Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Palavras-chave "abordagem comunicativa"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA importância do uso da abordagem comunicativa no ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Pereira, Josiélia Oliveira; Silva, Ludimilia; Santana, Neila Maria Oliveira; Sodré, FernandoEste trabalho é uma pesquisa de campo de base qualitativa e etnográfica, que objetiva refletir sobre os benefícios proporcionados pela abordagem comunicativa no ensino/aprendizagem de língua inglesa em escolas públicas e discutir sobre a importância desta língua no mundo globalizado atual. A pesquisa foi realizada na Cidade de Conceição do Coité-Bahia, no Colégio Estadual Antônio Bahia. As informações aqui presentes, coletadas por meio de questionários, favoreceram o estudo do tema desse trabalho que é identificar a importância da abordagem comunicativa no ensino-aprendizagem da língua inglesa em escolas públicas e investigar os aspectos envolvidos na escolha do uso de ensino comunicativo de L.I. Os resultados revelaram que tanto os professores quanto os alunos consideram o ensino comunicativo necessário devido à importância desta língua no cenário global atual.
- ItemO uso da abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa nas escolas públicas(Universidade do Estado da Bahia, 2013) Oliveira, Kelly Tainan Santos; Silva, Ludimilia; Santana, Neila; Sacramento, RitaEste trabalho busca descrever e analisar o uso da abordagem comunicativa nas escolas públicas, bem como conhecer o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa nestas instituições de ensino, tendo como ponto de partida a necessidade de um ensino significativo que atenda às novas demandas surgidas e desenvolva as habilidades comunicativas no aluno. Esta pesquisa tem como objetivos: 1) verificar a viabilidade do uso da abordagem comunicativa nas escolas públicas; 2) discutir sobre a importância do inglês comunicativo; 3) analisar o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa nas escolas públicas e 4) identificar os benefícios do uso da abordagem comunicativa no contexto da língua inglesa como língua franca. A metodologia deste trabalho é centrada em uma pesquisa de campo, que tem como objeto de estudo, os alunos e a professora de uma escola pública da cidade de Conceição do Coité. Os resultados desta pesquisa mostram que há a possibilidade do uso da abordagem comunicativa no ensino de língua inglesa nas escolas públicas. Por meio desta pesquisa foi possível conhecer vários fatores que regem o processo de ensino/aprendizagem da língua inglesa na escola pública e que devem ser levados em conta para a inserção de um ensino significativo.