Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Palavras-chave "Autismo"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDesenvolvimento cognitivo de um Aluno autista no processo de aprendizagem da leitura: Estudo de caso(2022-12-20) Silva, Bruno Pereira da; Sousa, Clara Maria Miranda de; Paixão, Gilvânia Patricia do Nascimento; Almeida, Antonilde SantosO Transtorno do Espectro Autista (TEA) tem sido amplamente discutido sobre as formas de diagnóstico e características que apontam para como a pessoa com autismo pode desenvolver. O autismo é uma condição que afeta algumas camadas do cérebro como cerebelo e a amígdala e compromete funções como raciocínio, atenção, planejamento, importantes para o desenvolvimento, o que condiciona efeitos duradouros durante o amadurecimento da região cognitiva no ambiente escolar e social. Desta forma, objetivou-se analisar o desenvolvimento de habilidades cognitivas no processo de aquisição da leitura de um aluno autista do ensino fundamental no contexto escolar. Este estudo se constitui de uma pesquisa qualitativa, do tipo estudo de caso. A realização deste trabalho foi feito através de levantamento bibliográfico e estudo de campo para coleta de dados. Tendo como participantes: a mãe, a professora, a psicopedagoga e o atendente terapêutico. Como instrumentos de coleta de dados, foi utilizada a entrevista semiestruturada com cinco perguntas e relatórios semestral escrito pelo próprio pesquisador, sendo o atendente terapêutico, sobre o desenvolvimento do aluno com autismo. Sendo assim, esse trabalho analisou o processo de desenvolvimento cogntivo do aluno com TEA dentro da escola, mudanças de hábitos, rotina, novos comportamentos em situação de sala de aula e a leitura. Ao final deste trabalho esperou-se que o material de pesquisa ajude os profissionais da área em questão, pais e afins, a identificarem maneiras adequadas, a partir do relato de experiência, de como realizar um trabalho eficaz para o desenvolvimento cognitivo da leitura de crianças autista no ambiente escolar.
- ItemOs desafios do atendimento educacional especializado (AEE) junto aos alunos com transtorno do espectro autista (TEA)(UNEB, 2023-12-15) Pesqueira, Janete Santana; Lira, Kalline Flávia Silva de; Lima, Iva Autina Cavalcante; Lima, Aurilene RodriguesA presente pesquisa argumenta sobre os desafios enfrentados pelo atendimento educacional especializado com alunos com transtorno do espectro autista. Foram analisados artigos publicados nos últimos cinco anos, numa abordagem qualitativa e exploratória. Os resultados apontam como desafios a falta de tecnologias assistivas, a necessidade de colaboração entre família e escola, e a falta de diagnósticos. Concluiu-se que apesar disso, a inclusão no ensino regular é possível, através do acompanhamento com profissionais especializados, que contribuem efetivamente para o desenvolvimento dos alunos.