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Navegando Pós-Graduação por Palavras-chave "Alfabetização"
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- ItemA alfabetização e o letramento nas políticas públicas brasileiras e na prática de uma professora alfabetizadora do município de Petrolina-PE: tessituras entre o prescrito e o real(2024-03-20) Silva, Angélica Alves Marcelino da; Santos, Cosme Batista dos; Vieira, Josenilton Nunes; Silva, Nayanne Nayara Torres daEste trabalho apresenta os resultados de pesquisa de mestrado que se propõe a compreender alfabetização e letramento nas políticas públicas e na prática da professora alfabetizadora, tendo em vista as políticas públicas de alfabetização. Objeto geral compreender as concepções de alfabetização e letramento que embasam as atuais políticas públicas de alfabetização e a relação destes documentos com as práticas alfabetizadoras em uma escola no Sistema Municipal de Ensino de Petrolina-PE que atua no primeiro ano inicial do ensino fundamental. Do ponto de vista epistemológico na teoria da Relação com o Saber, de Bernard Charlot, a partir da perspectiva antropológica, na qual a problemática se encontra na entrada do sujeito em uma atividade intelectual, ou seja, nas razões pelas quais se mobiliza e o sustenta seu ingresso em uma atividade. Quanto à natureza dos dados, esta investigação se classifica como qualitativa, e quanto à fonte de informação, considera-se a pesquisa análise documental. Os documentos oficiais regem o ciclo de alfabetização como a Política Nacional de Alfabetização (PNA), Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e outros documentos que são Leis Diretrizes Bases (LDB) e o Currículo Movimento em Ação Petrolina. Como referencial teórico-metodológico, buscou-se a abordagem estudo de caso etnográfico por Lüdke e André (2003). Para os estudos relacionados com a alfabetização Soares (2000; 2003; 2004; 2016), e Morais (2005; 2012; 2019). Os resultados da pesquisa apontam que, diante das informações, a rotina da alfabetizadora, ao mesmo tempo em que demandava entendimento de como o sistema de escrita funciona e de como a linguagem escrita é apresentada nos diversos gêneros textuais, do ponto de vista da aprendizagem, requer apreensão de como as crianças se apropriam desses conhecimentos para fazê-las avançar. Podemos dizer que, na rotina da professora, destacam-se o caráter criativo de suas artes de fazer e na maneira pela qual fez uso dos produtos (documentos oficiais) que lhe eram atribuídos, apropriando-se deles para inventar, diariamente, seu cotidiano para alfabetizar e letrar todos os estudantes. Conforme realçamos no nosso quadro teórico, a proposta dos ciclos prevê o atendimento à heterogeneidade das aprendizagens, a flexibilização curricular, entre outros aspectos. De acordo com o que nossos dados apontaram, a docente busca acompanhar os estudantes em suas especificidades, mas, de forma concomitante, demonstrava preocupação com a apropriação autônoma dos objetos enfocados na área de língua. Ficou explícito, também, que a docente utiliza os métodos de alfabetização tradicionais, seguindo as normas dos documentos oficiais da Rede Municipal do Ensino.
- ItemDesafios e possibilidades na prática docente do 5º ano em Juazeiro, Bahia: superando as dificuldades na alfabetização e aprendizagem(UNEB, 2025-03-28) Neves, Michele Batista das; Santos, Cosme Batista dos; Benevides, Silvia Lucia Lopes; Cusati, Iracema CamposA alfabetização é compreendida como um processo de interação discursiva que transforma a maneira como a cultura humana é internalizada. À medida que a criança se apropria da leitura e da escrita, novas formas de relação com o mundo são construídas, possibilitando a ressignificação de conhecimentos e experiências. Nesta dissertação, investiga-se o processo de alfabetização a partir da formação e do desenvolvimento docente, bem como das concepções pedagógicas de professoras do 5º ano do Ensino Fundamental Anos Iniciais em uma escola da rede municipal de Juazeiro-BA. O estudo, de abordagem qualitativa, fundamenta-se em entrevistas semiestruturadas realizadas com quatro professoras, permitindo compreender os desafios e estratégias adotadas no cotidiano escolar, as professoras relataram a utilização de estratégias criativas, como jogos pedagógicos, atividades manuais, poesias e músicas, para engajar os alunos e promover avanços na alfabetização. Os resultados são relativos aos dados encontrados no ano de 2024, contexto de pós- pandemia e apontam para a complexidade do processo, influenciada pela pandemia, falta de apoio familiar e formação docente inadequada, mas também demonstram a resiliência das professoras em buscar estratégias inovadoras. A dissertação discute a importância da formação continuada, da docência compartilhada e do papel da família no sucesso da alfabetização. No entanto, a falta de suporte institucional, formações continuadas direcionadas e o envolvimento familiar limitado foram apontados como entraves significativos. A docência compartilhada foi destacada como uma prática eficaz, permitindo abordagens pedagógicas complementares. A análise dos dados evidenciou a necessidade de políticas públicas mais alinhadas às demandas reais da sala de aula, com maior investimento em formações continuadas práticas e suporte pedagógico. Conclui-se que, embora as professoras tenham demonstrado resiliência e criatividade, as limitações estruturais do sistema educacional comprometem o pleno desenvolvimento dos alunos, exigindo intervenções mais robustas e integradas.
- ItemEducação do campo: alfabetização com enfoque na educação contextualizada no município de Juazeiro/Ba(UNEB, 2017) Martins, Cleidinalva dos Santos; Barros, Edonilce da Rocha; Carvalho, Luzineide Dourado; Velloso, Tatiana RibeiroO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa com o objetivo geral de investigar como se deu a implementação das Diretrizes da Educação Contextualizada na Rede Municipal de Ensino de Juazeiro/BA e de que forma essas Diretrizes influenciaram no Ciclo de Alfabetização das Escolas do Campo. Trata-se de um estudo de caso, do tipo multicaso, de abordagem qualitativa, utilizando principalmente, as técnicas de entrevistas semiestruturadas e observação participante. As unidades de análise foram duas escolas do campo: Antonila Cardoso, fazenda Angico e Iracy Nunes, distrito de Itamotinga. Fundamenta-se no debate teórico sobre educação do campo e alfabetização, transversalizando com a questão agrária brasileira, trazendo para a cena do debate aspectos sobre a educação rural e educação do campo. Os resultados da pesquisa revelam que a implementação das Diretrizes foi uma ação importante da SEDUC, mas de forma limitada e pontual. As práticas pedagógicas contextualizadas do ensino são evidenciadas nas duas escolas, mais por iniciativa das alfabetizadoras do que pela ação política pública. Ao desenvolver, no Ciclo de Alfabetização das escolas do campo, um processo de ensino aprendizagem na perspectiva da ECSAB, vários desafios são encontrados, mas também surgem as possibilidades que favorecem a aprendizagem das crianças e precisam ser potencializadas para que o trabalho pedagógico seja consolidado na perspectiva da educação contextualizada. Mesmo com as dificuldades, as escolas do campo pesquisadas trabalham na perspectiva da contextualização, pois apresentam uma ação diferenciada, não está engessado nos conteúdos da Proposta Curricular do Município, mas na busca de favorecer a inter-relação dos saberes locais com conteúdos determinados para a série estudada. O trabalho revela ainda que a Educação Contextualizada está comprometida com um projeto de escola, mais tolerante com a diversidade, propondo uma troca constante de experiências entre professor-aluno-comunidade, na busca da formação de sujeitos críticos, reflexivos, questionadores e atuantes nos contextos em que estão inseridos.