Navegando por Autor "Fernandes, Marinalva Nunes"
Agora exibindo 1 - 16 de 16
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemA “cor da periferia” nas cidades que educam as possibilidades de efetivação do direito à cidade, por meio de um circuito urbano educacional em Guanambi-BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-19) Souza, Arley Fagner Pereira; Dutra Júnior, Wagnervalter ; Collar, Jaqueine Moll; Fernandes, Marinalva NunesAs questões referentes à cidade tem sido objeto de análise em diversos estudos, devido as constantes transformações urbanas, provocadas pelas demandas de uma população cada vez mais globalizada. Acometidos por uma inesperada pandemia, que matou milhões de pessoas mundo afora, urge a necessidade de pensar novas formas para construir os nossos territórios urbanos, que levem a superação da zona crítica decorrente do processo de industrialização-urbanização e que foi piorada pelo contexto pandêmico da Covid-19, além de promover a convivência, resgatando as dinâmicas sociais e o gozo pleno dos direitos que o isolamento retirou de nós. Com as escolas vivenciando um cotidiano incerto mediante as ondas de proliferação do vírus, foi um desafio ainda maior refletir sobre a relação entre direito à cidade e ensino, mas ainda assim essa pesquisa se propôs a enfrentá-lo. Com o objetivo de investigar as possibilidades de efetivação do direito à cidade em bairros da periferia de Guanambi, é apresentada a proposta de um circuito urbano educacional que contribua para a reflexão sobre o espaço da cidade como um amplo território educativo. Tendo a teoria do filósofo Henri Lefebvre sobre o direito à cidade como perspectiva teórica, esta dissertação parte dos princípios das cidades educadoras e utiliza como método a pesquisa-ação para alcançar os seus objetivos. Nesse sentido, após a breve historicização da formação do território da cidade de Guanambi, desde a segunda metade do século XX até a atualidade e contextualizando o surgimento das suas periferias, foram analisadas três escolas que possuem o ensino fundamental 2, onde foram realizadas entrevistas com as diretoras, e oficinas com os alunos do 9º ano, de modo a identificar percepções e demandas sobre os espaços que circundam as instituições de ensino. Com o material coletado, a dissertação traz como premissa da confecção do produto educacional, um estudo sobre o potencial das cores na vida das pessoas e como aplicá-las no âmbito do espaço urbano periférico, de modo a valorizar o contexto em que são aplicadas e demarcar a desejada fruição dos direitos. Verificou-se assim que um circuito urbano educacional, baseado em intervenções na arquitetura das escolas e do espaço urbano por meio do uso das cores de forma planejada, possibilita a efetivação do direito à cidade e a superação da zona crítica do processo urbanização, através da institucionalização dos princípios das cidades educadoras (que educam) como instrumento de resistência perante as lógicas impostas pelo capital.
- ItemAções culturais de afirmação e identidade socioeducativa: história da Banda Curumim (Guanambi, BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2024-03-25) Silva, João Wilker Aparecido Guimarães da; Nascimento, Jairo Carvalho do; Fernandes, Marinalva Nunes; Mendes, Euclides SantosO presente estudo examina a trajetória da Banda Curumim, originada em um projeto socioeducativo na cidade de Guanambi, como um exemplo do poder da música afro-brasileira na transformação social. Sob a orientação de educadores comprometidos, desde 2005, mais de 600 crianças e adolescentes já participaram das atividades e encontraram na percussão além da expressão artística, uma ferramenta de empoderamento e resiliência. Tornou-se um símbolo de inclusão e identidade sociocultural, inspirando comunidades inteiras. Com uma abordagem qualitativa, de cunho exploratório, a pesquisa entrevistou e filmou entre os anos de 2021 a 2024 gestores, idealizadores, educadores sociais e os antigos participantes do projeto. Destacam-se os desafios enfrentados pelo projeto, especialmente durante a pandemia de Covid-19, cujo projeto foi e mantém-se interrompido. A falta de financiamento específico e o descaso das políticas públicas emergem como obstáculos significativos para a sustentabilidade dessas iniciativas. Além disso, a pesquisa aponta a necessidade de avaliação sistemática dos impactos desses projetos e da elaboração de políticas mais alinhadas com as necessidades das comunidades mais vulneráveis. O produto foi o documentário produzido como parte deste “todo” para ampliar o alcance e impacto das narrativas das comunidades marginalizadas, promovendo uma educação mais inclusiva e justa. Que sirva como uma ferramenta para fortalecer identidades e construir conhecimento, visando não apenas os meios acadêmicos, mas toda a sociedade.
