Pós-Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Arte/educação ambiental contextualizada"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemArte/Educação ambiental contextualizada no processo de reintrodução da Ararinha-Azul em Curaçá-BA(UNEB, 2021-05-21) Oliveira, Leidinar Batista de; Martins, Josemar da Silva; Carvalho, Luzineide Dourado; Vasconcelos, Flávia Maria de Brito PedrosaA pesquisa teve como objetivo geral compreender como a Arte/Educação Ambiental está sendo desenvolvida no processo de conservação e reintrodução da ararinha azul em Curaçá-BA. Para tanto, buscou-se traçar o percurso histórico, social e cultural do Projeto Ararinha-azul no habitat natural da ave, da Arte/Educação Ambiental Contextualizada, nos processos de conservação e reintrodução da espécie; associando-a aos princípios de uma educação com base na Convivência com o Semiárido, analisando e refletindo os resultados obtidos por meio da perspectiva contextualizada. A investigação seguiu a abordagem qualitativa e utilizou a A/r/tografia como metodologia de Pesquisa Baseada em Arte (PEBA); para levantamento de dados, a pesquisa bibliográfica e de campo, com o uso de entrevistas semiestruturadas, diário de campo, observação e registro de imagens. Norteia-se, portanto, nos estudos de Barbosa (1998; 2005), Reigota (2011; 2014), Vasconcellos (2018), Capra (2012), Irwin (2013), Carvalho (2013; 2014) e Martins (2007; 2009). Nesta perspectiva, a investigação buscou cooperar com a proposta de uma Educação Contextualizada para a Convivência com o Semiárido e fazer disso um espaço de discussão teórico-prática.