Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité
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Navegando Campus XIV - Departamento de Educação (DEDC) - Conceição do Coité por Palavras-chave "África"
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- ItemAs representações do Continente Africano nas histórias em quadrinhos: Uma análise historiográfica de “Tintim na África”(UNEB, 2014) Silva, Paulo Rodrigo Ferreira; Lima, Marciano de França; Boas, Antonio Vilas; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de CarvalhoObjetiva-se nessa pesquisa debater sobre as principais representações do Continente Africano na História em Quadrinhos “Tintim na África”. Este trabalho é motivado ainda, pelo interesse de desconstruir visões estereotipadas sobre o Continente, a partir de uma visão que interpreta a cultura e os acontecimentos ligados a ela sendo moldados por construções sociais. Usaremos “Tintim na África”, e a análise de suas imagens, como um meio de discutir as questões de representações, especificamente sobre o Continente Africano. Para tanto, é necessária uma discussão que envolva a Historiografia sobre o Continente, criando assim, novas possibilidades de interpretarmos a África, e ao mesmo tempo, entendermos quais fatores, na maioria das vezes equivocados, foram crucias para a maneira que os africanos foram rotulados e interpretados no mundo. A análise do texto e das imagens de “Tintim na África” atua como um intermédio entre o conceito de representação e as problemáticas historiográficas.
- ItemMas, afinal de contas, de que África estamos falando? o continente africano entre o senso comum e a historiografia(Universidade do Estado da Bahia, 2014) Silva Filho, Osvaldo Sampaio; Araújo, Maria Cezarela Oliveira de Carvalho; Boas, Antonio Vilas; Lima, Ivaldo Marciano de FrançaEste artigo tem o objetivo de discutir o Continente africano com olhar historiográfico, devidamente, pautado em discussões teóricas que vão de encontro ao senso comum uma vez que este traz incoerências e inconsistências em discursos que fogem dos caminhos das pesquisa científica concernentes ao Oficio do historiador. Em momento algum, este trabalho foi construído com a intenção de não levar em conta opiniões não fundamentadas na pesquisa científica, mesmo porque tudo é história. O presente trabalho deseja ressignificar os estudos sobre o continente africano pela necessidade pujante de cultivar alunos, principalmente, de ensino médio, sobre a importância de se estudar África descolado de ideias impregnadas na sociedade, na qual há uma cooptação que transforma a História da África com a História do Brasil, sem distinções. A História da África está consubstanciada com a História brasileira, contudo este Continente possui suas próprias características como todos os outros continentes.