Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT20
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Navegando Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literaturas - DCHT20 por Palavras-chave "Literatura"
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- ItemDiálogo entre literatura, sociedade, educação e cinema: as formações identitária, cultural e social em Dona Flor e seus dois maridos, do autor baiano Jorge Amado(Universidade do Estado da Bahia, 2025-07-07) Miranda, Tamires Gomes; Aguiar, Valdirene Sertão Silva; Fernandes, Maria Angélica Rocha; Sampaio, Marcolino; Mendes, Luciana CanárioO presente Trabalho de Conclusão de Curso analisa a obra Dona Flor e Seus Dois Maridos (2012), de Jorge Amado, destacando sua contribuição para a compreensão das formações identitária, cultural e social que foi produzida no contexto baiano. A pesquisa investiga como a literatura pode ser utilizada como instrumento pedagógico, despertando nos alunos a leitura crítica da realidade, ao abordar temas como sincretismo religioso, violência simbólica, regionalismo e pluralidade cultural. A personagem Dona Flor é apresentada como a representação das contradições femininas entre tradição e desejo, revelando conflitos ainda presentes na sociedade contemporânea. A fundamentação teórica apoia-se em autores como Paulo Freire (1967, 1996), Antônio Candido (1995, 2011), Ilana Goldstein (2009, 2019) e Fernandes (2021), utilizando metodologia qualitativa, com base na análise literária e pesquisa bibliográfica. O estudo defende a literatura como caminho para a formação de sujeitos críticos, conscientes e culturalmente integrados.
- ItemSociedade, literatura e educação: uma reflexão sobre as representações de gênero na obra Gabriela, cravo e canela (1958) de Jorge Amado em diálogo com Úrsula (1859) de Maria Firmina dos Reis(2025-07-07) Vale, Camila Ferreira do; Fernandes, Maria Angélica Rocha; Mendes, Luciana Canário; Santos, Marcolino Sampaio dosEste artigo analisa a opressão feminina nas obras Gabriela, Cravo e Canela (1958), de Jorge Amado, em diálogo com Úrsula (1859), de Maria Firmina dos Reis, destacando a luta das personagens contra os limites impostos pela estrutura patriarcal. O objetivo é analisar as ideologias sociais e culturais sobre os papéis femininos e masculinos presentes na obra Gabriela, Cravo e Canela (1958), de Jorge Amado, evidenciando as representações de gênero e a forma como estas influenciam as interações entre os personagens e suas relações com a sociedade, além de refletir sobre como esses aspectos podem ser trabalhados no contexto escolar, promovendo reflexões críticas e a desconstrução de estereótipos de gênero entre os estudantes. A análise dialoga com as ideias de Paulo Freire sobre educação libertadora, ressaltando a importância entre Literatura e educação como instrumento de transformação social. A pesquisa revela que tanto Amado quanto Firmina denunciam a exclusão das mulheres e a manutenção da desigualdade social e de gênero, apontando para a relevância do debate sobre educação e liberdade feminina na literatura. A metodologia utilizada para tais discussões se fundamenta na obra de Amado citada anteriormente e na pesquisa bibliográfica de autores como Fernandes (2021), Freire (1967; 1970), Goldstein (2000, 2009), Ribeiro (1999), entre outros, tais autores serviram de base para a fundamentação teórica.