Navegando por Autor "Araújo, José Alfredo de"
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- ItemA evasão escolar na educação de Jovens e Adultos – EJA no CEDBC(UNEB, ) Silva, Ângela Maria de Almeida; Piauhy, Iara de Oliveira; Reis, Magnólia Ribeiro do Ouro; Rodrigues, Maria do Socorro Barbosa; Fontes, Isaura; Araújo, José Alfredo de; Jesus, Joselito Manoel deO presente trabalho tem por objetivo apresentar uma abordagem sobre o tema Evasão Escolar, analisando-a no Ensino Fundamental da Educação de Jovens e Adultos, no Centro Educacional Deocleciano Barbosa de Castro, localizado em Jacobina- BA. As maiores causas da evasão escolar apontadas pelos alunos, nesta instituição, são a necessidade de trabalhar para a sobrevivência, cansaço, baixos salários, desemprego, distância da escola, já que muitos residem na zona rural, gravidez precoce, desmotivação e baixa autoestima dos alunos que acham que a escola resolve o problema do emprego, o que constatam que nem sempre é suficiente. Para chegar a esses dados, a metodologia aplicada foi a de pesquisas, através das quais foi possível identificar a realidade de um contexto mais amplo. Além disso, foram aplicadas entrevistas a alunos e professores da referida escola, de modo a identificar, neste contexto, as questões referentes à evasão dos indivíduos do processo de educação formal.
- ItemA influência da família para a aprendizagem de conteúdo(UNEB, 2008-01) Lima, Cleoneide Oliveira; Almeida, Dirlei Santos de; Silva, Margarida Oliveira da Cunha da; Silva, Valdirene Rodrigues da; Araújo, José Alfredo deEsta pesquisa foi realizada com 24 alunos que cursam o Ensino Fundamental Menor, na Escola municipal Odilon Sena Cerqueira, situada na cidade de Várzea da Roça BA, com intuito de averiguar se fatores externos que influenciam na educação escolar de uma criança e se o meio em que ela convive, principalmente o ambiente familiar, está contribuindo com os maus e com os bons resultados que essas crianças estão alcançando e para isto elegemos como nosso marco teórico alguns autores e, entre eles, Jean Piaget, Paulo Freire, Maria Luiza Munhoz e Vigotsky. A metodologia adotada foi a qualitativa, voltada para coleta e análise dos dados na área das ciências humanas, mais especificamente, na educação.
- ItemDiscurso, representações e escola: um estudo das representações dos alunos evadidos do Colégio Estadual Arnaldo de Oliveira(UNEB, 2007-04-20) Lima, Aldemir Aguiar; Santos, Luiz Renato Filho dos; Gomes, Maria de Fátima Freitas; Deus, Valter Santiago de; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo de; Lima, Adriano Antonio Menezes deEste trabalho resulta de uma investigação sobre as representações que os alunos evadidos têm sobre a Escola pública revelando comportamentos, curiosidades, gostos, dificuldades, etc. Conta com a participação fundamental de três segmentos envolvidos no processo educativo: alunos, pais e educadores. Inclui, também, um breve estudo teórico a respeito dos conceitos de discurso, representação social, escola e evasão escolar que nos possibilita refletir a condição do aluno das Escolas públicas como estudante, como cidadão e, sobretudo, como pessoa.
- ItemFamília e escola: uma relação distante e conflitante?(UNEB, 2008-01-18) Sousa, Anailde Cardoso de; Silva, Iracema Rios da; Rios, Itailza Reis; Rios, Joilma Reis; Araújo, José Alfredo de; Gomes, Antenor RitaA presente monografia discute como acontece a relação entre as famílias dos alunos das 1ª séries do turno vespertino na Escola Municipal Odilon Sena Cerqueira situada na Rede do Ensino de Várzea da Roça Bahia. Na medida em que reflete como as partes envolvidas percebem-se bem como ao outro. Com base nas informações coletadas através de entrevistas e de uma análise construcionista que levou em consideração o processo histórico e o contexto no qual vivem as pessoas enredadas nesta pesquisa. Apresenta os percursos históricos pelos quais passaram a instituição familiar e a escola à luz de autores de relevância irrefutável, bem como as concepções acerca de relação conflituosa e gestão democrática. Ao analisar a relação existente entre familia/escola busca-se responder ao problema: Como a familia do alunado da Escola Municipal Odilon Sena Cerqueira percebem-na?
