Navegando por Autor "Júnior, Arnaud Soares de Lima"
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- ItemCurrículo e cultura: aproximações entre epistemologia hipertextual e cultura soteropolitana(2008-12-12) Cordeiro, Márcia de Freitas; Júnior, Arnaud Soares de Lima; Cunha, Regina Céli Oliveira da; Hetkowski, Tânia MariaA pesquisa é uma investigação teórica, qualitativa, de caráter exploratório conceitual, cujo tema é currículo e cultura, tendo como objeto de análise expor a compreensão sobre quais as possibilidades de aproximação entre currículo e cultura, ou seja, entre a epistemologia hipertextual e a cultura soteropolitana, respectivamente, pressupondo-se semelhanças entre eles. Nesse sentido, os objetivos foram permeados pela análise sobre as possibilidades de aproximação estética entre o currículo hipertextual e a cultura soteropolitana; por uma demonstração sobre as aproximações que a estética filosófica contemporânea compartilha com a epistemologia e com o currículo; por uma compreensão crítica que aproxime estética e epistemologia, a partir da perspectiva do currículo hipertextual, para que haja contribuições com a teorização epistemológica e estética. O corpo teórico foi iniciado com a apresentação do contexto em que a categoria teórica central deste trabalho, o currículo hipertextual, se situa, que é a contemporaneidade. Em seguida, se discutiu os princípios norteadores e os fundantes (o hipertexto, as TIC, a diferença e o saber) deste currículo e apresentou-se um conceito sobre o mesmo. Logo depois, as outras duas categorias teóricas desta pesquisa, a cultura soteropolitana e a estética, foram discutidas, em que, para a estética foi apresentada a origem do próprio termo e sua relação com a Filosofia, seu objeto e a experiência estética; para a cultura soteropolitana, foram discutidos a relação da cultura de um modo geral com a arte e com as novas tecnologias, e depois apresentados os aspectos da religiosidade, da alimentação, da festividade, da personalidade, da corporeidade, a liberdade, etc., pertencentes a esta cultura. A metodologia aplicada baseou-se em uma análise documental, levantamento e revisão bibliográfica, tendo como campo de investigação os livros, periódicos, artigos, papers, dissertações, teses e a Internet, bem como a uma metodologia comparativa ou intertextual, no sentido bakhtiniano do termo, como suscitava a própria natureza do objeto. A partir dos resultados obtidos, a pesquisa revelou que existem duas possibilidades de aproximação entre currículo hipertextual e cultura soteropolitana, por meio da estética, se dão a partir da posição em que o sujeito ocupa tanto na estética contemporânea, quanto no currículo hipertextual e pela forma como conhecimento e a cultura se processam, revelando que ambos (currículo hipertextual e cultura soteropolitana) advém de práticas instituintes e, assim, possibilitam à educação a formação de sujeitos agentes históricos da sua realidade, como um lugar transformado pelas infinitas possibilidades de criação de sua subjetividade.
