Navegando por Autor "Lima Júnior, Arnaud Soares de"
Agora exibindo 1 - 6 de 6
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs contribuições dos clássicos para o ensino da literatura: uma subversão a partir da linguagem e da subjetividade(2021-12-21) Lima, Vigna Nunes; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Souza, Antônio Wilson Silva de; Silva, Jamile Borges da; Almeida, Djalma Fiuza; Sales, Mary Valda SouzaEsta tese versa sobre o Ensino da Literatura, com ênfase na contribuição dos clássicos, considerando a necessidade de discutir a pertinência destes no contexto do Ensino Médio. Tem por objetivo expor, por meio de uma elaboração autoral, as contribuições dos clássicos para o Ensino da Literatura, por meio de uma subversão a partir da Linguagem e da Subjetividade. Trata-se de uma Pesquisa Teórica, fundada em uma base epistemológica, compreendida como um processo criativo do sujeito que se relaciona com o mundo e produz sentido sobre ele e que reconhece a importância da contribuição teórica doutoral como um exercício de exposição de um saber por meio de uma escrita autoral. Na abordagem metodológica problematiza-se o conceito de Pesquisa Teórica em Educação, a partir de Demo (1982; 1991; 2000; 2002), assim como o lugar que esta ocupa dentre as metodologias adotadas no âmbito do PPGEduC. Também são apresentadas algumas provocações epistemológicas como possibilidades de construção de outra perspectiva, fundada na Subjetividade. Inicialmente, apresentará uma contextualização conceitual do Ensino da Literatura, a partir dos documentos norteadores e normativos: PCNEM (2000), PCN+ (2002), OCNEM (2006), BNCC-EM (2018) que orientam e prescrevem o que e como se deve ensinar a Literatura no âmbito do Ensino Médio; assim como apresentar, historicamente, os paradigmas do Ensino da Literatura, refletindo sobre a base teórico-metodológica que os constituem, valendo-se de um diálogo teórico com Cosson (2014; 2016; 2020) e outros autores, como: Lajolo (2006), Paulino (2009) e Perrone-Moisés (1995; 1998; 1999; 2006; 2016). Nesta construção teórica será também apresentada a compreensão de Contemporaneidade de Lima Jr. (2015), fundamentada na razão comunicativa habermasiana (2012) e as implicações deste entendimento para se pensar a Educação como não Ciência (LIMA JR., 2021a) e o Ensino da Literatura. Dentro da discussão acerca do Ensino da Literatura, será problematizado e aprofundado as tentativas de conceituação dos clássicos por Calvino (2007), apresentando uma apropriação e proposição para o termo, que se funda na ideia de escritura em Derrida (1995) e de exposição do saber por meio da escrita em Lacan (1992; 2012) e em Lima Jr. (2021a), assim como o entendimento de “escuta” de Bajour (2012), ressignificado pelo viés da Subjetividade, em uma aproximação com o Discurso do Analista lacaniano. A tese defende recuperar o lugar da Literatura como Arte, a partir de uma base epistemológica fundada na Linguagem e na Subjetividade, de modo que o que é fundante aos clássicos da Literatura é que incida sobre a exposição do saber no Simbólico, o que favoreça o acesso e a leitura dos clássicos como escritura, como Transmissão de saber, tendo como efeito o processo de consignação e de consubstanciação, comum também a problemática epistemológica (LIMA JR., 2021a).
