Dissertações não defendidas na UNEB
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Navegando Dissertações não defendidas na UNEB por Palavras-chave "Aliança para o Progresso Regime Militar"
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- ItemEscola Polivalente San Diego: um estudo de caso na história e memória da educação brasileira em Salvador Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2005-10-07) Araújo, José Alfredo de; Heredia, Edmundo Aníbal; Menezes , Jaci Maria Ferraz de; Santana , Charles D'AlmeidaA educação, como sabemos, é política e ideológica, e, como parte da história humana, é produto de seu tempo. Ou seja, a educação para formar o sujeito histórico, por meio das escolas oficiais, tem estado historicamente de acordo com as necessidades e os interesses dos grupos dominantes em sociedade. No caso brasileiro aqui estudado, a história tem provado que, quando a educação é voltada para a formação do povo, do trabalhador, ela é diferente daqui já que é dada aos mais privilegiados. Portanto, se a educação é política e ideológica, é importante, então, pensar a escola e conseqüentemente a educação não de uma forma historicamente linear, mas percebê-la em ciclos históricos, momentos históricos onde as questões políticas, econômicas, sociais e culturais vão influenciando o modelo de escola e educação que será colocado em prática. Assim, neste trabalho, procura-se resgatar por meio da história e memória da educação brasileira e baiana, as relações políticas internacionais que levaram à criação e à implantação do modelo de educação e Escola Polivalente no Brasil e, conseqüentemente, a implantação da Escola Polivalente San Diego, nos Alagados. Faz-se necessário, portanto, saber se sua criação foi conseqüência da política internacional da Aliança para o Progresso e o Regime Militar instalado no Brasil pós-1964. Para se obter tal resposta, foi escolhido o espaço temporal de 1946, data em que se iniciou o processo de invasão dos Alagados (local em que foi implantada a Escola Polivalente San Diego), passando pela década de 60, quando a Aliança para o Progresso intensificou sua política de ajuda ao Brasil por meio das agências financiadoras, e entre elas destacando-se, neste trabalho, a USAID, que financiou os projetos de educação no Regime Militar implantado em 1964 no Brasil. Finalmente, para a compreensão do problema deste trabalho chega-se à década de 70, especificamente 1972, quando então foi criada a Escola Polivalente San Diego, objeto desta pesquisa. Neste periodo histórico, procura-se deixar claras as diversas relações políticas internacionais que levaram à criação e à implantação da Escola Polivalente San Diego nos Alagados, bairro do Uruguai em Salvador, Bahia.