- ItemCaderno pedagógico para educação matemática/ socioambiental crítica do campo(2022-06-06) Brito, Tatiane Novais; Fernandes, Marinalva Nunes; D´esquivel, Márcio Oliveira
- ItemEduSertão Especial de Educação Integral(2022-08-29) Silva, Edna Alves Pereira da; Fernandes, Marinalva NunesEssa revista informativa é um Produto Educacional resultado da dissertação de Mestrado Profissional intitulado “EDUCAÇÃO INTEGRAL NOS PLANOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO DO TERRITÓRIO SERTÃO PRODUTIVO” vinculado ao Programa de PósGraduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB) da Universidade do Estado da Bahia, Campus VI Caetité - BA, na linha de pesquisa - Ensino, Saberes e Práticas Educativas. Este produto é destinado à Educação Básica, tendo como público alvo os Prefeitos, os Dirigentes Municipais de Educação, os Gestores escolares, os professores e o público acadêmico de áreas correlatas e sua finalidade é apresentar as ações realizadas pelos municípios participantes da pesquisa com a finalidade de cumprir as metas e estratégias dos PMEs que versam sobre Educação Integral, no período de 2015 a 2022, no Território Sertão Produtivo e servir de base para as próximas ações. A revista está organizada em quatro partes: a primeira parte traz o mapa do território e sua caracterização; a segunda parte apresenta um pequeno recorte sobre a Educação Integral; a terceira apresenta um resumo das metas e estratégia dos PMEs dos 20 municípios; e a quarta versa sobre as experiências de Educação Integral e de Tempo Integral no Território Sertão Produtivo e propõe caminhos possíveis para cumprimento da meta a partir das experiências realizadas. Cuja disponibilidade é irrestrita, desde que haja respeito à autoria do Produto Educacional, vetado o uso comercial por terceiros. Divulgada por meio digital e financiada pela própria pesquisadora.
- ItemGuia para Elaboração de Nota Técnica(2022-06-03) Santana, Jaime de Jesus; Fernandes, Marinalva NunesEste guia para elaboração de Nota Técnica é um produto educacional da dissertação de Mestrado Profissional “Políticas Públicas Para Educação Especial Inclusiva e suas acepções no município de Caetité/BA”. Este recurso materializa-se como instrumento orientador, resultado da pesquisa que teve como ponto de partida as políticas públicas para a educação especial e inclusiva no contexto do PME da cidade de Caetité-Ba que, além de fazer a análise documental das principais legislações que garantem a implementação de tais políticas, dialogou com os sujeitos e sujeitas que se encontram diretamente relacionados com a execução e acompanhamento das políticas públicas para inclusão no município de Caetité/BA. O método utilizado nesta proposição é o da Pedagogia Histórico-Crítica - PHC de Dermeval Saviani, cuja proposta parte da Prática Social, passa pela problematização, instrumentalização, catarse e retorna para validação na prática social. A partir dessa teoria é apresentado um protocolo para elaboração de Nota Técnica seguindo os passos da PHC, o qual busca dar voz a quem atua na prática social. Ao final, foi possível concluir que, quando o tema em questão é parte das políticas públicas educacionais, cuja materialidade se dá nos ambientes escolares onde é presente o discurso da gestão democrática, participativa, colaborativa, não é possível excluir desse processo os agentes que experienciam tais desafios cotidianamente, sob pena da política pública não conseguir cumprir seu objetivo e, consequentemente, ser mal avaliada.
- ItemInterdisciplinaridade na educação de jovens e adultos (EJA): construindo saberes(2024-04-15) Gomes, Elisangela de Oliveira; Fernandes, Marinalva Nunes“Interdisciplinaridade na Educação de Jovens e Adultos (EJA): Construindo Saberes” é uma publicação direcionada a professores, estudantes e pesquisadores no campo da EJA, desenvolvida como produto educacional no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade do Estado da Bahia. As autoras destacam a importância da interdisciplinaridade na prática pedagógica, propondo a integração dos saberes acadêmicos com as vivências dos alunos para estimular uma aprendizagem mais relevante e contextualizada. Propõem orientações e atividades práticas para uma educação transformadora, fomentando o pensamento crítico e a autonomia dos estudantes adultos. Entre as estratégias propostas, incluem-se a análise de eventos atuais, o planejamento colaborativo e a execução de projetos que refletem as realidades sociais e econômicas dos estudantes, enfatizando a construção coletiva do conhecimento e a valorização das experiências de vida dos alunos como elementos fundamentais para uma educação significativa na EJA. Com o intuito de orientar educadores na aplicação prática da interdisciplinaridade, este manual apresenta exemplos práticos e adaptações curriculares que facilitam a compreensão e a aplicabilidade dos conceitos teóricos em ambientes educacionais diversos e constitui um recurso sugestivo para professores que buscam a inclusão, o engajamento ativo e o desenvolvimento de jovens e adultos na sociedade contemporânea.
