Bacharelado em Ciências Contábeis - Interdepartamental - DEDC13
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Navegando Bacharelado em Ciências Contábeis - Interdepartamental - DEDC13 por Autor "Miranda, Valdir dos Santos"
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- ItemA importância da contabilidade gerencial para micro e pequenas empresas no município de Itaberaba (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2018-07-15) Dias, Nailma Fraga Neves de Oliveira; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Santos, Luiz Carlos dos ; Barros, AntônioEste trabalho é resultado da pesquisa realizada na área da Contabilidade Gerencial, apresenta a importância deste ramo de atuação para o processo da tomada de decisão. Teve por objetivo geral elucidar a compreensão dos gestores das micro e pequenas empresas, situadas no município de Itaberaba (BA), sobre a importância da contabilidade gerencial. A metodologia utilizada lastrou-se no método indutivo; a tipologia quanto aos objetos da pesquisa - descritiva; natureza da abordagem – quantitativa e qualitativa; quanto a da exposição do objeto investigativo – cunho teórico-empírico; fontes: bibliográficas, a partir de livros e periódicos; - documental, mediante relatórios; - eletrônicos por intermédio de sites de natureza contábil, desde que confiáveis, e-books, revista eletrônica do Conselho Federal de Contabilidade e Google Acadêmico. No âmbito da parte empírica desta pesquisa, o universo foi constituído pelas empresas da cidade de Itaberaba; delimitado como amostra a partir de critério aleatório, 10 empresas situadas no centro comercial da referida cidade. O instrumento utilizado para coleta de dados, foi o questionário em dois modelos: “A” destinado aos empresários; e, “B” voltado aos profissionais contábeis, ambos com questões abertas e fechadas. Quanto aos resultados analisados compreende-se que as MPE’s pesquisadas usufruem dos serviços contábeis para manter-se regularizado com as obrigações impostas pela legislação. Constatou se que (90%) fazem uso do fluxo de caixa, e todos usam o controle de contas a pagar, controle de contas a receber, controle de custos e despesas, verificando que as micro empresas usam controles mais simples no seu cotidiano. Conclui-se que apesar dos pesquisados afirmarem terem conhecimento sobre a contabilidade gerencial, a maior preocupação dos microempresários é atender as exigências do Fisco. Os objetivos (geral e específicos) foram alcançados, uma vez que estes revelaram a importância da Contabilidade Gerencial para a vitalidade das micro e pequenas empresas.
- ItemA relevância do backup em escritório de pequeno porte em Itaberaba: um estudo de caso(Universidade do Estado da Bahia, 2021-07-10) Araújo, Joelton Oliveira de; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosO presente Trabalho de Conclusão de Curso teve por objetivo evidenciar a relevância do backup em um escritório de contabilidade de pequeno porte. O desenvolvimento desta pesquisa se deu com um estudo de caso sobre o uso do backup como ferramenta de trabalho, buscando um maior detalhamento do assunto. Para alcançar o objetivo proposto, este estudo contemplou a seguinte trilha metodológica: método – indutivo; tipologia quanto aos objetivos – exploratória com contornos descritivos; natureza da abordagem – predominantemente qualitativa; tipo de exposição do objeto de pesquisa – teórico-empírico; fontes de pesquisa – bibliográfica, utilizando-se de livros, periódicos e artigos acadêmicos, eletrônicos – sites especializados, e-books e pesquisa de campo, com aplicação de um questionário. O universo compreendido pela pesquisa foi um escritório de contabilidade da cidade de Itaberaba. Os resultados alcançados apontam que o backup se apresenta como uma solução adequada para a guarda e segurança de dados, no entanto, necessita-se de um planejamento estratégico e um plano de contingência bem elaborado; mais de um meio para arquivamento, como o armazenamento em uma empresa especializada e o backup em nuvem; além de capacitação de todos os funcionários da empresa para o uso adequado da ferramenta. Concluiu-se, portanto, que o backup como cópia de segurança é um instrumento extremamente importante em qualquer ambiente, principalmente no corporativo, pois, a criação de uma política de backups é crucial para que a empresa possa ter uma infraestrutura mais confiável, capaz de responder de maneira eficaz e eficiente aos incidentes e desastres, evitando transtornos e trazendo mais segurança, possibilitando a continuidade de negócios da empresa.
