Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Palavras-chave "Cartas"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemCarta para minha professora(2021-07-13) Carvalho, Aynezaine; Lins, Cláudia Maisa Antunes; Assy, Maria Rita do Amaral; Amorim, Eliã Siméia“Carta para minha professora” reúne um conjunto de escritas de bilhetes e cartas destinadas às professoras. O trabalho sublinha essas escritas enquanto lugar e situa a palavra como dispositivo fundamental nas relações pedagógicas. Por sua vez, esses escritos mostram também a importância do trabalho docente no meio social e na vida das crianças, aspectos estes revelados nos bilhetes e cartas. A carta possui uma forma peculiar de escrita e, dependendo da mensagem que o escritor deseja passar para os leitores, pode emocionar, tocar profundamente e mobilizar sentimentos vividos no passado, além de atuar no presente. Sendo assim, a carta se mostrou um importante instrumento para viabilização desta pesquisa. Através dos bilhetes e das cartas escritas desvelou-se como as relações de afeto entre crianças e professores podem ajudar no processo de ensino-aprendizagem. Do mesmo modo, as palavras nelas reveladas podem ser incentivos no âmbito da prática pedagógica, tanto para as crianças como para o docente, uma profissão entendida neste trabalho também como uma vocação. Como metodologia principal, recolhemos cartas e bilhetes escritos pelas crianças às suas professoras, além de outras escritas por estudantes de pedagogia às suas professoras mais marcantes. Concluímos que, por meio da leitura das cartas e bilhetes, as relações de afeto podem auxiliar no processo de aprendizagem, assim como deixar marcas nas crianças e nas professoras, revelando processos de comunicação que geram imensas possibilidades de diálogo.
- ItemCartas para a avó professora leiga, de sua neta professora pedagoga, sobre os desafios da prospecção de carreira docente(UNEB, 2024-07-11) Jesus, Amanda Clara Santos de; Santos Júnior, Antônio Carvalho dos; Rios, Rita Cristina Novais; Roseno, Camila dos PassosEste artigo aborda a trajetória da minha formação acadêmica em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia, em Juazeiro, tanto em estágios formais quanto não formais. Por meio de cartas endereçadas à minha vó, compartilhei meus medos e angústias durante o percurso acadêmico, refletindo sobre as decisões tomadas para concluir o curso. A escolha do formato de cartas para abordar esses temas pessoais e profissionais adiciona uma camada de intimidade e reflexão ao artigo. A conexão entre gerações de educadoras na minha família, representada pela troca de correspondências entre minha avó e eu, traz uma dimensão emocional e histórica única à narrativa. Além disso, as cartas expressam as expectativas em relação ao futuro da educação no Brasil, e fazem de algum modo uma homenagem à minha avó, que foi professora leiga no semiárido baiano. A maneira como eu explorei os desafios específicos da formação docente, as dúvidas enfrentadas no caminho e as perspectivas para o futuro da educação no Brasil proporcionam uma reflexão profunda não apenas sobre minha jornada pessoal, mas também sobre o cenário educacional mais amplo do país utilizando-me de referências bibliográficas de extrema importância para o campo educacional brasileiro como Paulo Freire. A forma como compartilhei minhas experiências de forma tão íntima e reflexiva não apenas homenageia a trajetória da minha avó como professora, mas também contribui para um diálogo significativo sobre os desafios e as esperanças dos futuros educadores. Minha abordagem criativa e sensível certamente enriquece o campo da Pedagogia