- ItemJuventude, educação profissional e projetos de futuro: Trajetórias de Mediação entre Escola e Trabalho(Universidade do Estado da Bahia, 2021-08-26) Teixeira, Anna Donato Gomes; Rosistolato, Rodrigo; Prado, Ana Pires do; Soares, Carolina Zuccarelli; Fernandes, Marinalva Nunes; Heringer, Rosana Rodrigues; Koslinski, Mariane Campelo; Marques, Tatyanne GomesEsta tese, inserida no debate sobre as oportunidades educacionais, analisou as trajetórias escolares e os projetos de futuro de estudantes do Ensino Médio integrado à educação profissional de uma escola estadual em Guanambi, Bahia. A pesquisa etnográfica ocorreu no Centro Estadual de Educação Profissional em Saúde e Gestão. Foi realizada observação participante (FOOTE-WHYTE, 2005) numa classe com 36 jovens interlocutores matriculados no curso Técnico em Farmácia entre fevereiro de 2019 e março de 2020. Partiu-se da hipótese de que a opção pela educação profissional estaria diretamente conectada aos projetos de futuro que têm como foco principal o mercado de trabalho. Argumentou-se que a escolarização é percebida pelos jovens como um meio para a realização de um fim que pode ser o mercado de trabalho ou o ingresso no Ensino Superior. A pesquisa mapeou as motivações de escolha e expectativas de futuro na transição para o Ensino Médio e analisou as percepções dos estudantes sobre o mundo do trabalho e a escola. Evidenciou que os jovens constroem projetos de futuro pautados em expectativas balizadas por seu campo de possibilidades. A escolha do Ensino Médio profissional consolida-se como estratégia para a realização de projetos que têm como finalidade o mercado de trabalho e/ou a formação profissional. Durante o Ensino Médio, expectativas de futuro na escola e no trabalho são atualizadas e ressignificadas no decorrer das interações desenvolvidas pelos estudantes com seus colegas de turma, professores e gestores da escola.
- ItemMemória e história: trajetória da educação de jovens e adultos no município de Bom Jesus da Lapa - BA(Universidade do Estado da Bahia, 2023-06-06) Leles, Elaine Alves; Fernandes, Marinalva Nunes; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Guedes, Marilde QueirozA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é garantida como direito pela Constituição da República Federativa do Brasil desde o ano de 1988, embora as políticas públicas para essa modalidade de ensino ainda sejam insuficientes e a EJA venha assumindo um caráter de ensino compensatório e excludente. Desta forma, a pesquisa parte da seguinte interrogação: Como se constituiu a trajetória histórica da EJA, no âmbito da esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa - BA, no período de 1970 a 1990? Tem como objetivo geral compreender por meio das memórias dos sujeitos colaboradores a trajetória histórica da EJA no âmbito da esfera pública municipal de Bom Jesus da Lapa - BA, no período de 1970 a 1990. Baseia-se nos pressupostos metodológicos da história oral, tendo como referência os estudos de Alberti (2005), e sustentasse nos pressupostos da abordagem qualitativa, utilizando como metodologia as pesquisas bibliográfica e documental, e, como procedimentos técnicos, as entrevistas semiestruturadas com atores sociais e institucionais que atuaram na modalidade, no âmbito municipal, em diferentes momentos históricos dentro do marco temporal investigado. O referencial teórico tem como base Arroyo (2011; 2017); Freire (1999; 2000; 2011); Frigotto (1999; 2012), dentre outros. Com os estudos empreendidos, nos apontamentos inicializados à luz da legislação, das diretrizes e do referencial bibliográfico escolhido para compreensão aprimorada da temática, o texto apresenta um memorial sobre a implantação e o desenvolvimento da EJA em Bom Jesus da Lapa - BA, construído a partir do diálogo com os seus sujeitos, que culminou na produção de uma cartilha que tem como foco registrar o apontamento sumário e introdutório sobre alguns aspectos da EJA no município de Bom Jesus da Lapa - BA. A pesquisa concluiu que o percurso histórico da modalidade de ensino, no âmbito municipal, foi caracterizado pelas vivências de práticas alfabetizadoras federalizadas ligadas diretamente à participação civil e suas instituições, especialmente as religiosas.
