Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Palavras-chave "Direitos humanos"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemApurando as “ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e direitos humanos(2023-07-12) Santos, Vera Lúcia da Silva dos; Pinho, Maria José Souza; Andrade, Elenise Cristina Pires de; Lima, Jamille da SilvaEsta é uma pesquisa intitulada Apurando as “Ouças”: escuta para uma educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos, na qual “Ouças” remete-se a sentar e ouvir histórias, a ouvir narrativas, desse modo, buscamos compreender e discutir Direitos Humanos da população LGBTQIA+ (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Transgêneros (transexuais e travestis), Queer, Intersexo e Assexuais) em uma escola da Bacia do Jacuípe III, na Bahia, com objetivos específicos de contribuir com a construção histórica dos direitos humanos na perspectiva das diversidades; compreender através das narrativas como as diversidades de gênero, em especial as pertinentes à população LGBTQIA+, emergem no cotidiano da escola; implementar ações que propiciem o reconhecimento das diversidades; entender, nas narrativas de vida dos estudantes, como suas subjetividades são construídas sensíveis aos direitos humanos. Assim, procuramos responder a questão-problema: “Como a educação pautada em diversidade de gênero e Direitos Humanos contribui para a inclusão e diminuição do preconceito?” Para adentrar na pesquisa e ouvir, sentir as falas, foram realizados encontros denominados “Ouças”, instrumentalizados por disparadores que conduziram a pesquisa, posteriormente categorizadas as falas, percepções dos sentimentos, em recortes que deram um delinear geral. O antagonismo das relações entre estudantes, famílias, professores, evidenciaram preconceitos sofridos, tendo como principais vertentes: a família; educadores, transpassando os muros da escola e reverberando como um todo, na qual estudantes LGBTQIA+ se sentem excluídos e professores não se sentem preparados para discutir a temática. O trabalho foi embasado nos estudos de Guacira Louro; Judith Butler, Kathryn Woodward, que ofereceram o aporte teórico para as discussões de gênero e diversidade, identidade; Boaventura de Sousa Santos; Flávia Piovesan; Herrera Flores; Luis Warat; aporte para direitos humanos; Vera Candau; Tomaz Tadeu da Silva; contribuíram sobre educação e identidade, além de outros autores que sobremaneira foram essenciais para o desenho da pesquisa, culminando com a parte jurídica, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos; Consituição Federal Brasileira, dentre outros documentos jurídicos, de autores que subsidiaram a pesquisa e a metodologia. A partir das análises das narrativas, elaborou-se a proposta de intervenção intitulada: Momento pipoca - vamos apurar as “ouças” para diversidades. Momentos que se darão em rodas de conversas a serem realizadas mensalmente na escola, envolvendo estudantes e professores para implementar discussões sobre a temática, objetivando melhor conhecer e debater, refletir sobre as diversidades e contribuir para uma escola mais inclusiva, mais humana, pautada “em e para” diversidades de gênero e dignidade da pessoa humana.