Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus V - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Santo Antônio de Jesus por Palavras-chave "Desigualdade de gênero"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGênero e raça no mundo do trabalho: desafios e perspectivas da mulher negra no contexto das organizações(Universidade do Estado da Bahia, 2022-07-22) Conceição, Yasmim Santos da; Soares, Josevandro Chagas; Silva, Célia Santana; Santos, Daisy Lima de Souza; Silva, Rodrigo Luduvice daEssa pesquisa procurou compreender como gênero e raça influenciam na ocupação da mulher negra no mundo do trabalho. Esse processo surge a partir dos questionamentos e da inquietação de uma estudante negra do curso superior de Bacharelado em Administração sobre quais adversidades encontraria na sua inserção no mundo corporativo. A partir desse panorama, buscamos refletir sobre como raça e gênero se relaciona no mundo do trabalho para as mulheres negras e sobre qual lugar elas ocupam no mundo do trabalho, tendo em vista que as responsabilidades atribuídas ao âmbito do trabalho não são as mesmas para homens e mulheres. Faz-se ainda uma análise dos principais obstáculos enfrentados pelas mesmas na entrada do mundo corporativo e na ascensão de seus empregos. Com isso, visa-se contribuir para a maior proporção de conhecimento desta temática, para que, assim, possam surgir novas reflexões e compreensões frente as necessidades dessa população. Os principais teóricos que contribuíam para essas reflexões foram Karl Marx (1818-1883), Friederich Engels (1994), Idalberto Chiavenato (1936), Joan Wallach Scott (1942), Helena Hirata (1946), e Danièle Kergoat (1942). A metodologia escolhida para o projeto foi a revisão de literatura realizada por meio de pesquisa bibliográfica, de abordagem qualitativa considerada a mais apropriada devido ao tempo e ao contexto pandêmico vivenciado.
- ItemMulheres de Dom Macedo Costa: desigualdades de gênero e processos de resistências nas relações matrimoniais(Universidade do Estado da Bahia, 2022-12-16) Figueira, Joelia Silva; Vasconcelos, Vânia Nara Pereira; Conceição, Alaíze dos Santos; Vasconcelos, Tania Mara PereiraEste estudo tem como objetivo analisar os principais fatores que reforçam estereótipos referentes ao comportamento das mulheres em suas relações matrimoniais e em sua vida social na cidade de Dom Macedo Costa, entre os anos noventa do século passado aos dias atuais. Desta forma, problematiza o quanto o patriarcado e o machismo podem interferir no controle dos corpos femininos dentro e fora do casamento. Pretende ainda identificar, a partir de entrevistas orais, com mulheres de faixa etária, escolaridade e poder econômico diferentes, as mudanças e permanências no que trata das questões de gênero e dos aspectos das relações matrimoniais