- ItemMemórias itinerárias : educação de jovens e adultos (EJA) em Bom Jesus da Lapa - BA(2023-06-06) Leles, Elaine Alves; Fernandes, Marinalva Nunes
- ItemMemórias, identidades e saberes como aliados da aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité – Bahia(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-15) Souza, Maria de Castro; Dutra, Nivaldo Osvaldo; Feitosa, Debora Alves; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa Memórias, Identidades e Saberes como Aliados da Aprendizagem no Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia – Maniaçu – Caetité - Bahia buscou compreender como o Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia valoriza as identidades e histórias de vida dos estudantes; Identificando os valores simbólicos e culturais presentes nessas comunidades e como eles são incorporados à prática docente, bem como se o universo cultural do aluno contribui na escola e de que maneira essa contribuição se processa. A pesquisa foi pautada em uma abordagem qualitativa exploratória, o foco esteve no caráter subjetivo da análise do objeto estudado. Para atingir os objetivos propostos foram realizadas entrevistas semiestruturadas online pelo Google Meet com alunos da escola, professores e membros das comunidades. Ao adotar uma abordagem qualitativa, a pesquisa buscou ir além dos dados quantitativos, explorando a riqueza das experiências individuais e coletivas. Isso permitiu uma compreensão mais aprofundada do papel das memórias, identidades e saberes no contexto educacional do Colégio Estadual do Campo Pedro Atanásio Garcia, contribuindo assim para uma visão mais contextualizada da aprendizagem na instituição de ensino. Como aporte teórico foram fundamentais os estudos de Alberti (1989; 1990; 2000), Bourdieu (1996), Hall (2011; 2014), Halbwachs (2006), Pollak (1992;1996), Portelli (1997; 2013), Saviani (1997; 2005;2006; 2008; 2011; 2013; 2015), Freire (2000; 2015), Arroyo (2010), Libâneo (1994), Meihy (2005; 2013), Caldart (2007), entre outros. O resultado da pesquisa, a produção de um Produto Educacional intitulado “Rememorando a Cultura Local” em turmas do 1º, 2º e 3º ano do ensino médio a partir de um projeto pedagógico com 08 (oito) atividades práticas, que poderá servir como suporte pedagógico para educadores. A iniciativa busca motivar e desenvolver conhecimentos a partir da vivência dos alunos, considerando a diversidade existente no seu espaço de convivência. Este material além de registrar e preservar uma fração das memórias e aspectos identitários das comunidades locais, representa uma contribuição significativa para o processo de aprendizagem, pois destaca a valorização das raízes culturais locais e fortalece o vínculo entre a escola e a comunidade.
