Navegando por Autor "Souza, Lucimêre Rodrigues de "
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- ItemUm Estudo Sobre a Atuação Representativa nos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência(2016-08-13) Souza, Lucimêre Rodrigues deEsta pesquisa tem como objeto de estudo a atuação representativa no Conselho Estadual dos Direitos das Pessoas com Deficiência do Estado da Bahia (COEDE) e no Conselho Municipal de Feira de Santana. A problemática da investigação orienta-se pela questão central: Como se caracterizam os modos de atuação representativa dos conselheiros com deficiência nos Conselhos dos Direitos da Pessoa com Deficiência, no sentido da participação política para assegurar direitos humanos? Assim, o objetivo geral da pesquisa consiste em analisar os modos de atuação representativa dos conselheiros com deficiência nos Conselho mencionados, a fim de identificar ações e estratégias mobilizatórias para assegurar direitos humanos. Nesta direção, foram formulados os objetivos específicos: identificar as percepções dos conselheiros sobre liderança do movimento social de pessoas com deficiência; caracterizar os perfis participativos dos conselheiros, a partir das ações e estratégias usadas pelos Conselhos; verificar se as experiências de discriminação sofridas pelos conselheiros com deficiência impulsionam a mobilização; discutir os limites e possibilidades dos Conselhos quanto à capacidade de exercer controle social das políticas públicas. O estudo tem como referência basilar a Teoria Crítica da Sociedade, principalmente as formulações que contribuem para tecer relações entre indivíduo e sociedade; deficiência, preconceito e discriminação; participação e consciência política; democracia, inclusão, educação e direitos humanos. De modo mais específico, privilegia-se estudos de Theodor W. Adorno, Horkheimer e Marcuse pela ênfase dada a esses conceitos. Quanto às orientações metodológicas, trata-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, cuja análise centra-se na atuação dos Conselhos dos Direitos das Pessoas com Deficiência como espaços de participação social. A coleta de dados foi feita por meio de observações das reuniões, entrevistas semiestruturadas e análise de documentos. Os modos de atuação dos conselheiros foram percebidos a partir de alguns traços identificados em diversos perfis participativos. Ainda que a ação dos Conselhos se diferencie em grau e na qualidade da participação política, algumas atividades de natureza permanente e, sobretudo, pontuais foram realizadas por meio da mobilização, porém, os resultados da pesquisa evidenciaram que a participação dos Conselhos não alcançou sua finalidade precípua de controle social das políticas públicas, visto que ainda persistem na reivindicação por direitos humanos básicos.
- ItemMães de pessoas com deficiência múltipla: experiências vividas no itinerário do cuidar(2019-08-02) Belém, Karla Muniz; Silva, Luciene Maria da; Souza, Lucimêre Rodrigues de ; Dias, Viviane Borges; Santos, Jaciete Barbosa dosA epidemia do Zika vírus, vivenciada no país a partir de 2015, fez com que os números de casos de crianças nascidas com deficiência múltipla com graves sequelas aumentassem abruptamente. As vidas maternas foram alteradas severamente, fato que levou a questionar como estas mães viveram a experiência da chegada da criança com deficiência na família e quais eram suas concepções sobre a deficiência. Assim, a presente pesquisa objetiva analisar experiências sobre o cuidar, relatadas por mães de pessoas com deficiência múltipla. O referencial teórico tem por base alguns conceitos da Teoria Crítica da Sociedade, especialmente os estudos de Theodor Adorno, Marx Horkheimer e Marcuse em interlocução com estudos de Goffman e Crochík. Para aprofundarmos os estudos sobre cuidado, usamos especificamente os escritos de Tronto, Gilligan e Noddings. O estudo foi realizado na cidade de Ilhéus (Bahia) e os sujeitos da pesquisa são mulheres que tiveram filhos diagnosticados ou sob suspeita de infecção pela síndrome congênita do Zika vírus. Realizamos uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo História Oral, que descreve e analisa a trajetória materna desde a comunicação do diagnóstico, a concepção materna sobre a deficiência, a experiência adquirida na convivência com o(a) filho(a), o preconceito e a expectativa sobre o futuro de ambos. Os instrumentos de coleta de dados foram o questionário e a entrevista semiestruturada aplicados a oito sujeitos. Ao analisar o cotidiano das mulheres, foi observado que há uma forte influência do modelo médico na concepção que têm sobre deficiência. As mulheres realizam o trabalho sozinhas, sem descanso e sem emprego formal. Ademais, o convívio com os profissionais de saúde, outras mães e sites de busca mobilizam a construção e a aquisição de saberes sistematizados ou não sistematizados. Nesta múltipla relação, os sujeitos envolvidos trazem experiências diversas e um conhecimento singular sobre seus modos de viver. Assim, a prática da pedagogia do cuidado materno é construída na vida cotidiana na busca por uma vida digna. A análise dos dados evidenciou, também, a necessidade de políticas sociais que incluam uma formação ampla para toda a família, pois a atenção está voltada apenas para a deficiência.