- ItemTecnologias digitais móveis e o cotidiano escolar: potencialização do processo de aprendizagem no ensino médio(2019-03-29) Santos, Andrea Bispo dos; Sales, Mary Valda Souza; Oliveira, Lucila Maria Pesce de; Bonilla, Maria Helena Silveira; Júnior, Arnaud Soares de LimaO entendimento sobre as tecnologias digitais enquanto potencializadoras nos processos de aprendizagem de estudantes é uma urgência educacional na contemporaneidade, uma vez que os estudantes portam seus próprios dispositivos e criam caminhos autônomos, criativos e coletivos para aprender, independente das estratégias institucionais. A pesquisa nasce do interesse de compreender melhor este fenômeno que é a presença das Tecnologias Digitais Móveis na escola. Nesse contexto, parte do seguinte problema: em que medida as tecnologias digitais móveis contribuem para a elaboração de táticas por estudantes do Ensino Médio com vistas ao desenvolvimento da aprendizagem em seu cotidiano? Apresenta como objetivo geral: analisar o potencial das tecnologias digitais móveis para a construção da aprendizagem no cotidiano dos sujeitos, do qual segue o desdobramento dos seguintes objetivos específicos: a) descrever quais dispositivos móveis os sujeitos portam em seu cotidiano; b) compreender táticas que os sujeitos utilizam em seu cotidiano para aprender; c) demonstrar como as táticas dos praticantes, mediadas por tecnologias digitais móveis podem ser potenciais em seu processo de aprendizagem. A pesquisa tem como base epistemológica a inspiração fenomenológica e como construção do método segue os princípios da Bricolagem, dadas as necessidades do campo e dos estudos sobre cotidiano. Foram utilizados como instrumentos de produção de dados no campo um questionário misto, as observações participantes da pesquisadora e os registros destas observações no diário de campo ―o cotidiário‖ bem como as reuniões de grupo focal com os estudantes do primeiro ao quarto ano do Ensino Médio, do Instituto Federal da Bahia (IFBA), campus de Camaçari – BA, dos cursos de Tecnologia da Informação e Eletrotécnica, portanto lócus da pesquisa. As discussões teóricas perpassaram pelas categorias de cotidiano, aprendizagem (significativa, ubíqua e móvel), bem como, tecnologias digitais móveis em contextos educativos. Para sustentação destes temas destacaram-se os seguintes interlocutores: Certeau (1994), Bonilla (2015), Levy (1996) e (1999), Lima Júnior (2004; 2012; 2015), Santaella (2010; 2013) Moreira e Masini (2001), Sibilia (2012), Sales (2018) e Kenski (2000). Para a sustentação teórica da base epistemológica e metodológica os principais interlocutores foram: Merleau Ponty (2006), Sokolowski (2004), Galeffi (2000), Kincheloe (2007), Minayo (1994), Flick (2009) e Yin (2015). As táticas criadas pelos estudantes em seu cotidiano na escola são uma sinalização de que novos paradigmas sobre a construção do processo de aprendizagem estão sendo gerados por conta da potência criativa e solucionadora proporcionada pelas tecnologias digitais móveis. Os resultados sinalizam as possibilidades que a presença tecnológica digital móvel apresenta para potencializar o processo de aprendizagem de estudantes no Ensino médio, bem como revela as preocupações destes estudantes diante de um cenário que é lido por eles como transitório. Há um revelar das potências, bem como das sombras que os usos e fazeres tecnológicos representam para esta população e que por conta disso se sentem tal qual ―funâmbulos‖, equilibristas. A pesquisa encerra-se com proposições ditas pelos estudantes para a escola deste século com base na compreensão do fenômeno estudado.
- ItemTransferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender(2009-06-15) Santos, Maria da Glória Gonçalves; Ornellas, Maria de Lourdes Soares; Lajonquière, Leandro de; Júnior, Arnaud Soares de Lima; Fialho, Nadia Hage; Filho, Antonio CardosoTransferência: afeto que enlaça o sujeito do desejo no ato de aprender trata de uma pesquisa teórica sobre o fenômeno da transferência, entendida como um deslocamento de afeto de figuras parentais que sustentaram o pedido de amor na infância, para outras que, no presente, o sujeito pressupõe um saber sobre seu desejo; e de extensões de construtos psicanalíticos nos contextos onde se dá o ato educativo, pela via da relação transferencial. Os desafios do mundo contemporâneo exigem constantes articulações do professor, a fim de repensar o processo de aprender relacionado com as demandas psicossociais que os segmentos da escola hoje solicitam. A partir do diálogo com teóricos que discutem a temática, como Freud, Lacan, Lajonquière, Kupfer e Ornellas, entre outros, e do relato de três episódios do cotidiano, dos quais priorizei me aproximar, a pesquisa versa sobre a importância de o professor conhecer a respeito da relação transferencial como instância fundante na construção do conhecimento e no exercício da mediação na práxis pedagógica. Na tentativa de socializar as contribuições, demonstro que o fenômeno da transferência ocorre em todas as relações humanas nas quais está presente o sujeito suposto saber e pode contribuir, na escola, para que professor e aluno, sujeitos do afeto, da cognição e do desejo, estejam enlaçados no ato de ensinar e aprender.