- ItemMulheres negras na educação de jovens e adultos (EJA) de Guanambi-BA: Construções identitárias rumo à cidadania plena.(Universidade do Estado da Bahia, 0023-12-14) Silva, Liciane Montalvão da; Nogueira, Maria Lúcia Porto Silva; Barbosa, Andrea da Rocha Rodrigues Pereira; Fernandes, Marinalva NunesA pesquisa de mestrado intitulada “Mulheres Negras na Educação de Jovens e Adultos (EJA) de Guanambi-Ba: Construções Identitárias Rumo à Cidadania Plena”, tem como objetivo geral desvelar sobre o retorno das mulheres negras à escola, nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), em uma escola pública do município de Guanambi-Ba, com o intuito de que sejam reconhecidas como cidadãs ativas e que lutam pelos seus direitos na sociedade. A partir de entrevistas feitas com 10 mulheres (negras, pardas e brancas), alunas da EJA, com idade entre 18 e 70 anos, foi feito um levantamento dos perfis das estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e, em seguida, três encontros coletivos, de formações presenciais, na sala de aula, em busca de fortalecê-las e instruí-las a lutar por uma vida de melhor qualidade, entendendo que a educação em articulação com estudos de gênero é suporte e caminho para o combate à violência e a submissão feminina perante uma sociedade marcada pelo patriarcado e machismo. Para coleta de informações, utilizamos o Grupo focal desenvolvido nas salas de aulas e as Entrevistas semiestruturadas, realizadas na sala dos professores com os estudantes da Educação de Jovens e Adultos (10 mulheres e 2 homens), 4 educadoras e 2 gestoras. Disso resultou a confecção de uma Cartilha (produto pedagógico deste trabalho) como manual, informações sobre leis, projetos que buscam assegurar direitos e proteção às mulheres e oficinas pedagógicas para o enriquecimento do ensino das relações de gênero na EJA. O respaldo teórico firmou-se em autores que discutem as questões da EJA e de gênero, tais como Freire (2013), Minayo (2012), Arroyo (2005), Santos (2003), Louro (1997), Scott (1995), Soares (2006), fundamentando a promoção de espaços e tempos reflexivo-formativos para contribuir na superação da desigualdade de gênero, valorização da cultura, da autoestima, da cidadania e do protagonismo das mulheres negras. Esperamos favorecer a compreensão da desigualdade de gênero e instruir mulheres e homens quanto à assimilação, importância, conquistas e bem-estar adquiridos a partir do domínio da leitura e de um novo discernimento de gênero, propiciando conhecimentos enquanto sujeitos autônomos. Os resultados obtidos demonstraram que a modalidade EJA continua sendo relevante para a elevação da autoestima e validação do papel de cidadãs (cidadãos) atuantes, especialmente para as alunas que retornaram em busca da tão desejada readequação social, de maneira democrática e participativa.
- ItemO encontro de Lukács com o Buriti na Serra de Macaúbas/BA(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-28) Rêgo, Vanilza Bomfim do; Dutra Júnior, Wagnervalter; Dutra , Nivaldo Osvaldo; Fernandes, Marinalva Nunes; Lima, Átila de MenezesA presente dissertação de mestrado, de base marxista, tem como objetivo analisar o trabalho fundante em sua efetiva dimensão social, na produção de saberes e no desenvolvimento do ser social, no contexto em que o buriti é utilizado; bem como, favorecer a circulação desses saberes nas escolas de educação básica. O estudo empírico da pesquisa foi realizado na comunidade do Coqueiro do Município de Macaúbas que está situado na região central do estado Bahia, na zona Fisiográfica da Serra Geral e envolveu pessoas (adultas e idosas) que se inserem efetivamente no trabalho produtivo com a palmeira do buriti. Para atingir o objetivo do estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, o método adotado para a interpretação da realidade foi o materialismo histórico-dialético que leva em consideração a materialidade histórica da vida dos homens. As discussões e análises foram ancoradas nos teóricos Marx, Lukács, Lessa,Williams, Eagleton, dentre outros autores marxistas. O resultado do estudo evidenciou o trabalho e a relação entre os extrativistas da comunidade do Coqueiro com o buriti, (Mauritia flexuosa Lnn. f.) em que os seres humanos, ao transformarem a natureza, transformam sua própria natureza de ser social. Transforma a natureza da totalidade do mundo, ao objetivar, e transforma a natureza da totalidade da subjetividade de cada indivíduo. É imperioso salientar que os produtos feitos a partir da palmeira do buriti são materiais ordenados que possuem valor de uso. Esses produtos são as sínteses da teleologia, da subjetividade. Assim, a sociedade é produzida e reproduzida e o trabalho com o buriti traz a base dos conhecimentos, dos saberesfazeres e do modo de vida, da cultura. Nessa conjuntura, a pesquisa possibilitou a compreensão da ontologia, da gênese, da formação e do desenvolvimento humano, mediante o trabalho da protoforma do agir humano.
- ItemO uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022) Rebouças , Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues daEm 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.
