Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC)
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado Acadêmico) em Educação e Contemporaneidade (PPGEduC) por Palavras-chave "(A)muros"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemRepresentações sociais da constituição de professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Farias, Ediênio Vieira; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Novaes, Adelina de Oliveira; Santos, Carla Liane Nascimento dos; Silva, Marcos Vinicius Paim da; Bonfim, Maria Núbia Barbosa; Almeida, Suzzana Alice LimaA presente pesquisa se constitui em torno da relação entre a Educação e a abordagem processual da Teoria das Representações Sociais (TRS) que inscreve aderência acerca da constituição de professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea. Esses (a)muros, construto lacaniano, referem-se ao ato de castração do sujeito (ou de negação desse processo), ao tempo, que manifesta a ideia de sujeito do desejo, sujeito faltante ou do inconsciente. Nessa busca, torna-se necessário enlaçar essa noção de sujeito ao processo de subjetivação dos professores bacharéis que lecionam na Educação Profissional do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano (IF Baiano). Assim posto, o objetivo geral da pesquisa é apreender as representações sociais da constituição de professor-sujeito frente aos (a)muros da educação contemporânea com vistas a uma práxis pedagógica referenciada. Para tanto, a investigação se sustenta na abordagem qualitativa em Educação, enlaçada ao desenho epistemológico e teórico-metodológico da pesquisa em representações sociais. No lócus em questão, foram selecionados 05 (cinco) professores(as) Engenheiros(as) Agrônomos(as) (não-licenciados) que lecionam componentes curriculares do eixo técnico e tecnológico da Educação Profissional. Enquanto dispositivo de colheita, foram utilizados a entrevista individual semiestruturada, o encontro dialogal e a fita moëbiana, a qual emerge para metaforizar a constituição de professor-sujeito frente ao campo interpretativo de uma pesquisa educacional. A análise das formações discursivas ocorre pela Análise de Discurso (AD), a fim de escutar o dito, não dito e o interdito dos sujeitos, fazendo ilações com as confluências teóricas entre o discurso psicanalítico lacaniano e o discurso filosófico foucaultiano, principalmente no que diz respeito (respectivamente) ao movimento da identificação e subjetivação do sujeito psicossocial. Por ancoragem e objetivação, apreende-se que a ‘constituição de professor-sujeito’ é uma cadeia significante que evidencia princípios de inquietação e escuta de si e do outro frente aos (a)muros da educação. Nesses termos, a pesquisa doutoral aponta que o ‘constituir-se’ na docência se reapresenta por outros verbos reflexivos: afetar-se, ¬ perceber-se, reconhecer-se, cuidar-se, formar-se, transformar-se, escutar-se, permitir-se, recriar-se e orientar-se. Essa reflexividade situa a posição e lugar do professor-sujeito no ato de ensinar e aprender, elevando o processo de subjetivação do sujeito ao nível do enlaçamento entre o singular e o social nos espaços de representação, o que (re)cria o sentido dos processos subjetivos e formativos de professor-sujeito na educação contemporânea.