Navegando por Autor "Costa, Glauber Barros Alves"
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- ItemA utilização do livro didático de língua portuguesa por professores do 5º ano do ensino fundamental da rede municipal de Brumado - BA(UNEB, 2023-04-12) Castro, Fabíola Lima; Costa, Glauber Barros Alves; Correia, Luciana Oliveira; Pina, Maria Cristina DantasEsta dissertação é resultado de uma pesquisa de Mestrado Profissional do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) da Universidade Estado da Bahia (UNEB). O estudo visa investigar a utilização do livro didático de Português por três professoras do 5º ano do Ensino Fundamental da rede municipal de Brumado/BA. Apresenta, inicialmente, o percurso histórico do livro didático no Brasil a partir do marco de criação do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD). Sendo de natureza qualitativa, o estudo desenvolve-se a partir de pesquisa bibliográfica acerca do livro didático e da aplicação de entrevista semiestruturada em campo, sendo os dados levantados neste último instrumento submetidos à análise de conteúdo. Inicialmente foi levantada a hipótese de que há uma predominância de uso do livro didático nas aulas de Português do 5º Ano. Após a pesquisa foi constatado que as docentes participantes do estudo lançam mão de outros recursos – como a internet – para pesquisa e desenvolvimento das aulas, bem como utilizam o livro de variadas formas. Este estudo ancora-se nas contribuições de Alain Choppin (2004; 2008; 2009; 2017), Célia Cristina Cassiano (2013), Cristina D‟Ávila (2013), Egon Rangel (2020), Gimeno Sacristán (2013; 2017) e Kazumi Munakata (2007; 2012; 2016), dentre outros. A partir desta pesquisa foi construído um produto educacional na forma de recurso didático destinado aos professores do 5º ano Fundamental visando auxiliá-los no desenvolvimento de processos de ensino e aprendizagem da língua escrita para além daqueles apresentados no livro didático de Português.
- ItemCategorias geográficas e ensino de geografia: sequências didáticas para o Ensino Fundamental - anos finais(2023-10-25) Chagas, Nájyla Betrine Batista; Costa, Glauber Barros AlvesConscientes da importância do papel do professor como mediador no processo de ensino e aprendizagem de Geografia, estamos esperançosos em poder contribuir por meio deste material, a Sequência Didática, no planejamento de suas aulas e para a melhoria do ensino de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental. Zabala (1998, p. 18) entende a Sequência Didática como “um conjunto de atividades ordenadas, estruturadas e articuladas para a realização de certos objetivos educacionais, que tem um princípio e um fim conhecidos, tanto pelos professores como pelos alunos”. Deste modo, este material está organizado conforme a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), em Unidades Temáticas. No material digital é possível navegar clicando nos ícones do organograma disponível na pagina de apresentação e retornar a esta página clicando no ícone (casinha) inserido no canto inferior direito da abertura de cada unidade temática. Enquanto que, no material físico, poderá identificar as Unidades temáticas pelo Guia de cores na lateral superior direita das páginas e pela abreviação.
- ItemDelineando práticas para uma educação antirracista: refletindo sobre os sentidos dados pelos sujeitos(2023-12-14) Leal, Janete de Carvalho da Silva; Costa, Glauber Barros Alves
- ItemOs direitos trabalhistas dos professores no Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)(2022-11-03) Souza, Érica Vieira; Costa, Glauber Barros AlvesOrigem do Produto Educacional: Trabalho de Disseação intitulado “A precarização do trabalho docente na Bahia: uma análise geográca e crítica para o Regime Especial de Direito Administrativo (REDA)”, desenvolvido no Mestrado Prossional em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS/UNEB-Campus VI)
- ItemFormação continuada de professores na e com a escola: tecendo saberes de uma docência artista(Universidade do Estado da Bahia, 2024-02-07) Gomes, Vicência Paula da Conceição; Araújo, Ginaldo Cardoso de; Silva, Catarina Malheiros da; Reis, Sonia Maria Alves de Oliveira; Costa, Glauber Barros AlvesEsta pesquisa apresenta alguns olhares acerca da Formação Continuada de Professores na e com a escola, trazendo para o cenário de diálogo o tecer saberes de uma docência artista. O encontro do tecer deu vida ao tema e à investigação, objetivando analisar a política pública de formação continuada de professores, identificando suas ressonâncias na prática pedagógica dos docentes e no seu desenvolvimento profissional. Tal empreitada encontra sustentação nos pressupostos da pesquisa qualitativa, com elementos da pesquisa-ação, por meio de instrumentos de reflexão e formação coletiva, articulando teoria e prática. O campo empírico selecionado para a investigação foi a Escola Municipal Marcelino Neves, no Município de Palmas de Monte Alto - Bahia. Além do estudo de documentos e aplicação de questionário diagnóstico, três ateliês formativos foram fiados e bordados no decorrer da pesquisa numa configuração de espaços de diálogo, reflexão, formação e partilha de saberes e memórias sobre as práticas pedagógicas da ação docente. Entre um fio e outro, a pesquisa buscou embasamento nas contribuições de autores que discutem sobre formação continuada de professores a saber: Imbernón (2000), Nóvoa (2019), Marcelo García (1999), Mizukami (2006), Tardif (2006), Freire (1996), Fazenda (2001), Gatti (2019). Para o conceito de docência artista, apoiou-se nos estudos de Loponte (2013), Dias (2001). Os resultados da investigação apontam mudanças significativas na perspectiva de docência e prática pedagógica dos sujeitos envolvidos, a partir das experiências vividas nos ateliês, os quais se pautaram na dialogicidade que consolidaram o Menu Formativo: a experimentação de uma docência artista, produto educacional que emergiu da pesquisa.
