Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "BNCC"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA transposição didática da coesão pronominal em livros didáticos do ensino fundamental(Universidade do Estado da Bahia, 2024) Souza, Laíssa Cardoso de; Santos, Marcos Bispo dosA presente pesquisa buscou investigar o processo de Transposição Didática (TD) da coesão pronominal em livros didáticos. Para isso, foi adotado o modelo da pesquisa pedagógica proposto por Altet (2000) e Santos (2020), que se distingue da pesquisa social aplicada à educação por estar efetivamente comprometida com a compreensão dos processos de ensinoaprendizagem. Santos (2020) enfatiza que para a pesquisa pedagógica alcançar seus objetivos precisa considerar a variável didática, sem a qual a compreensão das especificidades de uma disciplina ficaria prejudicada. Como referencial teórico adotou-se a Didática da língua, ciência emergente que estuda e produz conhecimento sobre o ensino de línguas (Dolz; Gagnon; Decândio, 2014). A TD é um dos seus elementos estruturantes que abrange desde a elaboração teórica e política de conceitos e procedimentos de ensino (TD externa) à interação entre professor e aluno na sala de aula (TD interna). A pesquisa foi dividida em duas fases, uma bibliográfica e outra documental. A primeira teve como objetivo mapear as concepções teóricometodológicas que orientam a descrição/explicação dos mecanismos de coesão pronominal e as propostas pedagógicas dele decorrentes. Na primeira fase da pesquisa documental, objetivouse investigar como se deu a TD da coesão pronominal na BNCC. Na segunda fase, foi feita uma análise de uma coleção de livros didáticos dos anos finais do Ensino Fundamental aprovada pelo PNLD do ano de 2020, com o objetivo de verificar a TD da coesão pronominal nesse material didático. Para realizar a análise das atividades, apropriamo-nos das categorias de análise propostas por Bispo (s/d)), que incluem: transposição didática, unidade didática, progressão das aprendizagens. Essas categorias fornecem uma base estruturada para identificar e avaliar aspectos fundamentais do processo de ensino-aprendizagem. Além disso, permitem uma reflexão crítica sobre a estrutura, a intencionalidade e a progressão das aprendizagens, garantindo que estejam alinhados com os objetivos educacionais estabelecidos. Os resultados demonstraram que, apesar do esforço em alinhar-se às orientações curriculares, os conteúdos relacionados à coesão pronominal aparecem de forma fragmentada nos volumes das obras analisadas. Sobre o critério da TD, por meio do qual investigamos o processo de construção de conceitos envolvidos na coesão pronominal, notamos que a coleção evita o uso de conceitos advindos da LT. Em relação ao critério da unidade didática, observou-se que os saberes relativos à coesão não são apresentados dentro de uma sequência didática lógica. Quanto ao critério da progressão das aprendizagens, notamos que há um deslocamento entre conteúdos conceituais e procedimentais, esse é um dos pontos encontrados que compromete a progressão das aprendizagens. Esses resultados levam à necessidade de reflexão sobre o papel dos materiais didáticos na promoção de um ensino de qualidade.
- ItemO eixo da produção de textos e o texto como unidade de trabalho na BNCC e o seu desdobramento no DCRB e no DCRDD(Universidade do Estado da Bahia, 2022-11-25) Brandão, Diego Rodrigues; Borba, Valquíria Claudete Machado; Pereira, Júlio Neves; Santos, Marcos Bispo dosA Base Nacional Comum Curricular (BNCC) foi homologada em dezembro de 2017, e em 2018, 2019, 2020 e 2021 políticas públicas (nos níveis federal, estadual e municipal) foram implementadas para reformulação dos documentos curriculares das escolas, de forma a adequarem-se ao novo documento vigente. Na Bahia, buscamos analisar dois documentos: o Documento Curricular Referencial da Bahia (DCRB) e, mais recente, o Documento Curricular Referencial de Dias d’Ávila-BA (DCRDD), focando no componente de Língua Portuguesa. Ambos documentos assumem a centralidade no texto como unidade de trabalho e as perspectivas enunciativo-discursivas. Nesse contexto, nesta dissertação, levantamos a seguinte questão: Quais são as concepções e as abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa a partir das reformas curriculares? O objetivo geral da pesquisa, então, foi analisar as concepções e abordagens do texto como unidade de ensino de Língua Portuguesa no eixo da produção de textos na BNCC, DCRB E DCRDD do EF - Anos Finais (6º ao 9º ano). Os objetivos específicos foram: contextualizar as teorias, as concepções e os tipos de currículo; descrever e analisar as políticas públicas de currículo no Brasil, bem como os atos de currículo na contemporaneidade, focando no eixo de produção de textos na BNCC, DCRB e DCRDD. Do ponto de vista metodológico, o trabalho seguiu uma abordagem qualitativa, por tratar de fenômeno social, na área da língua, sobretudo no currículo de LP. E pesquisa documental, uma vez, que se constituiu da apresentação e análise dos documentos oficiais mencionados. Essa pesquisa está alinhada aos estudos de Arroyo (2011), Berticelli (2003), Macedo (2007, 2011, 2013), que dissertam sobre currículo; Bakhtin (2012) com a filosofia da linguagem; Antunes (2009), Costa (2008), Geraldi (2003), Kleiman (2004), Kock (1997), que trabalham com língua, texto e ensino; Marcuschi (2005, 2010) e Dionisio (2008), com gêneros textuais, multimodais e multiletramento. A partir das análises documentais do DCRB e do DCRDD realizadas, é possível dizer que os documentos apenas coadunam com o que está previsto na BNCC, replicando-a, sem acréscimos. Ambos os documentos assumem a Língua enquanto fenômeno vivo, variável e interativo assim como a concepção enunciativo-discursiva como uma ação interindividual, orientada para finalidades específicas. As abordagens da produção de texto adotadas em todos os documentos trazem o texto como central na definição dos conteúdos, habilidades e objetivos, compreendendo-o nas práticas de linguagem relacionadas à interação e à autoria (individual ou coletiva) do texto escrito, oral e multissemiótico. Assim, os documentos curriculares não extrapolam o que é previsto na BNCC, apenas contextualizam aspectos locais. o DCRB coloca que a Bahia é, reconhecidamente um verdadeiro celeiro cultural, principalmente no que diz respeito ao cenário musical e literário, sendo esses frutos da mistura de povos, etnias e crenças. O DCRDD chama a atenção para as peculiaridades do Nordeste, principalmente, no que diz respeito ao combate ao preconceito linguístico, faz ainda referência à Bahia e as riquezas naturais e culturais e a formação da identidade linguística do estado, que em certa medida, influenciou no processo de colonização e formação da cidade de Dias d´Ávila. Tanto o DCRB e o DCRDD não dizem como as pecualiaridades podem se materializar em Língua Portuguesa, sobretudo na produção de textos.