- ItemCoordenação pedagógica: subsídios para atualização da função(2020-10-26) Lima, Joara Porto de Avelar; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Assis, Alessandra Santos de; Fialho, Francisco Antonio Pereira; Pereira, Ana Lúcia NunesEsta pesquisa investigou as possibilidades de reorganização da função Coordenação Pedagógica com um grupo de educadores que atuam no lócus dessa investigação, em uma escola pública, da Rede Estadual de Educação, no Estado da Bahia, especificamente na região do Núcleo Territorial de Educação 26, no município de São Francisco do Conde, região metropolitana de Salvador, sobretudo no distrito de Mataripe, comunidade do Caípe onde a Escola está localizada. Foi adotado o Estudo de Caso participante como Metodologia de Pesquisa, por se tratar de uma pesquisa de natureza qualitativa, entendendo o dinamismo do objeto estudado, mas também as relações e ações que configuram o cotidiano da rotina escolar, da ação pedagógica da função e suas variáveis. Inicialmente a pesquisa apresenta uma introdução que contextualiza minha itinerância acadêmica e profissional, bem como mostra a relação da temática da pesquisa com essas vivências. Os objetivos que nortearam essa pesquisa foram – objetivo geral: Compreender as novas condições em que se dá a Coordenação Pedagógica no contexto das transformações da Sociedade do Conhecimento, contribuindo para uma possível atualização da função na Escola. Além do citado foram organizados os objetivos específicos que visam: Aprofundar criticamente a compreensão acerca da Coordenação Pedagógica no contexto da Sociedade do Conhecimento; a) Entender as bases epistemológicas da Sociedade do Conhecimento e constitui-las como contribuições teóricas para uma possível ressignificação da função do Coordenador Pedagógico; b) Explicitar a compreensão do Coordenador Pedagógico como um Curriculista, Difusor Social do Conhecimento. c) Organizar uma experiência piloto, como contribuição teórico-prática para a Formação do Coordenador Pedagógico. Foi feito também um breve levantamento histórico sobre a origem e transição da função aqui estudada, desde a Supervisão Escolar até a atual Coordenação Pedagógica considerando as particularidades do Estado onde a pesquisa foi realizada. Além disso, consta na investigação uma explanação sobre a relação Modo de Produção, Sociedade e Educação enfatizando a importância da Coordenação Pedagógica enquanto um canal de difusão do conhecimento na escola. O processo formativo do Coordenador Pedagógico, bem como suas fragilidades também foi abordado nessa pesquisa e ao final do trabalho, apresento o resultado da Experiência Piloto formativa que deu subsídios para a compreensão da possibilidade de uma ressignificação da Coordenação Pedagógica, pois a mesma apresenta o Coordenador Pedagógico enquanto o Curriculista ou gestor do conhecimento na Escola. Concluí a pesquisa com as Considerações Finais que tratam das apropriações e conclusões feitas a partir da investigação, além de mostrar os achados que podem contribuir para a formação continuada em serviço dos educadores, em especial Coordenadores Pedagógicos que tiverem acesso a essa tese.
- ItemOs currículos dos cursos integrados e as tecnologias: o proposto e o vivido no curso de informática do IFBA campus de Vitória Da Conquista(2018-04-05) Moreira, Mônica Souza; Sales, Mary Valda Souza; Souza, Claudio Reynaldo Barbosa de; Machado, Célia Tanajura; Lima Júnior, Arnaud Soares deAludindo ao caminho e à construção do caminho que se percorre no itinerário da vida, bem como ao diálogo entre a teoria e a prática é que se alicerça o presente trabalho investigativo, o qual versa sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) no contexto do currículo proposto e vivido. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, que toma por base um Estudo de Caso no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), especificamente no campus de Vitória da Conquista e o Curso Técnico em Informática Integrado. Justifica-se a importância da pesquisa por ser uma oportunidade de abordar o currículo e as possibilidades que permeiam as demandas propositivas das TIC, bem como as implicações dessa relação no estabelecimento e/ou conformação do processo formativo dos discentes, fomentando o entrelaçamento dos aspectos que emergem do contexto social vigente, que refletem uma sociedade envolvida por tecnologia, Internet e mídias, destarte pode-se buscar conceber práticas curriculares/educativas que coadunem com essas questões. A realização de uma pesquisa cujo objetivo geral foi analisar a relação entre o currículo e as TIC no processo de formação dos estudantes do curso integrado de Informática do IFBA de Vitória da Conquista/Ba a partir do que é proposto e o que é vivido no curso, representa uma oportunidade de avanço de uma maneira geral para as práticas curriculares no lócus da pesquisa. Foram ainda objetivos específicos: Identificar as premissas orientadoras do currículo para o trabalho educativo/formativo com as TIC no projeto do curso; verificar de que maneira as TIC são evidenciadas no currículo e nas práticas curriculares do curso; bem como, verificar, a partir dos sujeitos do currículo, as relações existentes entre TIC e currículo na efetivação do que é instituído na formação do curso. Usou-se como instrumentos de coleta de dados o questionário misto eletrônico aplicado a docentes, o questionário misto convencional aplicado aos discentes, o levantamento documental do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de Informática integrado e Projeto Pedagógico Institucional (PPI) do IFBA e a observação das aulas registrada em diário de campo. Os dados coletados foram analisados por meio da triangulação, organizada em categorias. Entre outras conclusões foi possível depreender que há subutilização das TIC e necessidade de formação dos docentes para ampliação do potencial da tecnologia na formação dos estudantes, bem como, a ampliação da estrutura e acesso às TIC e reformulação do currículo dos cursos integrados.
