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Navegando Graduação por Palavras-chave "afetividade"
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- ItemEnsino e afetividade: os desafios de ensinar língua Portuguesa na perspectiva da convivência.(Universidade do Estado da Bahia, 2016) Evangelista, Ayane Francylley Silva; Cezarella, Maria; Silva, Juréia Maria Ferreira da; Vellanes, Paulo de TarsoA afetividade está presente desde as primeiras ações humanas. Esta relação entre criança e adulto determina a construção da identidade e do valor que a criança da a si mesmo. Neste trabalho aborda a afetividade como fator insubstituível no processo de ensino aprendizagem, pois age de forma positiva na vida educacional. Através do afeto, o aluno conquista todas as possibilidades para se sentir seguro e protegido. Os objetivos da pesquisa têm como foco principal identificar a relação afetiva como o sucesso para a aprendizagem. Por meio de questionários buscou-se perceber o ponto de vista dos educadores em relação à importância do afeto na aprendizagem escolar, notando-se a consciência dos mesmos na relevância da aprendizagem.
- ItemNo compasso do afeto: o papel da afetividade no processo de aprendizagem de LI(Universidade do Estado da Bahia, 2019) Santos, Valéria Batista dos; Figueiredo Neto, Raulino Batista; Santana, Neila Maria Oliveira; Eluf, Cristina ArcuriO presente trabalho tem por objetivo discutir como a afetividade influencia de modo positivo no desenvolvimento da aprendizagem de Língua Inglesa a partir das relações interpessoal professor X aluno. Tais relações tendem a promover um ensino significativo no qual a aprendizagem é centrada no aluno, pois o envolve como um todo e leva em consideração osaspectos cognitivos e afetivos. Essa postura proporciona uma aprendizagem contínua, pois prepara os estudantes para aprender como aprender. Para alcançar tal objetivo, foram realizadas observações e, posteriormente, um estudo bibliográfico no qual tivemos como base teórica os seguintes estudiosos: Fernández (1990), Almeida (1999), Zimring (2010), Piaget (1976-1993), Wallon (1969), La Taille et al (1992). Essas contribuições resultaram em uma pesquisa de campo intervencionista e na aplicação da mesma por meio da construção e realização da oficina intitulada “O Papel da Afetividade no Processo de Ensino Aprendizagem de LI”. A coleta dos dados foi feita por meio da aplicação da referida oficina e um questionário. Após a conclusão do percurso metodológico, podemos inferir que, para ter sentido, a aprendizagem muito mais do que apenas os aspectos cognitivos, deve estar voltada para o desenvolvimento das habilidades dos alunos por meio de um ensino-aprendizagem que vê o aluno em sua totalidade e, principalmente, engloba os aspectos afetivos e cognitivos. Pormeio das análises foi possível notar a importância de posturas afetivas para um aprendizado significativo e valoroso de língua inglesa.