Licenciatura em Pedagogia - DCH3
URI Permanente para esta coleção
Navegar
Navegando Licenciatura em Pedagogia - DCH3 por Autor "Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos"
Agora exibindo 1 - 2 de 2
Resultados por página
Opções de Ordenação
- ItemAs dificuldades de migração/deslocamento dos estudantes da zona rural à urbana(2021-07-12) Santos, Andreia Ivaneide dos; Silva, Laura Monique Pereira da; Martins, Adeílda; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Lima, Aurilene RodriguesVivemos em uma sociedade capitalista cada vez mais competitiva, os jovens buscam na formação acadêmica qualificar-se profissionalmente para atender a grande demanda no mercado de trabalho. Nessa perspectiva, investir em uma estruturação educacional apresenta-se como forma de estabilizar se economicamente. Dessarte, o cenário de competitividade entre os indivíduos faz com que os jovens do campo busca uma vida melhor e a educação de qualidade surge como um dos pilares para evoluir socialmente. Essa lógica de desenvolvimento capitalista tem contribuído para o processo de migração de jovens do campo para a cidade. Nessa perspectiva, de qualificação profissional, jovens do campo tem enfrentado grandes desafios na sua trajetória educacional para ter acesso a uma educação de qualidade. Principalmente pelo difícil acesso de locomoção do campo para a cidade. A migração dos alunos do meio rural para os centros urbanos, com a finalidade de melhorar de vida e buscar melhores estudos, é algo comum nos dias de hoje. Levando em consideração os fatos acima e experiências pessoais dos sujeitos da pesquisa, iremos buscar analisar as dificuldades presente no processo de transição dos estudantes residentes da zona rural que migram para as instituições de ensino localizadas na zona urbana de Juazeiro-Ba, além de buscar trazer possíveis soluções para os problemas encontrados.
- ItemEfeitos do projeto "enturmação" na Educação de Jovens e adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz(2022-12-28) Araujo, Sidinei Honorato Santos de; Oliveira, Wesley Jamay Matias de; Lima, Aurilene Rodrigues; Amorim, Eliã Simeia Martins dos Santos; Guedes, Neuma de SáO presente trabalho de conclusão de curso (TCC) tem como objetivo verificar quais os efeitos do projeto "Enturmação" na Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal Argemiro José da Cruz, localizada na Cidade de Juazeiro– BA. Sendo este um Projeto com intuito de sanar o déficit de aprendizagem onde a Escola teve que aprovar automaticamente seus alunos, nos anos de 2020 e 2021, correspondentes ao período da Pandemia da Covid-19. Seguindo a orientação do Ministério da Educação (MEC) que aprovasse os alunos independentemente do seu desenvolvimento, sua aprendizagem e contexto. A pesquisa tem a abordagem qualitativa exploratória, por meio de uma pesquisa bibliográfica e de campo, assim como a construção de um podcast como produto midiático, realizado com as alunas da Escola Mul. Argemiro José da Cruz, com a professora alfabetizadora e a Coordenadora pedagógica, produto esse que surge com o intuito de evidenciar os impactos e desafios que foram identificados pela escola e soluções para as problemáticas encontradas. Com a elaboração do posdcast teve-se a oportunidade de poder ver e sentir de perto, do quanto foi satisfatório o projeto ENTURMAÇÃO, tendo em vista que, trouxe a oportunidade de os alunos poderem expressar os problemas, desafios e angustias em relação a suas dificuldades que enfrentaram durante o percurso da aprendizagem, dando voz e ouvidos a eles que se sentiam excluídos. Dessa forma podemos avaliar que o projeto ENTURMAÇÃO obteve êxito, pois, no início do ano de 2022 os alunos, que foram diagnosticados com desníveis de aprendizagem e classificados conforme suas similaridades, tiveram uma melhora significativa, já no segundo semestre letivo, principalmente os que eram pré-silábicos e silábicos com valor, terminando o semestre já lendo e escrevendo.