Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC2
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Navegando Licenciatura em Letras - Lingua Inglesa e Literaturas - DEDC2 por Autor "Almeida, Risonete Lima de"
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- ItemAprendizagem da língua inglesa tatuada no corpo: leitura e compreensão dos sentidos das tattoos(2022-11-08) Valverde, Raissa Maria de Santana; Almeida, Risonete Lima de; Moreira, Shirlei Tiara; Barreto Júnior, ManoelEsta pesquisa tem como objetivo compreender como os significados obtidos por tatuadores, tatuados e outros leitores de expressões em português tatuadas no corpo podem favorecer o aprendizado da linguagem. A preocupação científica surge a partir da constatação de uma crescente popularização das tatuagens expressas em língua estrangeira no Brasil e no mundo, que mobilizou as pessoas a aprenderem sobre o uso da língua inglesa na perspectiva do inglês como Lingua Franca, além da leitura convencional e escrevendo. O estudo desencadeia categorias teóricas, tais como: aprendizagem da língua inglesa, tatuagens, leitura e produção de significados e leitura e compreensão em inglês, inclusive serão desenvolvidas em diálogos teóricos com Crystal (2003), Jenkins et al., Rajagopalan (2005), Le Breton (2002, 2006), Wohlrab et al. (2006) e Ferrari (2016), Berger (2016), Koch (2002, 2006 e 2008), (2011), Orlandi (2010), Pérez (2006), Leffa (1996) para interpretação e análise dos elementos inerentes a pesquisa. Trata-se de uma pesquisa de campo, a ser desenvolvida com profissionais e entusiastas da tatuagem, com abordagem qualitativa, inspirada nos pressupostos da Etnopesquisa crítica, de caráter exploratório, em que serão acionados e explorados dispositivos de revisão, leituras e narrativas dialógicas. Especificamente, o estudo busca compreender as motivações que levam as pessoas a se tatuarem com expressões em inglês; analisar os significados das tatuagens em inglês por tatuadores, pessoas tatuadas e vários leitores; destacar e analisar, a partir dos depoimentos dos responsáveis, como as tatuagens podem promover o aprendizado da língua inglesa. Os resultados da pesquisa representam contribuições para os estudos de línguas estrangeiras com impactos nas inovações no processo de ensino-aprendizagem e na formação de professores de línguas.
- ItemClube do livro e letramento literário: a empatia na leitura de obras ficcionais(2022-11-08) Assunção, Wélida Cristina de Souza Muniz; Barreto Júnior, Manoel; Moreira, Shirlei Tiara de Souza; Almeida, Risonete Lima deEste artigo propõe-se a apresentar os resultados de uma pesquisa prática de abordagem quali-quantitativa que busca compreender os efeitos que o compartilhamento da leitura de romances pode gerar na empatia dos leitores no que diz respeito a temáticas como a representação do racismo, da depressão e da violência doméstica. Para a realização da pesquisa foram identificadas as potencialidades das obras para a abordagem dos temas a serem tratados. Uma vez selecionadas, elas foram usadas nas discussões para expandir a temática, tendo como apoio outros tipos de textos tais quais memes, tirinhas e reportagens. Assim, visamos interpretar os dados coletados nos encontros, dando especial atenção à reação dos participantes durante as discussões. Foram três as reuniões do Clube do Livro, duas com alunos do primeiro semestre do curso de Inglês da UNEB Campus II, Alagoinhas, e uma com o Clube do Livro de Alagoinhas. Foram três as obras abordadas, cada uma delas tratando de uma problemática social; O ódio que você semeia (2017), de Angie Thomas fala de racismo, É assim que acaba (2016), de Colleen Hoover trata da violência contra a mulher, e As mil partes do meu coração (2018), de Colleen Hoover aborda a depressão na adolescência. Para a análise e interpretação dos dados usamos como apoio os estudos de Currie (1995); e Goldman (2009) embasando questões de imaginário; Djikic, Oatley e Moldoveanu (2013) e Oatley (2012) que tratam sobre empatia na leitura; e Cosson (2014) que aborda o clube do livro. Oferecendo textos de ficção e não-ficção, pretendeu-se, por meio do letramento literário, que o participante do clube do livro ampliasse a noção do texto ficcional, através de conexões intersubjetivas do que se vive na realidade, sobretudo, pela perspectiva da empatia.
- ItemLeituras e compreensões do gênero textual charge no Ensino Médio: propostas de desenvolvimento de habilidades leitoras nas aulas de inglês(2022-08-25) Santos, Naines Naiara dos; Almeida, Risonete Lima deEssa pesquisa tem como objeto científico leituras e compreensões do gênero charge e apresenta uma proposta para o desenvolvimento de habilidades leitoras visando à formação do leitor crítico nas aulas de língua inglesa. A charge está correlacionada com a estruturação de um conhecimento mais crítico, o que nos levou a questionar qual seria a sua contribuição por meio de estratégias de compreensão leitora para uma turma de ensino básico. Buscamos explorar o referido gênero textual considerando suas funções sociais e potencial para o desenvolvimento de habilidades leitoras, para tanto, utilizamos bases metodológicas convergentes com a abordagem qualitativa por meio de uma pesquisa bibliográfico-documental propositiva. O enfoque bibliográfico exploratório mapeou alguns artigos, monografias, dissertações e teses na busca por conhecimentos relativos às funções e relevância do gênero textual charge e da habilidade leitora, analisando resultados de pesquisas que se concentraram em estudos sobre a potencialidade da charge de provocar no leitor reflexões críticas. Realizamos, também, produção de informações a partir de considerações apresentadas pela Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2018). No que se refere ao referencial teórico, recorremos aos estudos de Kleiman (2008) com compreensões sobre práticas de leitura; Marcuschi (2008), que discute a diversidade de gêneros textuais; Leffa (1996), por contextualizar o ensino-aprendizagem de língua inglesa; Freire (1996), (2011), que traz a abordagem do leitor crítico; Menezes (2019), Silva (2011) e Dantas (2021), com o enfoque sobre leitura crítica de charges. Os resultados científicos mostram caminhos para se construir possibilidades de provocar o estudante de inglês a se constituir um leitor crítico da realidade que lhe é apresentada.