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Navegando Pós-Graduação por Autor "Alves, Tatiane Lemos"
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- ItemBiblioteca escolar e letramento no contexto do semiárido: uma análise a partir das políticas públicas em escolas de Juazeiro-BA(UNEB, 2017) Alves, Tatiane Lemos; Santos, Cosme Batista dos; Paiva, Carla Conceição da Silva; Barreira, Maria Isabel de Jesus SousaNo processo educativo, a leitura tem grande relevância no empoderamento dos indivíduos, pois esse é um dos investimentos mais eficientes para melhorar a qualidade de vida em sociedade. Diante disso, a biblioteca escolar tem um importante papel, principalmente apoiando o currículo, promovendo a aprendizagem e oportunizando a democratização cultural, através do acesso ao mundo da leitura. Essas reflexões são bastante pertinentes em se tratando de Semiárido Brasileiro, pela possibilidade desta biblioteca poder ser instrumento de uma educação com mais pluralidade que considera os valores, concepções e potencialidades desse contexto. Sendo assim, a presente pesquisa busca investigar o papel da biblioteca na formação dos leitores em escolas públicas da cidade de Juazeiro-BA. Para tanto, o estudo objetivou analisar a participação da biblioteca da escola na formação dos leitores. Especificamente, mapeou as produções cientificas, estabelecendo o estado da arte sobre biblioteca escolar, nos artigos, dissertações e teses no período de 2010 a 2015; traçou o perfil dos usuários das bibliotecas escolares; identificou as ráticas desenvolvidas no ambiente das bibliotecas; além de verificar se existia articulação das práticas de leitura desenvolvidas pelos professores com a biblioteca. A metodologia de investigação apoiou-se no estudo de caso (YIN, 2010), seguindo uma abordagem quali-quantitativa, visto que nos preocupamos em compreender as várias faces que envolvem um fenômeno social. Os instrumentos que foram utilizados para construção dos dados são a observação participante, a entrevista e a análise documental. Para constituição do lócus de pesquisa, foi realizado um levantamento de caráter exploratório nas escolas e extensões da Rede Estadual de Ensino da cidade de Juazeiro-BA, identificando quais possuíam biblioteca, em seguida foram selecionadas as escolas que estavam em pleno funcionamento, com espaço específico para as atividades da biblioteca, com funcionário encarregado e que estivesse dentro do perímetro territorial preestabelecido. Em seguida concentramos a investigação nas duas bibliotecas que atendiam a todos os critérios preestabelecidos, sendo realizado no Colégio Estadual Artur Oliveira da Silva e na Escola Mandacaru. Obtivemos como resultados informações que possibilitaram conhecer o perfil dos usuários reais para indicar como melhor atender as necessidades informacionais desses indivíduos, averiguamos que as práticas desenvolvidas na biblioteca podem ser divididas em três grandes eixos, a leitura, a utilização dos serviços oferecidos pelo setor e outras atividades demandadas pelos usuários. E por fim detectamos a existência da articulação das práticas de leitura desenvolvidas pelos professores entrevistados. Consideramos que a biblioteca escolar, apesar das dificuldades encontradas, tem papel importante para a formação dos leitores nas escolas e na comunidade externa, contudo ainda tem algumas lacunas que precisam ser sanadas para potencializar e multiplicar as iniciativas positivas visando melhor atender a comunidade escolar e formar leitores críticos e autônomos.