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Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Coordenadora pedagógica"
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- ItemA leitura a partir do leitor: retratos sociológicos do habitus leitor de coordenadoras pedagógicas(UNEB, 2025-03-18) Nobrega, Keren Priscila da Silva; Vieira, Josenilton Nunes; Santos , Cosme Batista dos; Gondim, Janedalva PontesA presente pesquisa tem como principal objetivo compreender, por meio da construção de Retratos Sociológicos — dispositivo metodológico empregado por Bernard Lahire (2008a) —, o habitus leitor (disposições de leitura) de duas coordenadoras pedagógicas, atuantes na rede estadual da Bahia, especificamente no Núcleo Territorial de Educação-10, incorporados na história-longitudinal, de modo a analisar a complexa rede de relações materiais e simbólicas que estruturam e influenciam suas disposições leitoras. Nesse contexto, a leitura é analisada como uma prática cultural, com base em Chartier (2002a, 2002b, 2011), e fundamentada na noção de habitus de Pierre Bourdieu (1983, 2007, 2015, 2022), além das atualizações teóricas propostas por Bernard Lahire (2001, 2008a, 2008b) do ator plural, ancorando-se em um debate histórico, cultural e sociológico. A pesquisa, de abordagem qualitativa, adota a perspectiva de Lahire (2001, 2008a, 2008b) e utiliza os Retratos Sociológicos com caráter aplicado, conforme o modelo proposto por Bóia e Lopes (2012). A coleta de dados ocorreu em duas etapas: um questionário inicial, para identificação das participantes, e entrevistas semiestruturadas, divididas em três sessões e em duas fases: a extensiva, contendo relatos livres sobre as trajetórias de vida, e a fase intensiva, centrada nas práticas de leitura e trajetórias acadêmicas e profissionais. Nesse contexto, o estudo destaca que a formação do habitus leitor é um processo construído ao longo da trajetória do sujeito, sendo influenciado por disposições, crenças e comportamentos moldados pelas matrizes socializadoras. Esses ambientes de socialização desempenham um papel fundamental na maneira como os indivíduos interagem com a leitura e desenvolvem suas práticas leitoras, considerando a pluralidade de disposições e os diferentes contextos de ativação. Além disso, este estudo contribui ao campo educacional ao expandir investigações biográficas, por meio do método Retratos Sociológicos, além de correlacionar as teorias de Bourdieu e Lahire para a discussão da abordagem conceitual do habitus leitor. A pesquisa também reflete sobre o papel do coordenador pedagógico, suas limitações profissionais e questões ligadas a identidade no campo educacional.