- ItemDifusão social do conhecimento a partir do sujeito: subjetivação do sujeito nas relações de micropoder tendo como instrumento o livro acadêmico digital em uma comunidade acadêmica(2022-12-16) Oliveira, Fabiano Viana; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Almeida, Djalma Fiuza; Bonfim, Luís Américo Silva; Santana, Leonardo Silveira; Oliveira, Nilda Silva de; Sales, Mary Valda Souza; This theoretical thesis states that in the context of contemporary education, the digital academic book is an instrument for the social diffusion of knowledge that takes place through the action of subjects in the micropower relations inherent in the relationships between teachers and students in an academic community and that generate in the subjectivation of the subjects. content something that goes beyond the instrumentality of the digital academic book itself. With a methodological approach guided by the rigor of the questions and openness to my subjective expression, the initial references on digital technologies, the digital book and on the diffusion of knowledge are re-elaborated for a unique understanding of the social diffusion of knowledge as subjectivation of the subjects of institutional relations. academics and that, even inserted in the context of micropower relations, affirm themselves with the possibility not only of disseminating knowledge, but also of knowing themselves, therefore going beyond the instrumentality of the digital academic book object. The theoretical bases were the categories subjectivation and micropower from the work of Michel Foucault and the objectives were to expose my understanding of the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between teachers and students in an academic community, exemplified for the experience of University Publisher and the stricto sensu postgraduate program at the same university. For this, carrying out an analytical description of the functioning of University Publisher; then presenting some theoretical framework on digital technology, digital academic book and social diffusion of knowledge; and finally to explain how I understand the social diffusion of knowledge from the subjects in the micropower relations inherent to the relations between professors and students in an academic community.Esta tese teórica afirma que no contexto da educação na contemporaneidade o livro acadêmico digital é um instrumento para a difusão social do conhecimento que acontece pela ação dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica e que geram na subjetivação dos conteúdos algo que vai além da instrumentalidade do próprio livro acadêmico digital. Com uma abordagem metodológica guiada pelo rigor dos questionamentos e abertura à minha expressão subjetiva, as referências iniciais sobre tecnologias digitais, o livro digital e sobre difusão do conhecimento são reelaboradas para uma compreensão singular sobre a difusão social do conhecimento como subjetivação dos sujeitos de relações institucionais acadêmicas e que mesmo inseridos no contexto de relações de micropoder afirmam a si mesmos com a possibilidade não só de difundir conhecimento, mas também de conhecerem a si mesmos, por isso indo além da instrumentalidade do objeto livro acadêmico digital. As bases teóricas foram as categorias subjetivação e micropoder a partir da obra de Michel Foucault e os objetivos foram expor a minha compreensão sobre a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica, exemplificada pela vivência da Editora Universitária e do programa de pós-graduação stricto sensu da mesma universidade. Para isso realizando uma descrição analítica do funcionamento da Editora Universitária; depois apresentando algum referencial teórico sobre tecnologia digital, livro acadêmico digital e difusão social do conhecimento; e para enfim expor sobre como entendo a difusão social do conhecimento a partir dos sujeitos nas relações de micropoder inerentes às relações entre professores e alunos numa comunidade acadêmica.