- ItemPercepção dos professores sobre os alunos em situação de inclusão(2017-08-07) Ogasawara, Jenifer Satie Vaz; Silva, Luciene Maria da; Besnosik, Maria Helena da Rocha; Souza, Lucimêre Rodrigues de ; Santos, Jaciete Barbosa dosA presente dissertação tem como objetivo principal analisar as percepções dos professores de uma escola regular da Rede Municipal de Salvador sobre a sua prática pedagógica com alunos em situação de inclusão. A principal intenção era a investigação de como as percepções dos professores sobre seus alunos em situação de inclusão se refletem no seu fazer pedagógico. Assim, foi realizada uma pesquisa qualitativa do tipo estudo de caso no qual foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco professoras de uma escola pública da cidade de Salvador. Todas as participantes tinham, em sua turma, pelo menos uma criança considerada em situação de inclusão. Embora o termo inclusão se mostre amplo, percebeu-se que as crianças citadas são as que possuem características que as enquadram no público da Educação Especial. Antes da apresentação dos dados da pesquisa, discute-se a formação dos professores, apresentando um panorama das pesquisas atuais e uma problematização com textos de Adorno e Horkeimer e outros autores que estudam tais teóricos. Fez-se necessário, também, debater sobre o preconceito como forma de embasar parte dos argumentos discutidos na análise dos dados. A pesquisa indicou que as professoras costumam agir em sala de aula de modo a transparecer a forma como pensam e percebem essas crianças. Na fala da maioria das professoras, parece existir um descrédito da capacidade que estas crianças têm em desenvolver a aprendizagem, o que reflete em poucas ações e investimentos que a promovam. Além disto, há um discurso de culpabilização do processo inicial de formação para o despreparo em lidar com as deficiências em sala de aula.
- ItemPesssoa com deficiência a tornar-se professor: narrativas sobre a formação docente(Universidade do Estado da Bahia, 2024-05-24) Ogasawara, Jenifer Satie Vaz; Silva, Luciene Maria da; Santos, Jaciete Barbosa dos; Melo, Douglas Christian Ferrari; Souza, Lucimêre Rodrigues de; Dias, Viviane Borges; Farias, Sandra Regina RosaO crescente movimento sobre a inclusão educacional e a presença cada vez maior de pessoas com deficiência no ensino superior tornam crucial entender como os futuros professores são preparados para lidar com a diversidade em sala de aula. No entanto, a voz dos próprios estudantes com deficiência muitas vezes é negligenciada nesse processo. Neste contexto, a pesquisa buscou preencher essa lacuna e se propôs a analisar as narrativas de discentes com deficiência sobre a formação docente em curso nas licenciaturas da Universidade do Estado da Bahia para atuação em contextos inclusivos. A visão desses alunos potencializa a compreensão sobre a formação de professores em uma perspectiva inclusiva, uma vez que estão em processo de desenvolvimento profissional, ao mesmo tempo em que vivem a experiência de ser incluídos. A partir da reflexão de conceitos e formulações teóricas sobre deficiência, formação e universidade, a pesquisa, quanto aos objetivos, é exploratório-descritiva, de natureza qualitativa, tendo como técnica de coleta de dados entrevistas narrativas, visando explorar as percepções e experiências dos participantes sobre seus processos de formação nos cursos. Por meio da Análise Crítica do Discurso, as narrativas foram analisadas em três categorias principais: Deficiência, Formação e A Experiência de Pessoas com Deficiência na Universidade. Os resultados dialogaram com os princípios teóricos definidos por autores da Teoria Crítica da Sociedade, principalmente na relação do indivíduo com a sociedade e o conceito de formação. Os achados indicam que a Instituição invisibiliza e negligencia a acessibilidade e a permanência dos alunos, oferecendo poucas ações para garantir condições educacionais adequadas. Das entrevistas, nota-se que persiste a percepção da deficiência como enfermidade, resultando em conflitos de identidade e enfrentamento do capacitismo por parte dos estudantes; sobre a formação docente, prevalece a abordagem tecnicista evidenciando a lógica da pseudoformação e, embora a política de cotas seja eficaz para o acesso, há falhas na oferta de recursos e ações para que esse coletivo consiga concluir a graduação. Apesar das fragilidades, a presença dos estudantes com deficiência estimula iniciativas que contribuem para melhorar a acessibilidade no ensino superior, destacando-se também o papel crucial de alguns professores. Em suma, enquanto a universidade enfrenta desafios significativos para a inclusão efetiva de pessoas com deficiência, a presença desse grupo tem impulsionado iniciativas que podem levar a melhorias substanciais na sua experiência no ambiente acadêmico.
