Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "Adolescente"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAssociação entre baixo rendimento escolar de adolescentes, variáveis socioeconômicas, sexuais e o consumo de bebidas alcoolicas(Universidade do Estado da Bahia, 2018) Jesus, Jórdan Santos de; Bispo, Tânia Christiane FerreiraIntrodução: O sistema educacional brasileiro enfrenta vários desafios, dentre eles, o baixo desempenho escolar, que culmina em altas taxas de reprovação e evasão dos escolares. É crucial a discussão em torno da reprovação e seus efeitos deletérios sobre a trajetória dos adolescentes bem como sua influência na evasão e na intensificação das desigualdades educacionais. Objetivo: Verificar associação entre baixo rendimento escolar, variáveis socioeconômicas, sexuais e consumo de bebidas alcoólicas por adolescentes. Métodos: Trata-se de uma pesquisa quantitativa, do tipo corte transversal. Realizada em uma escola pública da rede estadual de ensino, localizada em um bairro periférico da cidade de Salvador, Bahia, com 239 adolescentes. Foi realizada analise descritiva e inferencial. Para investigar a as associações entre as variáveis foram utilizadas tabelas de contingência com qui quadrado (x2). Para estes cálculos foi utilizado o programa Stata versão 12. Resultados: O estudo revelou associação positiva e com significância estatística entre reprovação escolar com as seguintes variáveis: o consumo de bebidas alcoólicas (p= 0,02), já ter tido a primeira experiência sexual (p= 0,00) e não fazer uso regular de preservativo (p= 0,02). Conclusão: A reprovação escolar tem associação com o consumo de bebida alcoólicas, com a iniciação sexual e a não utilização de preservativos. É urgente a necessidade de adoção de ações de promoção da saúde no ambiente escolar com orientações sobre educação sexual e alcoolismo, trazendo uma discussão do ponto de vista da responsabilidade do adolescentes e práticas sexuais seguras.
- ItemO adolescente e saúde: percepções de educadores sobre sexualidade em uma escola pública em Salvador-Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2009) Rios, Luana Cunha Carneiro; Portella, Sandra Dutra Cabral; Albuquerque, Liliane Almeida; Sampaio, Elieusa SilvaEste estudo tem como questionamento central elucidar a seguinte inquietude: a opinião dos educadores de ensino fundamental e médio sobre o conteúdo programático de Orientação Sexual nas escolares? Para tanto, buscou-se verificar a existência dos seguintes itens: a programação curricular, a descrição sobre como se desenvolve esse conteúdo e, por último identificar a percepção dos educadores sobre Orientação Sexual para adolescentes. Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, utilizando para a análise dos dados referências condizentes com a temática e objetivos abordados. O sujeito do estudo constituiu de 10 educadores de um colégio estadual, localizada em um bairro de periferia no município do Salvador, Estado da Bahia. A coleta de dados foi realizada através de um questionário semi estruturado composto por seis questões subjetivas, na qual foi respondida de forma individual e livre, sendo analisadas de forma empírica, articulando-a com o referencial teórico. Com os resultados obtidos pode-se verificar a fragilidade dos educadores em desenvolverem Orientação Sexual, bem como a falta de articulação entre unidade de saúde e a escola, na busca pela saúde sexual dos adolescentes. Desta forma, evidenciasse a necessidade de formação complementar para uma reflexão sobre as práticas de Educação em Saúde, em especial a Orientação Sexual dentro da escola, sugerindo uma abordagem ampla da saúde em todo seu contexto, incluindo a temática sexualidade, para que seja possível efetivar políticas públicas para o “ser adolescente” na busca por saúde plena.