- ItemLeitura: obrigatoriedade e /ou prazer?(UNEB, 2008-01-18) Mota, Cristiane Oliveira; Rios, Elisabete Silva; Barbosa, Mirian Celeste Silva; Rios, Wanessa Silva; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo deAtualmente, um dos grandes desafios da educação brasileira, é efetivar nas escolas a prática da leitura, ação básica para a construção do saber e da cidadania. A leitura configura-se como um fator preponderante para desencadear processos de aprendizagem e é nesse sentido que procuramos mitificar a leitura como Obrigação e/ou Prazer no contexto das Escolas Centro de Educação Municipal de Lagoa Danta, Centro de Educação Manoel Martiniano de Almeida e Centro de Educação Padre João Farias, uma vez que, sentimo-nos instigadas em adentrar no mundo dos alunos das 4a séries do Ensino Fundamental, para analisar suas concepções em torno da leitura em suas vidas, de como a compreendem e a utilizam, especialmente no meio escolar. Considerando que a leitura se efetiva em um processo analítico, construtivo e estratégico, aprofundamos diferentes abordagens e concepções da leitura, da perspectiva estruturalista à visão da leitura crítica. Analisamos ainda aspectos relevantes da compreensão leitora e sua importância na vida do indivíduo. Os dados foram coletados em momentos de interação e diálogo, através de encontros "conversas sobre leitura" que favorecem identificar nos discursos dos alunos se concebem a leitura como um ato de prazer ou simplesmente como um dever a cumprir, uma determinação do professor, os grupos pesquisados consideram relevante, o papel da leitura em suas vidas, porém a enfatiza sobre o aspecto de lhes possibilitar a aquisição de conhecimentos. Certamente o ato da leitura corriqueira, sem maiores aprofundamentos, objetivos bem definidos, e a falta de uma metodologia mais dinâmica e motivadora tem dificultado o avanço do aluno no processo de interação com a leitura, favorecendo a compreensão da palavra à compreensão do mundo. É necessário, pois, o compromisso dos profissionais da educação, no sentido de refletir sobre a prática da leitura na escola e encontrar caminhos para torná-la um ato de busca e descoberta, do prazer de ler por ler.
- ItemProposta de ação pedagógica do Clube da Rua Limpa: caminhada rumo à cidadania(UNEB, 2007-04) Lima, Ana Maria Oliveira; Araújo, Geralneide Coelho dos Santos; Luz, Vera Lúcia da Silva; Silveira, Moema Jacobina Mesquita da; Fontes, Isaura; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo deEsse trabalho tem como proposta fundamental demonstrar que existem espaços de aprendizagem fora da escola, para tanto, temos como objeto de estudo o Clube da Rua Limpa, localizado no município baiano de Jacobina, sobre o qual fizemos uma pesquisa do tipo etnográfica. Tivemos como parâmetro prévio o arcabouço teórico acerca da formação do professor transformador, dentro do conceito de escola voltada para a educação cidadã, segundo a perspectiva de autores como Gardner, Freire e Perrenoud, bem como outros teóricos da área. Deste modo, adotamos a pesquisa in locu, com levantamento de dados empíricos da realidade estudada, com entrevistas semi-estruturadas com amostras dos principais envolvidos com o Clube, observando-se o contexto, os recursos e as ações responsáveis pelo reconhecimento recebido perante a Câmara Municipal de Vereadores, os meios de comunicação e a sociedade de um modo geral. Assim, o produto essencial dessa pesquisa foi a adaptação da proposta pedagógica utilizada no Clube para a realidade escolar, com intuito de despertar nos educadores que tiverem acesso a esta pesquisa, o desejo de educar para cidadania.
- ItemRelação professor aluno e o trabalho docente no Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon(UNEB, 2007) Oliveira, Arlene Castro de; Mota Júnior, Gilberto; Menezes, Maria Cristina Nascimento; Fontes, Isaura Santana; Gomes , Antenor Rita; Araújo, José Alfredo deAs relações interpessoais são importantes na vida do ser humano, pois, a partir delas cria-se regras de convivência em grupos, nos quais o individuo participa. Essas regras quando não aceitas pelos indivíduos participantes, geram conflitos, os quais, muitas vezes são caracterizados como indisciplina. Nessa abordagem as distorções de comportamentos em sala de aula, trata-se de indisciplina, pois, esta tem variadas interpretações e inúmeras questões a serem analisadas. Diante desta reflexão se faz necessário uma análise da prática docente de como lidar com situações desta natureza. Para a busca de algumas interpretações a respeito dos referidos assuntos, esse trabalho de pesquisa é importante, desde que, apresenta as etapas desenvolvidas durante o processo de pesquisa escolar no ensino fundamental com professores, alunos da 7 e 8ª séries noturno, pais e direção do Colégio Estadual Polivalente de Miguel Calmon. Inclui estudo teórico a respeito das relações interpessoais, sendo o relacionamento professor-estudante e aluno-aluno, como também a respeito da indisciplina e o trabalho docente. O estudo do método é desenvolvido, nesse sentido de compreender as direções que serão percorridas, parar assim, influenciar nas escolhas dos instrumentos a serem utilizados. Um destes são os questionários. Os quais, a maior parte das pessoas já tiveram experiências em responder algum questionário no decorrer de sua vida. As afirmações dos sujeitos cooperantes, como o relacionamento entre os professores, alunos, pais e direção, como também comentário a respeito da indisciplina e suas consequências, e o trabalho docente em sala de aula, ainda assim, sugestões para ajudar a contornar tal situação, são importantes na busca de possíveis soluções para o problema em evidência.