- ItemO professor e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: reflexões sobre formação docente(2020-10-02) Santos, Ivete Maria dos; Luciene Maria da Silva; Souza, Lucimêre Rodrigues de; Dias, Marian Ávila de Lima e; Santos, Jaciete Barbosa dos; Farias, Sandra Regina RosaSANTOS, Ivete Maria. O professor e a inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior: reflexões sobre formação docente. Programa de Pós-Graduação em Educação e Contemporaneidade. Universidade do Estado da Bahia, Salvador, 2020. Esta pesquisa traz como objeto de estudo a relação entre formação docente e inclusão de estudantes com deficiência no contexto universitário. O objetivo principal foi analisar em que medida a presença do estudante com deficiência no ensino superior pode contribuir para experiências formativas que favoreçam o desenvolvimento do pensamento crítico e a autonomia docente. Nessa perspectiva, formularam-se os seguintes objetivos específicos: refletir sobre a relação universidade e formação no processo de inclusão da pessoa com deficiência, à luz da Teoria Crítica da Sociedade; compreender a percepção dos docentes sobre deficiência e inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior; identificar aspectos da atividade docente que favorecem o desenvolvimento de experiências formativas dos professores com os estudantes com deficiência; verificar a existência de políticas e ações institucionais voltadas para os docentes, referentes à inclusão de estudantes com deficiência no ensino superior. A pesquisa tem como referência principal a Teoria Crítica da Sociedade, mais especificamente as produções de Theodor W. Adorno, Max Horkheimer, Walter Benjamin e Herbert Marcuse, para compreender os condicionantes sociais que interferem no processo formativo. Quanto à metodologia, trata-se de uma investigação empírica, de abordagem qualitativa do tipo estudo de caso. Os sujeitos da pesquisa foram oito professores que ministraram disciplinas em cursos/turmas que possuem alunos com deficiência. Os instrumentos de coleta de dados utilizados foram um questionário online semiestruturado e um roteiro de entrevista semiestruturada. Por meio dos resultados foi possível verificar que a presença do estudante com deficiência no ensino superior favoreceu o desenvolvimento do pensamento crítico da maioria dos docentes. Contudo, a presença do viés instrumental na formação, a precarização do trabalho e a ausência de espaços para compartilhar experiências, são fatores que comprometem o desenvolvimento da autonomia docente. Com relação à ocorrência de experiência, apenas na narrativa de um entrevistado foi possível identificar alguns elementos mais próximos do conceito de experiência apresentado por Benjamin. Todavia, no percurso para tornar suas práticas inclusivas, o contato com o estudante com deficiência possibilitou que alguns professores questionassem os estereótipos a respeito das potencialidades desses estudantes, além da maneira como exerciam a docência, mostrando uma aproximação da perspectiva de experiência defendida por Adorno. No que se refere à inclusão no ensino superior, embora a maioria dos entrevistados se declarasse favorável, alguns defenderam, como condição para a inclusão dos estudantes com deficiência, a implantação de uma estrutura física adequada. A pesquisa também identificou que os cursos de pós-graduação e as atividades desenvolvidas pelo Núcleo de Acessibilidade e Atendimento Educacional Especializado (NAAEE) foram as únicas ações institucionais voltadas para os docentes.