Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus por Palavras-chave "Diversas linguagens"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemDiversas linguagens e outras geografias: práticas pedagógicas na Escola Municipal Luís Eduardo Magalhães – SAJ/BA.(Universidade do Estado da Bahia, 2021-06-30) Jesus, Luciano dos Santos de; Souza, Hanilton Ribeiro de; Santos, Moacyr Velame Branco dos; Pinheiro, Josemare Pereira dos SantosEsta pesquisa propõe discussões a respeito das diferentes linguagens no ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental, em uma escola pública. Ela tem como objetivo principal analisar o uso das diferentes linguagens nas aulas de Geografia da Escola Municipal Luís Eduardo Maron Magalhães (ELEMM) – SAJ/BA, e suas implicações na produção do saber geográfico e na leitura de mundo pelos alunos. Destaca-se que o uso de “métodos tradicionais”, na maioria das vezes, mostra-se ineficaz na sala de aula, uma vez que pode dificultar a interação entre o aluno e professor, resultando em aulas chatas e cansativas, tanto para os discentes quanto para os docentes. Assim, diante disso surge o nosso questionamento: Quais as linguagens trabalhadas nas aulas de Geografia pelos professores, na ELEMM/SAJ/BA, podem despertar novas leituras de mundo? É perceptível que existem buscas por meios que potencializem o ensino e a aprendizagem, de forma que a Geografia seja concebida e entendia pelos discentes com a reflexão de sua real importância. Por meio desta pesquisa, espera-se contribuir para a compreensão de alguns problemas enfrentados em sala de aula, dando enfoque às possibilidades de tornar as aulas de Geografia mais atrativas. Para atingir aos objetivos propostos, foram adotados como procedimentos: levantamento bibliográfico a respeito do ensino, das diversas linguagens e da trajetória da Geografia, com os autores: KAERCHER (2003), CHIOFI (2014), MELO; VLACH; SAMPAIO (2012), FREITAS (2014), CORREA (1997) e CASTROGIOVANNI (2011), dentre outros. Para conhecer a realidade proposta e aprofundar discussões, foi realizada uma pesquisa de campo, com aplicação de entrevista aos professores e grupo focal com os alunos da referida escola, que demonstraram algumas decepções, angústias, insatisfações com a realidade vivida ao longo da caminhada, bem como, indicações de como gostariam que fosse o ensino de Geografia, a fim de possibilitar seu reencanto e revelar sua relevância socioespacial.
- ItemGeografia e literatura: uma análise geográfica do livro essa terra, de Antônio Torres(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07) Conceição, Leinane Santos da; Souza, Hanilton Ribeiro; Souza, Luciana Cristina Teixeira; Souza, Patrícia Pires QueirozO presente trabalho monográfico tem como tema Geografia e Literatura: Uma análise geográfica do livro Essa Terra, de Antônio Torres, e possui como principal meta a análise da obra literária Essa Terra, de Antônio Torres, buscando refletir sobre as possibilidades e articulações entre a Geografia e a Literatura para o ensino e aprendizagem dos conceitos e conteúdos geográficos na educação básica. Para tanto, é necessário identificar as possibilidades do ensino de Geografia no referido livro e discutir como a linguagem literária, especialmente o livro Essa Terra, pode contribuir para o ensino e aprendizagem da Geografia. Para tanto, realizou-se, então, uma pesquisa de análise bibliográfica da referida obra. Diante disso, verifica-se que as contribuições deste livro são as reflexões e a análise da realidade descritas por Torres, e que podem ser utilizadas nas aulas de Geografia para uma maior compreensão e estudo do espaço, das paisagens e das relações do homem com a sociedade e, sobretudo, com sua terra/lugar. Salienta-se que as principais características deste são os aspectos regionais, com temas, como: sertão, seca, identidade, migração, política, progresso e êxodo rural, que podem ser utilizados em sala de aula como um recurso didático para articulações entre a Geografia e a Literatura, contribuindo para a renovação do ensinar e aprender os conteúdos geográficos ministrados em sala de aula, bem como vivenciados pelos alunos no seu cotidiano.