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Navegando Pós-Graduação por Autor "Amorim, Rosymarilethe Ribeiro da Silva"
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- ItemO programa mais educação nas escolas municipais professora Laurita Coelho Leda Ferreira e José Cícero de Amorim em Petrolina-PE no período de 2010 a 2015(UNEB, 2017) Amorim, Rosymarilethe Ribeiro da Silva; Rodrigues, José Roberto Gomes; Vieira, Josenilton Nunes; Almeida, Silvia Maria Leite deInvestigar o Programa Mais Educação (PMEd) na perspectiva da Educação Integral foi o que propomos nesta produção textual. A presente dissertação tem como objetivo geral compreender o Programa Mais Educação em duas escolas nos espaços urbanos e rurais e sua relevância sociocultural. Nessa perspectiva, a questão norteadora desse percurso investigativo foi elaborada da seguinte maneira: Como a proposta do PMEd tem sido implementada nas escolas e sua relevância sociocultural? Metodologicamente, a proposta foi embasada em uma abordagem qualitativa, com amostragem não probabilística, intencional. Além disso, caracterizou-se como um estudo de caso de caráter descritivo, em que recorremos, como técnica de construção e produção dos dados, a duas análises distintas, a saber: à análise de documentos, relacionados ao PMEd e à análise de conteúdo, para as entrevistas semiestruturadas direcionadas aos docentes do Ensino Fundamental, ao coordenador do Programa na Secretaria de Educação do município, aos coordenadores pedagógicos, gestores, professores comunitários e monitores voluntários que trabalharam no referido programa, bem como, pais e alunos participantes do PMEd em duas escolas da Rede Municipal de Ensino de Petrolina, uma localizada no espaço urbano e a outra localizada no espaço rural. Realizamos a pesquisa bibliográfica, com um estudo a partir das teses e dissertações, dialogando também sobre o PMEd, os conceitos de Educação Integral, Educação em tempo Integral e Integrada, as vertentes direcionadas à Educação Integral e o pensamento educacional nos diferentes períodos históricos, os caminhos percorridos até a implementação do PMEd e seus fundamentos legais, a discussão sobre política pública de Estado, as proposições e mudanças ocorridas no programa durante o seu percurso e a busca de uma prática curricular construtora da valorização das identidades e da história sociocultural dos atores participantes do Programa. Para desenvolver a nossa argumentação sobre o PMEd na perspectiva da Educação Integral destacamos as concepções de Anísio Teixeira, por considerarmos um grande mentor da Educação Integral no Brasil, entre outros autores. Como categoria de análises emergiram: à infraestrutura, à contextualização e valorização da cultura e saberes locais, as atividades complementares, o processo de ensino e aprendizagem e a articulação do turno com o contraturno. Entre as nossas conclusões, entendemos que o PMEd não acontecia com a devida infraestrutura que necessitava para a execução das atividades, além disso, a articulação dos professores do turno regular com os agentes do Programa precisa ser consolidada, bem como é preciso haver mais formações sobre o Programa. Compreendemos também que o ensino contextualizado com a cultura e os saberes locais fez parte das atividades, porém, com pouca ênfase. No entanto, o Programa favoreceu uma melhora no processo de ensino e aprendizagem dos alunos. Enfim, nosso propósito com esta pesquisa é provocar um olhar reflexivo acerca da proposta do Programa, favorecendo a discussão e possíveis mudanças sobre o tema em questão e incentivar outros pesquisadores a investigarem temas relacionados à Educação Integral que é a perspectiva do PMEd.