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Navegando Graduação por Palavras-chave "Anos iniciais"
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- ItemGêneros textuais e letramento: ánalise de conteúdo da coleção Bem-Me-Quer Mais Língua Portuguesa(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-16) França , Daiane Berto; Porto, Helânia Thomazine; Santos, Ireni Alves dos; Pereira, Priscila AlvesNas últimas décadas, o trabalho com os gêneros textuais passou a ocupar um espaço importante nas discussões sobre o ensino de Língua Portuguesa, principalmente nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Isso aconteceu por causa das mudanças na forma como as pessoas se comunicam: da conversa falada para os textos escritos, do papel para as telas. Os gêneros se multiplicaram, mudaram de formato, apareceram em novos lugares, inclusive na sala de aula. Marcuschi (2008) aponta que essa variedade ampliou bastante os tipos de textos que circulam na escola e no dia a dia. Diante desse contexto, formulou-se as seguintes perguntas de pesquisa: Qual a importância dada aos gêneros textuais na organização da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa? Quais os gêneros textuais mais recorrentes nos livros didáticos desta coleção? Em que medida os gêneros recorrentes contribuem para a formação leitora dos(as) estudantes? A partir dessas problemáticas, definiu-se como objetivo geral: Analisar o tratamento didático-pedagógico dado aos gêneros textuais nos livros didáticos da coleção Bem-me-quer mais língua portuguesa, no que se refere ao desenvolvimento de competências leitoras e ao letramento literário. Para a realização deste estudo, adotou-se a pesquisa de natureza quanti-qualitativa, apoiada nos pressupostos teóricos da Análise de Conteúdo (AC), de Laurence Bardin (1977), considerando dialéticas estabelecidas em estudos dos seguintes teóricos: Bakhtin (1997), Marcuschi (2008), Antunes (2008), Soares (2009) e Cosson (2014). O estudo apontou para a importância de se propor atividades que estimulem o protagonismo dos(as) alunos(as), incentivando a criação, a expressão pessoal e a reflexão crítica, elementos importantes para o fortalecimento do letramento literário e para uma formação leitora mais ativa.
- ItemPercepções das bolsistas de iniciação à docência do PIBID (2022 a 2024) sobre suas experiências com as tecnologias digitais na sala de aula.(Universidade do Estado da Bahia, 2025-08-14) Viana, Rutielhe da Cruz; Santos, Elzicléia Tavares; Pereira, Priscila Alves; Carvalho, Luzeni Ferraz de OliveiraEste Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) buscou compreender as percepções das bolsistas de Iniciação à Docência (IDs), no tocante às experiências, desafios e aprendizados no desenvolvimento das práticas interdisciplinares com as tecnologias digitais no subprojeto do PIBID/Pedagogia: “Cultura digital e tecnologias digitais móveis: práticas interdisciplinares no Ensino Fundamental”. Além disso, buscou-se conhecer de que forma essa vivência contribuiu para a formação das licenciandas. O subprojeto em questão era vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e foi desenvolvido no curso de Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação, Campus X, entre os anos de 2022 e 2024. A pesquisa foi fundamentada nos princípios da abordagem qualitativa e como instrumento metodológico, foi realizado um questionário junto às bolsistas que participaram do subprojeto do PIBID/Pedagogia no período de sua vigência. A análise se deu a partir das percepções sobre a experiência das 21 bolsistas do PIBID/Pedagogia que responderam ao questionário voluntariamente. A análise se deu a partir das informações produzidas das respostas nos questionários em consonância com os objetivos da pesquisa e os estudos teóricos. Os resultados da pesquisa evidenciaram que nas três escolas municipais, nas quais o subprojeto PIBID/Pedagogia atuou, havia escassez de equipamentos tecnológicos, ausência de laboratório de informática, notebooks e Tablets em número reduzido para as turmas, instabilidade da rede wifi disponibilizada. Tal realidade constituiu uma significativa barreira enfrentada pelas bolsistas que criaram estratégias para adequar as atividades propostas com o contexto da escola. Nas falas das bolsistas foi possível perceber que suas percepções sobre a concepção de uso da tecnologia na educação foram ampliadas, sinalizando que a vivência no subprojeto permitiu construir uma visão crítica e contextualizada do ensino público e as limitações no acesso e uso das tecnologias digitais na educação. Participar de um subprojeto voltado ao uso das tecnologias digitais no contexto escolar escasso de recursos, fragilizou as atividades propostas, ao mesmo tempo que fez com que as bolsistas aproximassem da realidade da escola dos anos iniciais do Ensino Fundamental e vivenciassem as dificuldades das professoras regentes, ampliando suas experiências e conhecimento da dinâmica escolar durante o processo formativo no Curso de Pedagogia. Dessa maneira, a vivência no subprojeto PIBID/Pedagogia, contribuiu no fortalecimento da escolha das licenciandas pela docência e na permanência no curso devido a contribuição da bolsa.