- ItemPara além da escola: a formação de pedagogos para atuação em espaços não formais de educação(Universidade do Estado da Bahia, 2024-06-20) Dourado, Fabiane Gonçalves; Souza, Rosania dos S. Magalhães de; Alves, Vinícius Souza; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Fernandes, Marinalva Nunes; Pereira, José Aparecido AlvesEsta monografia apresenta os resultados de uma pesquisa que investigou a formação do pedagogo para a atuação em espaços não formais de educação, tendo como foco de análise o curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII. O objetivo principal da investigação foi compreender como o curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII prepara os pedagogos para atuarem em espaços não formais de educação. A metodologia adotada pautou numa abordagem qualitativa, de cunho documental. Foram utilizados os seguintes procedimentos para a coleta de dados: levantamento bibliográfico e estudo das Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de Pedagogia e o Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia da Uneb Campus XII (2010; 2023). Os resultados da pesquisa demonstram a necessidade de um maior comprometimento com a discussão e integração da Educação Não Formal nos currículos de Pedagogia, principalmente ao analisar o PPC (2010). Apesar dos avanços observados no curso de Pedagogia da Uneb - Campus XII, por meio do PPC (2023), foi destacada a importância de uma formação que prepare os pedagogos de forma mais flexível, criativa e apta para os desafios presentes em ambientes educativos alternativos. A pesquisa evidenciou a tentativa de alinhar os conteúdos programáticos dos componentes curriculares do curso com a prática educativa em espaços não formais, ressaltando a importância de uma formação que transcenda as barreiras da educação formal e contribua significativamente para a aprendizagem em diferentes contextos da sociedade brasileira. Diante disso, fica evidente a importância de uma maior integração e ênfase na Educação Não Formal nos currículos de Pedagogia, de modo a contribuir para a formação do pedagogo comprometida com a sua atuação em diversos contextos socioeducativos.
- ItemProposta de implantação de uma política de formação docente compartilhada no Sertão Produtivo Baiano(2023-03-30) Porto , Lucas dos Santos; Fernandes, Marinalva NunesEste Projeto de Intervenção é Produto Educacional da Dissertação de Mestrado Profissional intitulada “As potencialidades e os limites do PARFOR na formação de professores da Educação Básica: o caso do DCHT/UNEB/Campus XX – Brumado”, cujos resultados apontaram para a descontinuidade do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica – PARFOR nos últimos tempos. Este material caracteriza-se como um instrumento orientador e provável solução para o problema encontrado durante a referida pesquisa, ao trazer a proposição de ações para implantação de uma política de formação para professores em exercício no Sertão Produtivo baiano. O projeto está organizado em três fases: realização de Diagnóstico no referido território de identidade; proposição de um Encontro entre os gestores da Universidade (Diretores de Departamentos) e das cidades envolvidas; e elaboração da Minuta de um Documento Coletivo, durante o Encontro com os gestores, visando definir as normas para criação de política de formação compartilhada entre os entes federados. Espera-se que a ação executada sirva de apoio aos Gestores da Educação vinculados ao território de identidade Sertão Produtivo baiano que têm como foco a valorização do profissional docente e veem a formação dos seus profissionais como uma ferramenta de melhoria do processo educacional. Tal material pode ser adaptado a outras realidades e contextos educacionais.
- ItemRebouças o uso das tecnologias educacionais no contexto pandêmico da COVID-19: um desafio à escola(Universidade do Estado da Bahia, 2022-10-22) Rebouças, Fernanda Amorim Ferreira; Fernandes, Marinalva Nunes; Marques, Zélia Malheiro; Silva, Zezito Rodrigues daEm 2020, o Brasil apresentou os primeiros casos do novo coronavírus (COVID-19). Diante dessa crise sanitária, a tecnologia tornou-se uma grande aliada e a internet, um meio mais eficaz para comunicação, isso quando se tem acesso a ela, assim, muitos trabalhos são realizados por Home Office, e o ensino por meio remoto e/ou híbrido. O estudo tem como objetivo compreender as mudanças no processo educacional das escolas a partir da realidade vivenciada na pandemia, e como tudo isso atinge a relação do homem com a tecnologia, o que evidencia injustiças e desigualdades sociais históricas. Esta pesquisa, de cunho referencial bibliográfico, tem como ponto de partida a recolha e seleção de materiais críticos e teóricos, tendo como abordagem qualitativa e realização de pesquisa documental, no qual analisamos relatórios de algumas escolas da cidade de Guanambi-BA. Numa simbiose de informações que dialogam entre si, esse contexto educacional é atingido pelos entraves e protocolos que a pandemia nos impõe. O que nos coloca diante de um grande desafio, que requer uma formação contínua e atualizada, de toda a comunidade escolar. Novos hábitos e atitudes educativas são necessários para um processo que a todos deve incluir, pois a escola deve romper com a desigualdade social e não reproduzi-la, como ocorre em muitos casos.