Graduação
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Navegando Graduação por Autor "Batista, Karen Heloisa Oliveira"
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- ItemFormação docente: a ludicidade no Projeto Pedagógico de Curso e na prática pedagógica(Universidade do estado da Bahia, 2025-08-05) Silva, Ana Clara Andrade; Batista, Karen Heloisa Oliveira; Reis , Minervina Joseli Espíndola; Reis, Jessyluce Cardoso Canário; Santos, Elzicleia Tavares dosEste Trabalho de Conclusão de Curso tem como objetivo investigar como a ludicidade, o brincar e a criação de jogos pedagógicos são propostos no Projeto Pedagógico do Curso (PPC) curso de licenciatura em Pedagogia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), Departamento de Educação - Campus X (DEDC-X), e de que forma o currículo oficial se desenvolve e se efetiva, ao longo da graduação, nas práticas pedagógicas exercidas nos componentes curriculares. O estudo foi desenvolvido a partir da análise cautelosa do Projeto Pedagógico do Curso (PPC) de 2022 e da Resolução CNE/CP nº 2/2015, que fundamenta legalmente o projeto analisado. A abordagem metodológica adotada foi qualitativa, com ênfase na Análise Documental e na pesquisa participante, considerando as experiências das autoras como discentes da turma 2020.1, diretamente envolvidas no currículo analisado. A pesquisa analisou como as propostas lúdicas previstas nos documentos oficiais são efetivadas na prática pedagógica cotidiana do curso, a partir de um lugar legítimo de fala, sobre como a vivência das práticas pedagógicas dos docentes do curso e o PPC influencia diretamente a trajetória formativa das pesquisadoras. A partir dos resultados das análises, podemos afirmar que o currículo oficial, proposto no PPC, precisa ser constantemente acompanhado por todos os envolvidos no curso, para que as propostas previstas no papel se concretizem na prática de forma coerente e eficaz. A ludicidade não deve ocupar apenas espaço nos documentos institucionais, mas integrar, de fato, o cotidiano das práticas formativas no chão da universidade. A ludicidade desempenha um papel essencial na formação docente e no desenvolvimento integral da criança. Incorporar o brincar e os jogos didáticos à prática pedagógica vai além de uma estratégia metodológica; trata-se de reconhecer que a aprendizagem significativa se constrói em experiências que mobilizam criatividade, interação e reflexão crítica. Ao valorizar a ludicidade na formação inicial, os cursos de Pedagogia contribuem para preparar professores capazes de criar ambientes educativos mais dinâmicos e inclusivos, favorecendo o protagonismo infantil.