Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Campus VI - Departamento de Ciências Humanas (DCH) - Caetité por Palavras-chave "Aprendizagem"
Agora exibindo 1 - 3 de 3
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemGeometria dinâmica no ensino de geometria: Uma abordagem sobre sua importância(Universidade do Estado da Bahia, 2012) Silva, Célia Fernandes da; Azevedo , Marco Túlio Santos de; Felipe, Francisco Flávio Alves; SousaEste trabalho incentiva o uso de Geometria Dinâmica aos professores por meio de recursos tecnológicos oferecidos pelos softwares educativos que auxiliam nas aulas de Geometria e possibilitam maior interesse, participação, senso investigativo e o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático no aluno ao se deparar com os conceitos e definições dos conteúdos de Geometria. Neste caso foi investigado o comportamento dos alunos de 7ª e 8ª séries no Laboratório de Informática da UNEB, um ambiente de aprendizagem mediado pelo computador, e o campo a ser pesquisado é esse ambiente. Com auxilio de pesquisa bibliográfica,com base principalmente em pesquisas realizadas por Gravina e Penteado sobre a importância do uso da geometria dinâmica, foi realizada a pesquisa naturalista ou de campo. São apresentadas considerações sobre o processo de evolução da geometria, a situação do ensino de geometria, benefícios das novas tecnologias e sugestões de softwares de construção e visualização de figuras geométricas tais como o GeoGebra e o Polyque promovem dinamismo as aulas.
- ItemJogos de tabuleiro em sala de aula(2025-04-03) Santos , Irlane Moreno; Rocha , Gabriela SilveiraLivro elaborado no âmbito do Mestrado Profissional em Ensino, Linguagem e Sociedade ( PPGELS/ UNEB - Campus VI), como resultado da pesquisa de mestrado com o propósito de contribuir com a prática pedagógica do professor da educação básica. Este livro está divido em duas partes. Na parte I você encontrará um conjunto de oito temas contemporâneos que foram construídos para trabalhar com questões que conectam diferentes áreas do conhecimento Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e sociais Aplicadas, Matemática e suas tecnologias e S T Linguagens e suas Tecnologias todas voltadas para os temas contemporâneos transversais. Na parte II, você encontrará oito kits de jogos, um para cada tema que foi apresentado parte I desse livro. Para um melhor planejamento das aulas, estes temas estão organizados em Discutindo o tema (texto), Proposta didática (plano de aula) e um kit de jogo para ser reproduzido e aplicado em sala de aula com o seu aluno.
- ItemOs números na história da matemática(Universidade do Estado da Bahia, ) Portella, Ana Maria de Castro Neves; Oliveira, Danila da Silva; D’Esquível, Márcio; David , Magda Souza Braga; Sousa , Givaldo Vieira deO presente trabalho apresenta um estudo sobre os números na história da matemática e busca relacionar, no decorrer do processo histórico, a necessidade de contar, atividade inerente ao desenvolvimento das atividades humanas, com o ensino e aprendizagem do conceito de número pela criança na quinta série do Ensino Fundamental. Desse modo, aponta para um ensino de matemática mais eficaz a partir da compreensão de que este deve estar inspirado em nossas necessidades, na realidade e em nosso momento histórico. Contudo, é a partir da investigação da história da matemática e ao longo de sua evolução que se propõe refletir e estabelecer a importância de sua contribuição para o ensino e aprendizagem e para a busca de melhorias necessárias para as diversas situações cotidianas. Analisa-se, então, a relação matemática-história, propondo-se trabalhar os aspectos formais e racionais do ensino dos números na quinta série do Ensino Fundamental, haja vista que o ensino da matemática fundamentado na concepção da matemática como conhecimento historicamente constituído e que se reconstrói a cada instante, assemelha-se ao processo de construção do conhecimento na criança.