- ItemOs potenciais do desenvolvimento cognitivo da comunidade virtual de aprendizagem(2012-03-19) Silva Neto, Alício Rodrigues da; Lima Júnior, Arnaud Soares de; Axt, Margarete; Hetkowski, Tânia Maria; Galeffi, Dante Augusto; Magalhães, André RicardoEsta dissertação está relacionada aos Potencias das Comunidades Virtuais de Aprendizagem no Desenvolvimento Cognitivo cotejando com as possibilidades e aplicações das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na construção da aprendizagem, realizando uma aproximação e compreensão dos processos tecnológicos como possibilidades educacionais. Evidencia que as TIC são representadas por instrumentos com características próprias (interatividade, inovação, flexibilidade, agilidade, etc.), que redimensionadas, enquanto potencialidades no processo de aprendizagem, articulação e diferentes linguagens nos suportes tecnológicos, possibilitam a comunicação entre os sujeitos, as trocas simbólicas e a capacidade de processamento das informações. O objetivo é compreender os potenciais instrumentais e operacionais da CVA para o Desenvolvimento Cognitivo. Na tessitura deste propósito foi utilizada uma investigação teórica no campo epistemológico e tecnológico que visa explorar a relação entre CVA e a Teoria da Aprendizagem na perspectiva vigotskiana, consistindo em compreender, analisar e descrever, de maneira cuidadosa e rigorosa, as bases teóricas que sustentam a pesquisa. Todavia, a sociedade está diante da formação de uma nova cultura, de uma nova forma de pensar, exigindo da escola um repensar da prática pedagógica, principalmente no que se refere ao desenvolvimento cognitivo dos sujeitos. Esta dissertação problematizou a cultura pedagógica e tecnológica com relação às CV em um movimento, auxiliado pelas TIC, de compreensão dos potenciais do Desenvolvimento Cognitivo como núcleo de possibilidade e transformação das relações no processo de Aprendizagem.
- ItemAs representações de ética de professores no contexto da formação inicial do profissional docente(2011-12-16) Santiago, Lucicleide Santos; Soares, Sandra Regina; Rios, Terezinha Azerêdo; Lima Júnior, Arnaud Soares deAs discussões acerca da ética vêm ocupando cada vez mais espaço em diferentes áreas do conhecimento revelando a grande importância dessa temática nos dias atuais. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, teve como principal objetivo conhecer as representações de formadores de professores sobre ética no contexto das suas práticas educativas. O estudo, que adotou a abordagem das Representações Sociais, utilizou a entrevista semi-estruturada como forma de coleta dos dados, os quais foram tratados conforme a análise de conteúdo do tipo temática (BARDIN, 2000). Participaram deste estudo cinco professores de um curso de Pedagogia de uma universidade pública do Estado da Bahia. A análise dos dados permitiu evidenciar que os participantes valorizam a ética no discurso, mas têm dificuldades em desenvolver ambientes ricos em oportunidade de crescimento e formação ética; defendem ser importante a competência emocional e relacional, mas demonstram dificuldade em tratar coletivamente os conflitos que emergem na sala de aula. Nesse sentido, diversos aspectos, apontam para uma prática centrada na moral, ou seja, na apreensão de atitudes e valores por osmose, por obediência, ou mediante a transmissão de conteúdos. Assim, a análise parece apontar para a predominância de uma concepção de formação de atitudes e valores intelectualista, academicista, priorizando o conhecimento do conteúdo e subestimando a reflexão e a vivencia de situações que propiciem a formação ética na sala de aula. Considerando que as Representações Sociais, que se concretizam nos discursos e nas condutas, têm como função primeira orientar as práticas dos membros do grupo referente ao objeto da representação, a análise dos dados parece mostrar que os participantes do estudo, não possuem uma representação social (compartilhada) sobre ética, pois os aspectos dos discursos que dela se aproximam não parecem orientar as práticas docentes.