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Navegando por Autor "Fernandes, Marinalva Nunes"

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    Caderno de leitura e análise literária: escrevivências na escola
    (2025-11-14) Amorim, Renata de Lima; Fernandes, Marinalva Nunes; Silva, Claudia Rocha da
    A construção deste produto educacional parte do entendimento da importância que a literatura negra tem para a construção antirracista, principalmente as escrevivências de Evaristo. Este produto educacional, portanto, é uma ferramenta para o fortalecimento do pensamento crítico e da ação antirracista, promovendo a valorização da cultura negra, pois as escrevivências de Evaristo são muito mais do que relatos pessoais, são um convite à reflexão sobre a condição humana e busca pela igualdade. Esta pesquisa, de orientação metodológica qualitativa, está inserida na Linha II – Ensino, Saberes e Práticas Educativas do Programa de Pós-graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade – PPGELS, e tem como objeto de pesquisa a literatura negra brasileira como agente de uma prática antirracista no Ensino Fundamental e as escrevivências são o elemento chave para esta prática pedagógica, pois é preciso práticas e políticas contrárias ao racismo desde a primeira infância, onde tudo começa. A questão problema que direcionou a pesquisa foi: Como as escrevivências de Conceição Evaristo podem ser um caminho para contribuir com a construção de uma prática antirracista no ensino fundamental? Tendo em vista que a escola ainda é um espaço controlado pela arbitrariedade de um currículo eurocentrado, buscamos com esta pesquisa analisar de que modo as escrevivências de Conceição Evaristo podem contribuir para a construção de uma educação antirracista no Ensino Fundamental. A proposta aqui é refletir sobre o (não) lugar da mulher na literatura, com ênfase na mulher negra, evidenciando os processos de invisibilidades nos espaços marcados pela figura do homem branco e heterossexual; discutir sobre o feminismo negro e seus possíveis reflexos nas escritas literárias de mulheres negras, enquanto espaço de resistência com enfoque nas produções das escrevivências de Conceição Evaristo e debater sobre o lugar social do negro, dando ênfase ao lugar (território) da mulher negra dentro da sociedade.
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    Caderno pedagógico para educação matemática/ socioambiental crítica do campo
    (2022-06-06) Brito, Tatiane Novais; Fernandes, Marinalva Nunes; D´esquivel, Márcio Oliveira
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    EduSertão Especial de Educação Integral
    (2022-08-29) Silva, Edna Alves Pereira da; Fernandes, Marinalva Nunes
    Essa revista informativa é um Produto Educacional resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado “EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO” vinculado ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB) da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI Caetité - BA, na linha de pesquisa - Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Este produto é destinado à Educação Básica, tendo como público alvo os Prefeitos, os Dirigentes Municipais de Educação, os Gestores escolares, os professores e o público acadêmico de áreas correlatas e sua finalidade é apresentar as ações realizadas pelos municípios participantes da pesquisa com a finalidade de cumprir as metas e estratégias dos PMEs que versam sobre Educação Integral, no período de 2015 a 2022, no Território Sertão Produtivo e servir de base para as próximas ações. A revista está organizada em quatro partes: a primeira parte traz o mapa do território e sua caracterização; a segunda parte apresenta um pequeno recorte sobre a Educação Integral; a terceira apresenta um resumo das metas e estratégia dos PMEs dos 20 municípios; e a quarta versa sobre as experiências de Educação Integral e de Tempo Integral no Território Sertão Produtivo e propõe caminhos possíveis para cumprimento da meta a partir das experiências realizadas. Cuja disponibilidade é irrestrita, desde que haja respeito à autoria do Produto Educacional, vetado o uso comercial por terceiros. Divulgada por meio digital e financiada pela própria pesquisadora.
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    Guia para Elaboração de Nota Técnica
    (2022-06-03) Santana, Jaime de Jesus; Fernandes, Marinalva Nunes
    Este guia para elaboração de Nota Técnica é um produto educacional da dissertação de Mestrado Profissional “Políticas Públicas Para Educação Especial Inclusiva e suas acepções no município de Caetité/BA”. Este recurso materializa-se como instrumento orientador, resultado da pesquisa que teve como ponto de partida as políticas públicas para a educação especial e inclusiva no contexto do PME da cidade de Caetité-Ba que, além de fazer a análise documental das principais legislações que garantem a implementação de tais políticas, dialogou com os sujeitos e sujeitas que se encontram diretamente relacionados com a execução e acompanhamento das políticas públicas para inclusão no município de Caetité/BA. O método utilizado nesta proposição é o da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC de Dermeval Saviani, cuja proposta parte da Prática Social, passa pela problematização, instrumentalização, catarse e retorna para validação na prática social. A partir dessa teoria é apresentado um protocolo para elaboração de Nota Técnica seguindo os passos da PHC, o qual busca dar voz a quem atua na prática social. Ao final, foi possível concluir que, quando o tema em questão é parte das políticas públicas educacionais, cuja materialidade se dá nos ambientes escolares onde é presente o discurso da gestão democrática, participativa, colaborativa, não é possível excluir desse processo os agentes que experienciam tais desafios cotidianamente, sob pena da política pública não conseguir cumprir seu objetivo e, consequentemente, ser mal avaliada.