- ItemHistórias de vida, contadas em cordel(2022-11-03) Moura, Euvania Máira Silva; Costa, Glauber Barros AlvesEsse livro apresenta o cordel, como produto educacional que reafirma o compromisso da EJA é com a formação humana das discentes, de forma que desenvolvam o pensamento crítico e autônomo, nas tomadas de decisões, no adentrar dos espaços públicos. Dirigir o olhar a esta modalidade, exige repensar seu currículo e a construção de conhecimentos que são relevantes no cotidiano das alunas.
- ItemIdentidade racial: um estudo a partir das relações entre alunos no ambiente escolar(Universidade do Estado da Bahia, 2023-12-14) Leal, Janete de Carvalho da Silva,; Costa, Glauber Barros Alves; Santana, José Valdir Jesus de; Moreira, Núbia ReginaEste estudo objetivou analisar como a identidade dos alunos negros é construída a partir das relações estabelecidas em uma escola de Guanambi, a fim de trazer reflexões a partir dos teóricos e junto às vivências narradas pelos alunos negros sobre a sua formação identitária enquanto negro. Para isso, inicialmente foi realizada a busca pela compreensão das categorias a serem investigadas. Assim, partiu-se dos referenciais teóricos que discutem a identidade e a negritude, bem como a educação para as relações étnico-raciais a partir da lei 10.639/2003. Baseou-se ainda no parecer das Diretrizes Curriculares Nacionais para as relações étnico-raciais na perspectiva de pensar uma educação antirracista e o entendimento de um currículo decolonial, delineando-se pela interculturalidade, rompendo assim com as bases que defendem o colonialismo do ser e do saber. Na intencionalidade de alcançar os objetivos propostos, utilizou-se da metodologia de abordagem qualitativa, realizando uma pesquisa do tipo exploratória e tendo como dispositivo de produção de dados a roda de conversa realizada no campo empírico da pesquisa, que foi uma das escolas públicas municipais de Guanambi, tendo como protagonistas quatro alunos autodeclarados negros das turmas de oitavo ano. Durante a roda de conversa, os alunos revelaram os desafios que enfrentam na sua constituição e formação identitária enquanto negro e reconhecem que a forma como estes têm acontecido são causados pelo racismo estrutural. Além disso, apontaram a falta de representatividade nas posições de poder dentro do ambiente escolar e destacaram a ausência de livros de literatura e materiais didáticos escritos por autores negros ou que abordem a negritude como protagonista dentro deste espaço. Desse modo, o estudo evidencia que o racismo, entendido como uma condição estrutural e estruturante, tem deixado sua marca desde as bases curriculares que permeiam o sistema educacional, transformando-o em um campo de disputa. Essa disputa envolve a busca por um ensino que horizontalize os direitos, as vozes, histórias e culturas silenciadas que, embora constituam a maioria, são tratadas pelo sistema como minoritárias. Assim, a partir das narrativas dos alunos que compartilharam suas percepções sobre suas identidades e como estas têm sido influenciadas, foi desenvolvido um manual de subsídio na promoção da educação antirracista para os professores e coordenadores. O conteúdo deste manual se estruturou em forma de propostas e sugestões que visam protagonizar e ampliar a representatividade dos estudantes negros no ambiente escolar, bem como traçar caminhos rumo à luta por uma educação antirracista.