- ItemAlavancagem operacional: sua importância na gerência das empresas(Universidade do Estado da Bahia, 2020-03-14) Tanan, Lucas de Oliveira Santana; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Silva, AdemirO presente estudo teve como objetivo analisar o grau de importância da alavancagem operacional na tomada de decisões, sendo abordadas informações gerenciais de custos e aspectos ligados ao lucro e volume de produção/vendas. O percurso metodológico teve a seguinte trajetória: método – dedutivo; tipologia quanto aos objetivos – descritiva; natureza da abordagem – qualitativa com nuances quantitativas; natureza da exposição do objeto investigativo de cunho teórico, ou revisional; fontes de pesquisa – bibliográfica, mediante livros em formato físico; documental, por meio de normas técnicas; e eletrônica, através de conteúdo localizado em sites especializados. Os resultados alcançados com base no estudo teórico dos aspectos relativos à contabilidade gerencial, contabilidade de custos, e demonstrações contábeis; juntamente com a aplicação de exemplos fictícios do uso da alavancagem operacional demonstraram a relevância desta ferramenta em influenciar na modificação da estrutura de custos de determinada empresa com base na verificação do grau de alavancagem operacional. Para isso, é de grande importância que o gestor possua a capacidade de classificar corretamente os custos e as despesas da organização em fixos ou variáveis, compreenda como é calculado o ponto de equilíbrio e a margem de contribuição, sendo necessário também promover a análise de fatores externos associados às vendas. Foi evidenciada a variação do grau de alavancagem operacional com relação à mudança do valor de custos fixos e também à mudança dos custos variáveis, além da projeção de lucros com base na estimativa do volume de vendas após determinado tempo. Constatou se que quanto maior o grau de alavancagem operacional, maior variação nos lucros pode ser alcançada, embora a empresa esteja mais suscetível ao risco de grandes perdas. Outro ponto a ser notado refere-se à alavancagem operacional apresentar limitação quanto à existência de custos fixos não repetitivos. Portanto, a utilização de tal ferramenta auxilia os gestores na tomada de decisões quanto à estruturação dos custos, devendo-se considerar os devidos riscos e o fator limitante mencionado nesta pesquisa.
- ItemAnálise de viabilidade econômico-financeira na prestação dos serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, pela Embasa, no município de Ruy Barbosa (BA)(Universidade do Estado da Bahia, 2019-09-13) Oliveira, Diogo dos Santos; Santos, Doutor Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Silva, AdemirA presente investigação teve por objetivo analisar a capacidade orçamentária da EMBASA, no Município de Ruy Barbosa (BA), para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, garantindo investimentos no setor. A metodologia utilizada teve o seguinte percurso: método estudo de caso; tipologia quanto aos objetivos – descritiva e exploratória; a natureza da abordagem – quantitativa e qualitativa; tipo de exposição ao objeto investigativo – teórico-empírica; fontes – bibliográfica, documental e eletrônica; universo – colaboradores da UNE/EMBASA; amostra – profissionais de áreas estratégicas da UNE; técnicas de coleta de dados – questionário e entrevista. Os resultados alcançados no estudo de caso revelaram que o município de Ruy Barbosa possui uma capacidade econômico financeira insuficiente para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário e garantir investimentos para o setor num horizonte contratual de 30 anos, à vista disso será necessário o cumprimento de condicionantes e premissas técnicas, caso os recursos investidos não sejam recuperados em eventos presentes no contrato. Constatou-se nos achados empíricos que 100% dos respondentes sinalizam o serviço de esgotamento sanitário como o mais carente de investimento no município e todos expressam saber da existência de um planejamento orçamentário destinado as demandas locais. Além do mais, apontou-se que os serviços prestados pela EMBASA necessitam de aplicações da ordem de R$ 60 a R$ 90 milhões, entretanto, metade dos inquiridos não demonstram conhecer o fluxo entre as receitas e despesas geradas no município. Quanto à contribuição da entrevista, destaca-se que a PPP pode ser uma boa alternativa para a sustentabilidade econômica da empresa, caso o foco continue sendo a universalização e a acessibilidade dos serviços. Por outro lado, o Projeto de Lei n° 3.261, em tramitação, oferece risco às companhias estaduais devido à imposição de licitar, o que abre caminho para as empresas privadas. Conclui-se que os objetivos foram alcançados uma vez que o intento geral se ancorou aos escopos específicos e evidenciou que Ruy Barbosa não gera receita suficiente para custear os serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário, apresentando prejuízo operacional da ordem de R$ 9.435.983 milhões, quiçá custear o fluxo de investimentos projetados referentes a R$ 51.414.661 milhões.
