Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Cultura"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAcademia de letras e artes de Senhor do Bonfim – ACLASB: um espaço cultural e de educação não escolar no semiárido brasileiro(UNEB, 2024-04-17) Cajuhy, Edvan Ferreira; Martins, Josemar da Silva; Santos, Cosme Batista dos; Rios, Pedro Paulo SouzaA presente pesquisa é sobre a Academia de Letras e Artes de Senhor do Bonfim – ACLASB, um espaço cultural e de educação não escolar, que se apresenta como um estudo de caso qualitativo, com uma abordagem fenomenológica, que teve como coleta de dados a análise documental e entrevistas narrativas. A pesquisa busca responder a seguinte questão problema: “Como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB?”, tendo como objetivo geral: investigar como se constitui a dimensão educativa no conjunto das ações culturais da ACLASB. Para tanto, a pesquisa fundamenta-se em alguns autores como: Zilles (2007); Martini (1998/1999); Husserl (1989), sobre a fenomenologia; Gohn, M. G (2016, 2009 e 2015), educação não formal; Silveira; Córdova (2009), sobre métodos de pesquisa; e outros. Já o conceito de cultura tem como base: Laraia (2001); Guattari, F.; Rolnik, S (2022); o conceito de semiárido fundamenta-se em Martins (2002, 2006); Malvezzi (2007); Gomes (1998) e Albuquerque JR. (2011) e educação contextualizada para a convivência com o semiárido, também: Martins (2002, 2006), Pinzoh (2012); Menezes e Reis (2016); e outros. Assim sendo, o presente trabalho apresenta resultados em relação a investigação, em que se propôs aos aspectos educativos da ACLASB e revelando um espaço cultural, mas também, como um espaço de educação não escolar e educação informal, bem como a interação da ACLASB com a escola.
- ItemCaminhos da pesquisa no mestrado: relatos de egressos do Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos(EDITORA OXENTE, 2018-05-01) Farias, Enos André de; Ribeiro, Ana Paula Santos Granja; Gomes, Esther Borges MartinsA obra que ora apresentamos tem como público alvo leitores que querem conhecer a diversidade de temas do PPGESA e também aqueles que almejam participar de seleções futuras do programa. Os textos tem consubstanciação: formatação simples porém dentro das expertises de obra científica, mostrando como cada um dos autores interpretou e construiu sua linha de pensamento para participar da seleção, inicialmente, e posterior como ocorreu a construção da dissertação a partir da pesquisa empírica. De forma implícita, cada trabalho é único e juntos formam um novilho de ideias que consolidam de forma estratégica seus espaços da pesquisa. A princípio o título provisório ganhou o nome de Balaio do Conhecimento, que virou “Balaio de Saberes: Os diversos olhares sobre o Semiárido Brasileiro a partir dos Projetos de Pesquisa dos Mestrandos em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos”. No entanto, sabíamos que para termos um balaio precisaríamos de um caminho. Um caminho da pesquisa, do fazer pesquisa. A proposta de organizar uma obra com relatos das experiências em pesquisa dos alunos de Pós-graduação Stricto Sensu, pertencentes ao Programa de Pós-graduação Mestrado em Educação, Cultura e Territórios Semiáridos (PPGESA), da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), nasceu a partir dos muitos olhares sobre o Semiárido brasileiro presentes nos projetos de pesquisa em desenvolvimento.