o exercício da profissão contábil, tanto quanto em analisar as mudanças ocorridas durante a pandemia sob a perspectiva do uso das ferramentas tecnológicas. O trabalho assume importância acadêmica e social, e busca responder a seguinte pergunta: Qual a importância da tecnologia para a contabilidade na atualidade? O objetivo geral do estudo é, esclarecer os pontos fundamentais a respeito da do uso da tecnologia na contabilidade. Os objetivos específicos são concomitantemente, tratar dos aspectos gerais da ciência, entender a importância da tecnologia na contabilidade meio a pandemia, compreender como o Contador tem lidado com as Mudanças. O estudo nos mostra que mesmo pessoas que não atuam na área contábil, consideram a grande evolução da tecnologia no meio e sua grande importância também, principalmente por conta dos últimos anos em que toda humanidade vem passando por essa grande epidemia, que é o Covid-19. O que nos mostra que precisamos sempre estar em busca de novidades tecnológicas, pois não sabemos quando precisaremos.
- ItemContabilidade Gerencial: uma ferramenta indispensável na geração de informação para o microempresário(2022-06-09) Oliveira, Pablo Alves de Carvalho; Lacerda, Celso Almeida de; Lima, Jeronimo Mascarenhas; Cerqueira, Pedro Augusto BittencourtO presente trabalho tem por objetivo analisar de que forma as informações geradas pela contabilidade gerencial auxiliam no crescimento de micro e pequenas empresas. Realiza-se uma pesquisa bibliográfica, onde são consultados na literatura da área os principais autores, e suas contribuições, para a construção da base do conhecimento prévio sobre o tema, além da utilização de modelos fictícios de demonstrações contábeis na exemplificação do uso de índices e indicadores financeiros. Para alcançar o objetivo proposto é pesquisado e abordado os pressupostos teóricos que fundamentam as práticas de contabilidade gerencial, as classificações de micro e pequenas empresas no Brasil, os índices e indicadores de desempenho das entidades, e como através de análises estas informações podem ser exploradas. Diante disso, verifica-se como resultados, a existência de instrumentos eficientes de gestão e ferramentas de análise que podem ser usados pelo microempresário para acompanhar a saúde financeira da empresa, constatando-se a utilidade das informações contábeis gerenciais na manutenção da continuidade de médios e pequenos negócios.
- ItemA importância do controle interno para a gestão pública municipal na tomada de decisão.(2022-07-08) Ferreira, Glaciene de Souza; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Brito, Leandro de Carvalho de; Cassol, Nilvo LuizO Controle Interno na gestão pública é fundamental para se atingir resultados favoráveis e base de dado segura e de grande relevância para os gestores. Este trabalho tem como tema a importância do Controle Interno para a gestão pública municipal na tomada de decisão, tendo como objetivo verificar os principais mecanismo/ferramentas de Controle Interno para a gestão na tomada de decisões, bem como forma de fornecer ao cidadão a informação e a documentação relativa aos gastos públicos. A metodologia utilizada neste estudo foi através de pesquisa bibliográfica. Os livros, artigos científicos, monografias, teses e dissertações obtidas por meio da internet constituíram o material básico para elaboração deste trabalho. Adota-se nesta pesquisa uma abordagem dedutiva à medida que a pesquisa irá progredir das teorias gerais para uma observação mais precisa do tópico e questão de pesquisa. No que tange a abordagem, é qualitativa. É através do Controle Interno que há atualização das informações, prevenção e correção de possíveis erros, proporcionando melhores condições para a gestão na gerencia dos recursos públicos, bem como para a população na garantia dos serviços públicos.
- ItemLei Geral Proteção de Dados (LGPD): o impacto da lei nos escritórios de contabilidade(2022-07-19) Maia, Thaise Brasil dos Santos; Cerqueira, Pedro Augusto B.; Lacerda, Celso; Mascarenhas, JerônimoEste trabalho trata do papel social da Lei Geral de Proteção de Dados, Lei nº 13.709, promulgada em 14 de agosto de 2018, conhecida como LGPD. Foi utilizado a modalidade de pesquisa a bibliográfica para analisar situações contemporâneas. Quanto à proteção de dados pessoais, é verificado como a nova lei surgiu, diante de situações que os escritórios de contabilidade possam ser expostos. Notavelmente, o Brasil carece de tal lei, pois o país possuía uma falha na legislação afim de proteger os dados do usuário. Com a criação desta lei, toda e qualquer operação de coleta e processamento de todos e quaisquer dados ou informações estará sujeito ao escrutínio do ordenamento jurídico nacional. Diante do avanço da tecnologia e da velocidade do compartilhamento de dados, verifica-se a importância do estudo da Lei Geral de Proteção de Dados na área contábil. Todo este é um tema amplo, por isso optou-se por limitar a uma análise em aplicar as leis acima no trabalho diário dos profissionais da área contábil. O objetivo geral do estudo é analisar o impacto da implementação da Lei Geral e como os profissionais de contabilidade proteja os dados no dia a dia dos profissionais pesquisando a legislação. e como objetivos específicos: estudar os aspectos legislativos, analisar as principais mudanças na área contábil e determinar o impacto dessas mudanças na rotina contabilidade.
- ItemLei de Responsabilidade Fiscal e os gastos com a saúde no município de São Desidério no período de 2017 a 2020(2022-07-20) Vieira, Jéssika Naves; Esquivel Filho, Fernando das Dores; Cassol, Nilvo Luiz; Brito, Leandro de Carvalho deA Lei de Responsabilidade Fiscal é um dos mais importantes instrumentos para nortear a administração pública. Presume-se que todos os gestores públicos tenham compromisso com o orçamento, agindo de forma planejada a fim de cumprir as metas estabelecidas nos modelos orçamentários brasileiros – PPA, LDO E LOA, e evitar o endividamento público. Levando em consideração os instrumentos de planejamento e orçamentários, esta pesquisa tem o objetivo de analisar os gastos com a saúde no município de São Desidério. A metodologia utilizada consiste em pesquisa no portal da transparência do respectivo município e também no Tribunal de Contas dos Municípios do Estado da Bahia, analisando o valor gasto com a saúde e se foi cumprido o mínimo exigido de 15%. Ao final do trabalho é perceptível que o município de São Desidério cumpriu o mínimo exigido para gastos na saúde nos quatro anos analisados, e que a cada ano houve aumento na aplicação dos recursos para a saúde.
- ItemA avaliação da Aprendizagem Escolar: Instrumentos e Finalidades(Poliana Silva dos Santos, 2024-07-22) Santos , Poliana Silva dos; Dias , Andressa dos Reis Rocha; Silva , Darto Vicente da; Santos, Neiva Pereira dos; Santos, Josânia SilvaA presente pesquisa tem como objetivo investigar o conceito de avaliação da aprendizagem, seus instrumentos e finalidades. Para tanto, discutimos o conceito de avaliação, os instrumentos de coleta de dados e os instrumentos de avaliação e uma reflexão sobre os mesmos. Os principais teóricos trabalhados foram Luckesi (2005), Luckesi (2011), Libâneo (2013), Perrenoud (2004), Neto e Aquino (2009), Moretto (2002) e Moraes (2011). Como resultado da pesquisa, tivemos: formulação do conceito de avaliação de aprendizagem; caracterização dos diversos instrumento de avaliação; assim como, a reflexão sobre os diversos instrumentos de avaliação e de aprendizagem.