Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Palavras-chave "Adolescente"
Agora exibindo 1 - 4 de 4
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemPerfil de aptidão física de crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista: uma revisão sistemática.(2022-12-01) Menezes, Kariane Rocha; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Fernandes, Denise Vasconcelos; Santos, Klaus AraújoO Transtorno do Espectro Autista (TEA) é descrito como uma condição que afeta a comunicação social e padrões restritos e repetitivos que trazem limitações na funcionalidade da criança. Há indicativos de que crianças com TEA apresentam níveis inferiores de aptidão física comparadas a crianças com desenvolvimento típico, mas ainda não há evidência sobre o assunto. Portanto, o objetivo deste estudo foi analisar como se apresenta o perfil de aptidão física de crianças e adolescentes com Transtorno do Espectro Autista (TEA) comparado aos seus pares com desenvolvimento típico. Nesta revisão sistemática foram incluídos artigos publicados em língua inglesa que atendessem aos seguintes critérios de elegibilidade: estudos com população de crianças e adolescentes de 3 a 16 anos, com diagnóstico de TEA, artigos observacionais e que avaliaram componentes da aptidão física. As buscas foram conduzidas nas bases de dados Scopus, PubMed, Web of Science e Lilacs, foram encontrados 7342 artigos, entraram 6 após aplicação dos critérios de elegibilidade, todos os artigos incluídos possuem um desenho transversal. A análise do risco de viés foi realizada com a Newcastle Ottawa quality assessment scale cohort studies (NOS), os artigos receberam uma classificação de moderada a alta qualidade metodológica. Concluiu-se que crianças e adolescentes apresentam um perfil de aptidão física inferior quando submetidas a testes de aptidão física e comparadas com seus pares com desenvolvimento típico.
- ItemSaúde mental e níveis de atividade física de adolescentes escolares de Jacobina-BA.(2015-10-30) Santos, Claudemir Araujo; Cavalcante Neto, Jorge Lopes; Costa, Laura Emmanuela Lima; Silva, Osni Oliveira Noberto daO objetivo desse estudo foi verificar a relação entre problemas de saúde mental e os níveis de atividade física em adolescentes escolares da cidade de Jacobina-Ba. Tratou-se de um estudo transversal. A amostra foi composta por 34 escolares na faixa etária entre 13 e 15 anos. Os instrumentos utilizados foram o questionário Child Behavior Checklist (CBCL), para avaliação dos problemas de saúde mental dos escolares e o Questionário Internacional de atividade física – IPAQ, para avaliação dos níveis de atividade física dos sujeitos. Observou-se um maior percentual de adolescentes classificados como inativos (55,9%), e a prevalência de Transtorno mental foi de 14,7% entre os adolescentes escolares participantes deste estudo. Não foi observada diferença significativa na análise entre a associação de transtorno mental e níveis de atividade física. Ao se verificar possíveis associações dos níveis de atividade física e do transtorno mental dos adolescentes com os fatores sociais e familiares investigados no estudo, não foram encontradas diferenças significativas ao nível de p<0,05. Vale salientar, a necessidade de mais estudos inerentes á saúde mental e os níveis de atividade física, para entendermos uma possível relação existente entre a prática regular de atividade física e suas implicações na saúde mental.
- ItemSentidos das aulas de educação física para os alunos do ensino médio de Irecê-BA.(2012-11-12) Rocha, Vitor de Oliveira; Amorim, Angelo Mauricio de; Cleomenes, Salomão; Amorim, AlexandraA Educação física (EF) ao longo dos anos vem passando por modificações no que diz respeito a sua identidade e principalmente sobre seu real papel principalmente no ensino médio (EM). Este trabalho procura entender os meios legais da educação física no ensino médio, Identificar os sentidos da Educação Física para os alunos do Ensino Médio do município de Irecê, Bahia. Ao longo desse trabalho discutimos os meios legais que regem a EF no ensino médio, a EF escolar, os alunos que freqüentam o EM, e algumas propostas pedagógicas para o EM, tendo como base os Parâmetros Curriculares Nacionais (PNCS) e a Lei de Diretrizes e Bases da educação nacional (LDB) e outros teóricos que tratam sobre a temática. Para esclarecer os objetivos foi feito a aplicação de questionário e para tratar as informações colhidas foi utilizada a tabulação estatística e análise de conteúdo. Após a análise das informações e do diálogo com a literatura ficou evidente que os sujeitos pesquisados estão começando a ter consciência dos benefícios que a EF pode proporcionar tanto dentro da escola como também fora dela. Percebe-se que os sujeitos estão cada vez mais assimilando a EF não apenas ao esporte, como também a área da saúde e passando a dar mais importância para a mesma, sendo esta, extremamente rica para a formação dos alunos em sua totalidade.
- ItemTransformações do cérebro e mudanças corporais: adolescente e musculação(2016) Oliveira, Nadja Luana Barros Cavalcanti; Costa, Laura Emmanuela Lima; Silva, Osni Oliveira Noberto da; Silva, Rudval Souza daObjetivo: Realizar uma revisão da literatura para identificar aspectos da prática da musculação por adolescentes e sua influência no desenvolvimento do cérebro. Metodologia: Foi utilizada uma revisão sistemática em publicações das bases de dados, Periódicos CAPS, Bireme e PubMed referidas aos anos de 2006 à maio de 2016 foram analisados 14 trabalhos. Resultados: Apontam que o cérebro do adolescente passa por um processo de transformação próprio dos estágios de vida neste período; essas transformações físicas e cognitivas fazem com que o adolescente precise ajustar os mapas do corpo às novas posições do corpo no espaço; a musculação pode trazer benefícios físicos e cognitivos no adolescente. Considerações finais: O cérebro do adolescente sofre influências hormonais, cognitivas, mudanças de estruturas cerebrais. A musculação pode atuar como ferramenta complementar para ajudar o cérebro do adolescente a se reajusta à nova realidade corporal. E necessário que sejam realizados novos estudos com pesquisas que envolvam tal temática. Palavras-chave: Adolescente, Cérebro, Musculação.