Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina
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Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado Profissional) em Educação e Diversidades (MPED) - Jacobina por Palavras-chave "Colonialidade"
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- ItemRegionalidade para uma educação contextualizada: docência do Quilombo Urbano da Bananeira, Jacobina, Bahia(UNEB, 2023-07-13) Oliveira, Adriano Gonçalves de; Payayá, Jamille da Silva Lima; Oliveira, Iris Verena Santos de; Teixeira , Rodrigo CorreaEsta pesquisa surge de inquietações acerca da desconexão entre as práticas pedagógicas e a realidade sociocultural dos sujeitos quilombolas. Ela soma-se aos esforços da luta por uma educação contextualizada, voltada para as vivências ancestrais enquanto necessidade de uma educação pautada nos princípios democráticos e plurais que a regem. Dessa forma, traçamos como objetivo central investigar o papel da regionalidade na constituição de uma educação quilombola contextualizada. Para tanto, nos propomos a dialogar com os estudos descoloniais, na tentativa de pensar a Regionalidade a partir das vivências ancestrais da comunidade investigada. Pensar a regionalidade para além de modelos clássicos e gnosiológicos, historicamente legitimados no mundo ocidentalizado, pressupõe transgredir o sentido de região e regionalidade a partir de análises radicalmente plurais, diversas em co-criação. No tocante ao desenho metodológico, a abordagem é qualitativa, ancorada na perspectiva da fenomenologia. A abordagem fenomenológica permite a integração dos estudos regionais, além de subsidiar processos de ensino e aprendizagem articulados com as experiências cotidianas. Em relação aos dispositivos para investigação optamos pela imersão de campo, a roda de conversa, o diário de campo, gravador e fotografia. A abordagem fenomenológica também orientou a sistematização dos dados do movimento de campo. Espera-se, por meio desta pesquisa, contribuir propositivamente para produção de uma educação alicerçada e construída efetivamente com os sujeitos da comunidade, partindo das vivências ancestrais para subsidiar uma educação nos marcos quilombolas.