Graduação
URI Permanente desta comunidade
Navegar
Navegando Graduação por Autor "Badaró, Ricardo Ribeiro"
Agora exibindo 1 - 1 de 1
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemO papel do professor de educação física na musculação: uma perspectiva dos professores e dos alunos(2012-08-23) Souza, Ariana Lima de Jesus; Santos, Márcia Gabrielle França; Santos, Mauro Cesar Ribeiro dos; Badaró, Ricardo RibeiroO presente estudo tem como objetivo analisar o papel dos professores de educação física na musculação, sob o ponto de vista do próprio profissional e dos alunos. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, no qual foram utilizados dois questionários com perguntas abertas. Um dos questionários conteve 19 questões, direcionado a 15 professores graduados em Educação Física, de ambos os sexos, atuantes na musculação a mais de um ano. O outro conteve 20 questões, direcionado a 30 alunos das academias do município de Guanambi/BA, praticantes de musculação a mais de um ano de forma ininterrupta. A seleção foi feita de forma aleatória e os dados foram coletados pelo método intuitivo. Concluiu-se que a busca pelo “corpo perfeito” prevaleceu dentre os objetivos dos alunos, vendo o professor de musculação apenas como um orientador de exercícios. Os professores entendem que a sua atuação na musculação é como um promotor de saúde que tem compromisso com a integridade física do aluno, ou seja, com a sua saúde e qualidade de vida, entretanto, a forma como seu trabalho atualmente está sendo desenvolvido dificulta uma atuação mais direcionada e individualizada, voltando-se, portanto, apenas à orientação de exercícios. Deste modo, faz-se necessário que seja discutida a valorização do profissional durante a formação acadêmica, debatendo as diretrizes propostas pelos Conselhos, para uma maior compreensão da importância da profissão.