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Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Arte"
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- ItemA invisibilidade da infância: o que a escola não vê sobre a arte e a cultura das crianças enquanto elementos construtores do conhecimento(UNEB, 2017) Reis, Ana Cecilia dos; Oliveira, Jorgete Pereira; Reis, Edmerson dos Santos; Souza, Marcelo Ribeiro Silva deA presença da arte e da cultura no ambiente escolar é muito frequente e se apresenta das mais variadas formas e situações. As crianças trazem consigo influências particulares e plurais no cotidiano da escola. Seguindo essa assertiva, esta pesquisa tem como objetivo analisar e compreender o papel da arte e da cultura na escola no contexto do Semiárido e suas implicações no aprendizado das crianças. Com isso, mostro como propulsoras as seguintes questões: Como a cultura e a arte contribuem para contextualizar a prática docente e visibilizar a infância? Como a arte e a cultura contribuem para o aprendizado das crianças e possibilita a sua visibilidade? Apresento como o centro da discussão a invisibilidade da infância na escola. É observado se o que dizem, pensam e sabem as crianças tem alguma relevância para os professores quando estes elaboram as suas aulas. É observado também como os aspectos culturais e artísticos, em que essas crianças estão inseridas nos seus contextos, incidem no seu aprendizado escolar. A pesquisa fundamentou-se nos estudos de : Vasconcelos e Sarmento ( 2007), Ariés, ( 2014) Dornelles ( 2005), Conh ( 2005) ( 2005), Delgado ( 2005), Muller (2005), Alves( 2005), Gadotti ( 1996), Santos (2012) , Laraia ( 1994), Geertz ( 2014) , Romanelli ( 2010), Arroyo ( 2011), Candau ( 2008), Coli ( 2012), Reis ( 2011), Pereira ( 2006), Bogdan (1994), Gaskell ( 2014), Thiollent (1985), Caleffe ( 2006), Moreira ( 2008), Kramer ( 2008), Bardin (2006), entre outros. Como percurso metodológico, utilizo a pesquisa qualitativa, fundamentada na pesquisa-ação. Como sujeitos da pesquisa trabalhei com 10 crianças do 5º ano do ensino fundamental I, com os educadores da turma, com a coordenadora e com a gestora de uma escola pública do município de Juazeiro-Ba. Como procedimento para análise dos dados utilizei-me da triangulação, a qual foi estruturado através das categorias 1. Os discursos das crianças e dos educadores: pontos e contra pontos; 2. A arte na educação: como tem sido desenhada? 3. A escola está na vida das crianças, mas a vida das crianças não está na escola;4 . cultura como ponto de partida para visibilidade da infância. Tais categorias me ajudaram a atingir o objetivo proposto na pesquisa. O resultado da pesquisa aponta para uma escola que ainda não considera a arte, a cultura e o contexto das crianças, consequentemente a escola não tem as cores, das crianças