- ItemCooperativismo de crédito: instrumento de desenvolvimento econômico endógeno e equilíbrio social(Universidade do Estado da Bahia, 2018-12-07) Neves, Franciele Bomfim; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosO presente trabalho monográfico objetivou apresentar as contribuições da cooperativa de crédito local para a ascensão econômica da cidade de Itaberaba (BA). Para elucidação da problemática, o percurso metodológico compreendeu: método hipotético dedutivo; no que tange à tipologia quanto aos objetivos teve caráter exploratório, com contornos descritivos; em relação à natureza da abordagem delimitou-se como quantitativa e qualitativa; no tocante à natureza da exposição do objeto, caracterizou-se como teórico-documental; em termos de fontes tiveram como bases pesquisas bibliográficas, documentais e eletrônicas; no que concerne à parte documental, utilizou-se dados estatísticos referentes ao Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), disponibilizados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para fins de comparação com cidades circunvizinhas que não possuem cooperativa de crédito. Enquanto resultados alcançados apurou-se que a localidade onde atua a cooperativa de crédito possui o índice de desenvolvimento humano mais elevado, entre as demais cidades da localidade, portanto, conclui-se que a cooperativa de crédito trouxe benefícios significativos ao longo dos anos ao município de Itaberaba (BA).
- ItemMEI: os principais benefícios proporcionados ao trabalhador para sair da informalidade(2018-12-07) Souza, Carol Fraga de Oliveira; Santos, Luiz Carlos dos; Miranda, Valdir dos Santos; Macedo, Carlos Henrique de; Santos, Luiz Carlos dosEste trabalho é resultado da pesquisa realizada com os microempreendedores individuais de Itaberaba (BA). Teve por fulcro analisar quais foram os principais objetivos que levaram os trabalhadores informais a se tornarem um microempreendedor individual. A metodologia empregada para a elucidação da problemática investigativa teve o seguinte delineamento: método de levantamento ou survey; tipologia quanto aos objetivos do estudo de natureza descritiva; trajetória de suporte dos achados empíricos de cunho qualitativo, com apoio da técnica quantitativa; natureza da exposição do objeto pesquisado de ordem teórico-empírica, tendo como âncoras fontes bibliográficas, documentais e eletrônicas e utilização da técnica de questionários, no que concerne à coleta das informações pertinentes à temática desta produção científica. Os resultados alcançados assinalaram o que se segue: emissão de nota fiscal (40%); benefícios previdenciários (30%); baixa burocracia (10%); e, redução de impostos (15%). Estes foram os principais benefícios que levaram os trabalhadores informais a se tornarem um MEI. Portanto, conclui-se que se tornar um microempreendedor individual é, a princípio, a melhor solução para um trabalhador informal sair da informalidade e dentro da lei, usufruir dos direitos e benefícios que lhes são oferecidos, além de progredir em sua atividade.