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    I Seminário de Políticas Educacionais: Pesquisas, estudos e ações
    (Secretaria Municipal de Educação de Guanambi - Bahia, 2025-06-01) Castro, Adriana Malheiros; Fernandes, Marinalva Nunes; Lima, Marly Eva Pereira Bernardo; Marques, Tatyanne Gomes
    Este compêndio reúne as ações formativas e os registros das atividades realizadas durante o I Seminário, “POLÍTICAS EDUCACIONAIS: PESQUISAS, ESTUDOS E AÇÕES", ocorrido nos dias 04 e 05 de dezembro. Com o objetivo de discutir temáticas relacionadas às políticas educacionais tendo como referência os Planos Municipais de Educação que completam o seu ciclo em 2025, a programação do evento integrou o II Encontro com Coordenadores de Fóruns Municipais de Educação do território do Sertão Produtivo, mesa institucional, conferência, vitrines acadêmicas, relatos de experiências e sessões temáticas denominadas "Conexão Saberes", organizadas por áreas específicas da educação. Tais momentos propiciaram reflexões qualificadas entre pesquisadores da área, profissionais da educação básica, discentes da graduação e pós-graduação, sobre os desafios e as possibilidades da gestão educacional no território, além de fomentar o fortalecimento das práticas formativas e a valorização da educação pública.
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    Interdisciplinaridade na educação de jovens e adultos (EJA): construindo saberes
    (2024-04-15) Gomes, Elisangela de Oliveira; Fernandes, Marinalva Nunes
    “Interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Construindo Saberes” é uma publicação direcionada a professores, estudantes e pesquisadores no campo da EJA, desenvolvida como produto educacional no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia. As autoras destacam a importância da interdisciplinaridade na prática pedagógica, propondo a integração dos saberes acadêmicos com as vivências dos alunos para estimular uma aprendizagem mais relevante e contextualizada. Propõem orientações e atividades práticas para uma educação transformadora, fomentando o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes adultos. Entre as estratégias propostas, incluem-se a análise de eventos atuais, o planejamento colaborativo e a execução de projetos que refletem as realidades sociais e econômicas dos estudantes, enfatizando a construção coletiva do conhecimento e a valorização das experiências de vida dos alunos como elementos fundamentais para uma educação significativa na EJA. Com o intuito de orientar educadores na aplicação prática da interdisciplinaridade, este manual apresenta exemplos práticos e adaptações curriculares que facilitam a compreensão e a aplicabilidade dos conceitos teóricos em ambientes educacionais diversos e constitui um recurso sugestivo para professores que buscam a inclusão, o engajamento ativo e o desenvolvimento de jovens e adultos na sociedade contemporânea.
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    Memórias itinerárias : educação de jovens e adultos (EJA) em Bom Jesus da Lapa - BA
    (2023-06-06) Leles, Elaine Alves; Fernandes, Marinalva Nunes
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    Proposta de implantação de uma política de formação docente compartilhada no Sertão Produtivo Baiano
    (2023-03-30) Porto , Lucas dos Santos; Fernandes, Marinalva Nunes
    Este Projeto de Intervenção é Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional intitulada “As potencialidades e os limites do PARFOR na formação de professores da Educação Básica: o caso do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado”, cujos resultados apontaram para a descontinuidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR nos últimos tempos. Este material caracteriza-se como um instrumento orientador e provável solução para o problema encontrado durante a referida pesquisa, ao trazer a proposição de ações para implantação de uma política de formação para professores em exercício no Sertão Produtivo baiano. O projeto está organizado em três fases: realização de Diagnóstico no referido território de identidade; proposição de um Encontro entre os gestores da Universidade (Diretores de Departamentos) e das cidades envolvidas; e elaboração da Minuta de um Documento Coletivo, durante o Encontro com os gestores, visando definir as normas para criação de política de formação compartilhada entre os entes federados. Espera-se que a ação executada sirva de apoio aos Gestores da Educação vinculados ao território de identidade Sertão Produtivo baiano que têm como foco a valorização do profissional docente e veem a formação dos seus profissionais como uma ferramenta de melhoria do processo educacional. Tal material pode ser adaptado a outras realidades e contextos educacionais.
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