- ItemResistência ao aluno portador de necessidade especial: preconceito ou falta de formação profissional?(UNEB, 2008) Almeida, Maria Helena Oliveira; Cunha, Mariana Almeida; Santos, Maricélia Oliveira; Oliveira, Verusa Cruz de; Araújo, José Alfredo deA pesquisa apresenta uma discussão sobre as dificuldades dos educadores em atender alunos com necessidades educacionais especiais. O desenvolvimento desse trabalho propôs descobrir se a resistência ao aluno portador de necessidade especial, parte da falta de formação profissional ou do preconceito. A inclusão de pessoas com deficiência no sistema regular de ensino ainda não é um fato concreto, pois o sistema educacional até então não conseguiu desenvolver um currículo que favorecesse a transição desses alunos para sala de aula regular. Isso ocorre devido a pouca informação da sociedade com relação aos direitos daqueles sujeitos com necessidades especiais, além das escolas apresentarem uma precariedade na infra- estrutura, como também a falta de investimento do poder público e principalmente a falta de formação dos profissionais da educação. As fontes utilizadas se constituem de questionários com professores que estão atuando na Escola Centro Educacional Manoel Martiniano de Almeida da Rede Pública de Ensino no município de Várzea da Roça - BA, consultas bibliográficas, fotos e dados estatísticos.
- ItemUm olhar sobre a leitura: história de vida/ história de leitura(UNEB, 2007) Oliveira, Maria Celeste Lopes de Araújo; Silva, Maria Ilza dos Santos; Santos, Maricelma da Cruz Gomes; Silva, Miranilde Rios da; Gomes, Antenor Rita; Araújo, José Alfredo deO acesso ao aprendizado da leitura se apresenta como um dos múltiplos desafios da escola e, talvez, como os mais valorizados e exigido pela sociedade. No presente trabalho, primeiramente é discutida a necessidade de se proporem aos alunos atividades de leitura em que eles possam evidenciar a idéia de que o significado do texto a ser construído depende tanto dos objetivos e das perguntas do leitor como da natureza do texto e de sua macro e superestrutura. Além disso, como insiste Solé, é importante e necessário que a criança aprenda a utilizar as estratégias de leitura usadas pelo leitor maduro, a fim de que se torne também um leitor eficiente e autônomo. O trabalho traz uma reflexão sobre as causas que levam os alunos a gostarem ou não de lê, além de relatar histórias de leituras e de vidas em formação, permitindo fazer uma síntese sobre sua contribuição e compreender a formação do ponto de vista dos sujeitos aprendizes, bem como as aspirações de conhecimento em relação aos contextos.
- ItemVárzea da Roça e a Escola rural: uma história em nossas mãos(UNEB, 2008-01-18) Pacheco, Dilma Margarida Fernandes de Almeida; Oliveira, Roseli Almeida de; Pacheco , Orlando Almeida; Reis , Cristiane Caires; Araújo, José Alfredo de; Gomes, Antenor RitaEsta pesquisa tem por objetivo compreender o processo de urbanização e suas implicações no município de Morro do Chapéu estado da Bahia, nas décadas de oitenta e noventa. As transformações ocorridas, a modificação do espaço utilizado, as ocorrências de ocupações ilegais no perímetro urbano da cidade, de forma gradual, mas que mudou a paisagem da cidade. Em meio às mudanças a ausência de políticas públicas para o processo de urbanização da cidade, acompanhado de fatores que levaram a cidade a não se propagar em seu desenho original, quais implicações explicam tais fatores, quais motivos ocorreram para tal, são objetos em questão desse trabalho de pesquisa.