Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus IV - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Jacobina por Palavras-chave "Adolescência"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGravidez na adolescência(UNEB, 2001) Ribeiro, Audinéia Carneiro; Gomes, Maria José Januário; Silva, Rita de Cássia Santana da; Andrade, Benedita Pereira deA nossa intenção é compreender as causas que levam uma menina que ainda não se tornou mulher a engravidar precocemente e como esta gravidez influenciará no seu desenvolvimento e no processo de ensino aprendizagem. Para tanto recorremos aos comentários da autora Marta Suplicy (1995), que aponta várias causas que ocasionam uma gravidez indesejada na adolescência e suas consequências, como: falta de informação, uso de um método com pouca eficácia, atingir a família, segurar o namorado, estar apaixonada, uso de álcool ou outro tipo de drogas, falta de diálogo com os pais, entre outros. Uma das maiores consequências da gravidez não planejada é o aborto premeditado que pode trazer sequelas para os fetos e as mães.
- ItemVergonha entre os adolescentes nas aulas de educação física: uma revisão integrativa em periódicos.(2022) SILVA, Tassiane Aparecida SantosA adolescência é caracterizada por alguns teóricos como a fase das oscilações físicas, psicológicas e sociais. Assim, observamos a necessidade e a preocupação em contribuir na ampliação de estudos científicos na área da educação física a respeito da emoção vergonha, a adolescência e a Educação Física escolar, com a visão do quão significativo pode ser o assunto para o meio acadêmico. O objetivo geral, foi analisar como se apresenta a produção cientifica na área da Educação Física na última década, entre os anos de 2011 a 2021, sobre a relação entre a emoção vergonha, a adolescência e as aulas de Educação Física. Trata-se de uma pesquisa exploratório, com o delineamento de revisão integrativa da literatura. Compuseram a amostra dois artigos científicos com a narrativa dos professores diante a emoção vergonha dos adolescentes nas aulas de Educação Física. Um dos artigos apontaram a emoção vergonha presente entre os adolescentes nas aulas de educação física, predominância entre as meninas em não participarem e um dos fatores é a vergonha. O segundo artigo não quantificou a predominância por gênero tratando-se da emoção vergonha nas aulas de educação física, entretanto, observamos que consta um número significativo de meninos a mais do que de meninas. Frente as lacunas encontradas e os resultados apontados nos estudos analisados e incluídos nesta revisão integrativa, sugerimos a importância em dar continuidade a estudos, área da educação física, que possam mensurar o desenvolvimento emocional dos alunos durante as aulas de educação física, principalmente na realidade da educação brasileira.