Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus XII - Departamento de Educação (DEDC) - Guanambi por Palavras-chave "Administração pública"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemEstudo de caso gestão financeira da universidade do estado da Bahia – UNEB campus XII(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-12) Leal, Guilherme Nunes; Couto, Tainá Nunes; Guimarães, Jane Kelly Nascimento Porto; Marques, Rogério Santos; Souza, Jussimara de CássiaEste trabalho tem como objetivo principal esclarecer as dúvidas da comunidade externa sobre gestão de um dos campi de universidade pública do estado da Bahia e os desafios que ela enfrenta. O problema central investiga como é a gestão do campus, qual seu orçamento, e como são feitas as escolhas de compras e investimentos. A pesquisa adotou uma abordagem qualitativa, caracterizada como estudo de caso, utilizando questionários enviados ao corpo administrativo da instituição para coletar dados. O questionário foi elaborado com perguntas objetivas e uma opção discursiva, permitindo uma análise detalhada das respostas. Além disso, foram utilizadas fontes como a Lei de Acesso à Informação e a Lei Orçamentária da SEPLAN para complementar os dados financeiros e orçamentários. Os resultados indicaram uma falta de transparência específica sobre a divisão orçamentária entre os campi, dificultando a análise da realidade financeira do campus XII. Ainda observou-se neste estudo, que a predominância de processos licitatórios prioriza o menor preço, afetando a qualidade dos serviços e produtos adquiridos. E não obstante, os cortes orçamentários constantes também foram identificados como uma ameaça à operação da universidade. Entretanto, embora a UNEB cumpra com as exigências legais de transparência, é necessário melhorar a especificidade das informações para uma gestão mais eficaz e uma maior confiança da comunidade. Sugere-se que mais estudo sejam feitos sobre o tema abordado para uma maior variedade de situações e realidades, fomentando melhor o assunto e gerando mais conteúdo para estudo.